Beleza

Mitos e verdades sobre como minimizar as olheiras

Chá de camomila funciona? E cremes que corrigem a profundidade? confira como minimizar essa questão estética

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Olheiras: saiba como minimizar o problema
Olheiras: saiba como minimizar o problema (Olheira)

SÃO PAULO- Aquelas manchas ao redor dos olhos não só trazem desconforto, mas as olheiras resultam em baixa autoestima por conta do aspecto envelhecido que confere à pele. "Elas são manchas que acontecem por três motivos: vasculares, que são arroxeadas, e surgem por conta dos vasos sanguíneos na região ou por noites mal dormidas. As pigmentares, em tom marrom, que é o acúmulo de melanina na região. E as olheiras profundas que são mais genéticas, pelo formato do rosto, já que a região é mais funda", explica a cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Karina Gilio. Alguns tratamentos podem ser realizados em casa e outros, só em consultório.

Confira os mitos e verdades.

Dormir bem, evitar o consumo em excesso de açúcar e álcool, e abandonar o cigarro ajudam a minimizar as olheiras.
Verdade. São hábitos que você pode adotar já! Vale lembrar de aplicar filtro solar na região e usar óculos escuros quando estiver no sol, já que a radiação ultravioleta pode causar aumento da pigmentação.

Rolo de jade, chá de camomila, rodela de pepino e colher, tudo o que for gelado funciona.
Verdade. Tudo o que é gelado faz uma vasoconstrição no local, amenizando momentaneamente a aparência das olheiras. Mas nada de colocar o gelo em contato direto com a pele, pois vai deixar o local avermelhado e até queimá-la.

Cremes corrigem a profundidade.
Mito. O que corrige a profundidade é a aplicação do ácido hialurônico em seringa e no consultório. Os resultados são visíveis logo após a aplicação e duram cerca de um ano e meio.

Ácidos ajudam a clarear a pele
Verdade. Os ácidos agem para evitar o aparecimento de pigmentos na região, clarear e desinchar bolsas. Ativos, como o coffeeskin, um derivado da cafeína, ajuda na circulação. Para clarear, vale a vitamina C e o ácido kójico.

Máscara facial funciona.
Em partes. Só funciona se for combinada com ionização ou microcorrentes, ou seja, uma corrente de baixa frequência que facilita a permeação de ativos cosméticos e a drenagem.

Existe uma forma correta de aplicar o creme.
Verdade.
Comece com movimentos circulares suaves, de fora para dentro, estimulando o sistema linfático, ativando a circulação, melhorando as olheiras e o aspecto de cansaço da região dos olhos. A maneira com que aplica o creme faz toda diferença na sua ação, pois potencializa os efeitos dos princípios ativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.