Atendimentos

Teleatendimento HU-UFMA tem atividades encerradas

Com o objetivo de levar orientações para a população sobre os sintomas da Covid-19, bem com informações atualizadas sobre o cenário da Saúde Pública na capital, sem o usuário sair de casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Equipe que trabalhava no Teleatendimento HU-UFMA, ação que foi iniciada no dia 29 de abril
Equipe que trabalhava no Teleatendimento HU-UFMA, ação que foi iniciada no dia 29 de abril (HU-UFMA)

São Luís - O Serviço de Teleatendimento do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerrou suas atividades na última sexta-feira (5), com uma marca de 2220 atendimentos, sendo que desses só 326 pessoas foram encaminhadas para as UPAs. Tal registro representa o grande êxito dessa parceria que foi iniciada em 29 de abril. Na manhã desta segunda-feira (8), foi realizado o encerramento oficial com a presença da superintendente Joyce Santos Lages, do secretário de saúde de São Luís, Lula Fylho e demais envolvidos no projeto.

Com o objetivo de levar orientações seguras para a população sobre os sintomas da Covid-19, bem com informações atualizadas sobre o cenário da Saúde Pública na capital de São Luís, sem que o usuário necessitasse sair de casa, 30 alunos do curso de Medicina da UFMA fizeram parte voluntariamente dessa iniciativa tirando as dúvidas dos usuários.

A acadêmica do décimo primeiro período do Campus de Pinheiro, Amanda Simões, que está fazendo o internato no HU-UFMA foi uma das voluntárias. Ela destacou em seu depoimento a importância em participar de maneira significativa desse momento em que todos anseiam por informações “ Quero disponibilizar para a sociedade o que aprendi ao longo desses anos. Acho incrível que essa parceria tenha sido estabelecida, com um olhar voltado para a necessidade da população. Como estudante tive muito ganhos, tanto de aprendizado como a satisfação de poder ouvir ao fim de cada ligação “um muito obrigado, estou me sentindo muito melhor. ” Cada um que ligava e ouvia nossos direcionamentos se tornavam também multiplicadores para sua família, amigos, para que a informação pulverizasse. Foi uma satisfação imensa poder participar de tudo isso”.

Cada membro da equipe foi devidamente treinado para prestarem a assistência e foram coordenados por médicos da Semus e do Hospital Universitário da UFMA, com o intuito de diminuir a demanda de pessoas nos hospitais e fazer com que dúvidas sobre diagnóstico, cuidados básicos, isolamento e tratamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.