Estado Maior

E a linha só cresce...

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

O que mais te tem usado como referência para a suposta redução do número de contaminados na Ilha de São Luís é o lockdown, medida que foi adaptada no Maranhão, para tentar ampliar o distanciamento social que é muito difícil no estado. Mas ainda não há estudos certos e precisos que mostrem os efeitos práticos da medida determinada pelo Poder Judiciário.

O fato é que ainda não existe a clareza necessária para afirmar que o bloqueio total tenha sido o responsável pela redução do número de contaminados na Região Metropolitana. Mas, se na capital e nos três municípios vizinhos houve freio na contaminação - ainda sem dados precisos sobre testagens - no interior do estado o crescimento é visto em dois milhares a cada dia.

Já são mais de 40 mil infectados pela Covid-19 no Maranhão. Mais de mil mortos. Os números deixam o estado na posição sétima no incômodo ranking de contaminados por estados.

O Maranhão está à frente de outros estados que têm mais habitantes, como a Bahia. Mais pessoas que os estados do Sul do país.

Por enquanto, oficialmente, medidas sanitárias para reduzir a contaminação estão delegadas aos prefeitos. O Palácio dos Leões segue anunciando o aumento de leitos em hospitais. Só que imagens – em um mundo em que as redes sociais são um canal de comunicação – mostram que os leitos da capital estão sendo necessários como antes, só que em quantidade mais elevada.


Equação

A equação política é clara diante a pandemia do novo coronavírus no Maranhão. O governador Flávio Dino (PCdoB) não quer mais desgastes com medidas para obrigar a população a ficar em casa.

Os prefeitos estão em ano eleitoral e aguardam que o governo estadual possar fazer algo menos popular, para não deixar “manchas” a serem abordadas na campanha.

Com todo esse interesse político-eleitoral, a pandemia no interior do Maranhão vai seguindo e a contaminação aumenta de dois milhares a cada 24 horas.

Reforçando

Depois de notícias na coluna mostrando a movimentação do PT para as eleições de São Luís, o deputado estadual Zé Inácio decidiu se apresentar de novo.

Em documento, o parlamentar se diz favorável à candidatura própria e coloca o seu nome como possibilidade para disputar o Palácio La Ravardière.

O problema de Inácio é que ele precisaria unir suas bases petistas na capital e ainda atender às necessidades do jogo da direção nacional petista.

Nacional decide

Mas a verdade é que o PT de São Luís aguarda uma posição definitiva da direção nacional sobre o quadro em São Luís.

O que mais pesa para os petistas da nacional é abrir espaço em capitais para o PSB, devido ao problema existente em Recife com a candidatura do PT.

A capital maranhense seria uma compensação – não tão garantida e grande – para a ruptura em Pernambuco.

Mal-estar

Há um evidente mal-estar entre os “Lulas” que são os gestores da saúde no Maranhão e em São Luís.

Suas necessidades são atreladas desde sempre e agora, em tempo de pandemia, a união ficou mais necessária.

O problema é que gestores pensam em números e na equação da pandemia pela Covid-19, é São Luís que sofre o desgaste de gestão e político.

Trabalho

Em cumprimento ao isolamento social como medida de contenção à Covid-19, os Centros de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cejuscs) têm realizado sessões virtuais de conciliação.

No período de 18 de março até esta quinta-feira, 4 de junho, o 1º Cejusc de São Luís (instalado no Fórum do Calhau) já realizou 40 audiências de conciliação.

Desse total, 39 que resultaram em 36 acordos entre as partes, ou seja, com 90% de êxito. E destes, 28 foram demandas pré-processuais, oito processuais e quatro aberturas de laudos conclusivos de exames de DNA.

De olho

1.680 leitos exclusivos para tratamento de pessoas com Covid-19 são o total para todo o Maranhão desde o início da pandemia pelo novo cornavírus.

Promulgação

Foi quase uma novela a oficialização da lei que obriga a suspensão do pagamento do empréstimo consignado de servidores públicos e trabalhadores das empresas privadas.

Ontem, a Assembleia Legislativa promulgou o projeto de lei n° 11274 de autoria dos deputados Adriano Sarney (PV) e Helena Duailibe (SD), que institui a suspensão dos empréstimos consignados.

A decisão do Legislativo estadual se deu pelo fim do prazo de manifestação do governador Flávio Dino, que não sancionou ou vetou a proposta.

E mais

- A lei estabelece suspensão por 90 dias do desconto salarial das parcelas de empréstimos consignados em folha de pagamento de aposentados, servidores públicos e empregados da iniciativa privada.

- O senador Roberto Rocha (PSDB) já comemora o resultado de suas denúncias e aponta ações do governo estadual para reabrir ou, simplesmente, abrir os hospitais fechados no interior do estado.

- Que tanto a gestão estadual quanto o próprio senador tucano encare a situação como feitos para o bem comum. Que o uso político seja para outro momento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.