Violência

Média de cinco casos de feminicídio por mês este ano no Maranhão

Segundo dados do Monitor da Violência, estado registrou 24 casos deste tipo de crime em 2020; nesta terça, uma idosa foi assassinada pelo vizinho em São Luís

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
No ano passado, 51 assassinatos foram caracterizados como feminicídio no estado do Maranhão
No ano passado, 51 assassinatos foram caracterizados como feminicídio no estado do Maranhão (Feminicídio)

Números elevados. Um total de 24 feminicídios já ocorreram somente este ano no estado e tendo uma média de cinco casos por mês. Os dados do Monitor da Violência, que é produzido pelo G1 em parceria com a USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que 102 mulheres foram assassinadas a tiros ou por arma branca durante o ano passado no Maranhão e, entre os casos, 51 foram caracterizados como feminicídio.

A polícia ainda no período da tarde de quarta-feira, 27, não tinha conseguido efetuar a prisão de um homem, nome não revelado, acusado de ter assassinado a sua vizinha, Joana Maria Diniz, de 66 anos. O delegado Leonardo Carvalho, da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHHP), informou que a vítima residia sozinha em uma residência, localizada no Residencial Recanto dos Signos, área da Cidade Operária.

O acusado frequentemente realizava serviços na casa da vítima, principalmente, pequenos consertos e em troca recebia dinheiro. Ainda de acordo com o delegado, na manhã do último dia 26, o criminoso, provavelmente, teve um surto psicótico e chegou a brigar com a própria irmã, nome não revelado, logo após, conseguiu pular para o quintal da casa da idosa.

Ele ao encontrar Joana Maria sozinha acabou cometendo o crime. O delegado contou que a vítima somente foi encontrada morta durante o período da noite de terça-feira, 26, pelos vizinhos. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) constataram que a idosa foi morta por estrangulamento e ainda havia um pano no pescoço dela.

A casa da vítima estava bagunçada e havia quatro celulares danificados sem os chips e, de acordo com o delegado, não foi levado nenhum objeto de valor. Já, na residência do acusado, a polícia encontrou símbolos referentes a satanismo. “O acusado ainda não foi preso e existe a possibilidade de envolvimento com satanismo”, declarou o delegado.

Mais assassinatos

Ocorreram mais dois assassinatos durante o período da noite de terça-feira, 26, na Grande Ilha, e uma das vítimas foi identificada como Eduardo Henrique Maramaldo, de 24 anos. O delegado George Marques, da SHPP, disse que Eduardo Henrique em companhia de três criminosos estavam em um veículo cometendo assaltos na cidade.

Um dos alvos foi uma lanchonete, localizada no Barramar, área do Calhau. Neste ponto, uma das vítimas, que é um policial militar, reagiu ao assalto e Eduardo Henrique acabou sendo baleado. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foram acionados, mas, quando chegaram ao local a vítima já estava sem vida. Enquanto, os outros criminosos tomaram rumo ignorado.

Ainda de acordo com o delegado, em poder do assaltante, a polícia encontrou uma arma de fogo e vários produtos provenientes de roubo. Logo após o ato, o policial militar se apresentou no Plantão de Polícia Civil das Cajazeiras, no Centro, onde foi ouvido e, logo após, liberado.

No decorrer desta semana, as imagens das câmeras de vídeo do local do crime serão analisadas pelos peritos do Icrim e outras testemunhas serão ouvidas na sede da SHPP, na Avenida Beira-Mar. “Ficou bem claro que Eduardo estava praticando assaltos em companhia de outros criminosos na cidade e utilizavam um veículo”, frisou o delegado.

Na Vila Cafeteira, em São José de Ribamar, foi executado Fredson Alan Serra Abreu, de 24 anos. A polícia informou que a vítima foi alvejada na cabeça em plena via pública e morreu ainda no local. Duas pessoas participaram desse crime e fugiram em uma motocicleta, de marca e placa não identificadas. A Polícia Civil está investigando o caso e possui trinta dias para encaminhar o inquérito policial ao Poder Judiciário.

Saiba mais

O cobrador de uma empresa de transporte, Francinaldo de Jesus Ribeiro Vieira, de 34 anos, foi encontrado morto ontem em um igarapé, localizado na cidade de Cajapió. Ele tinha desaparecido quando estava pescando em companhia do seu cunhado, Franci Wesley, de 30 anos. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Número

24 feminicídios já ocorreram durante este ano no estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.