Luto

José Maria Cabral Marques deixa legado nas áreas cultural e do direito

José Maria Cabral Marques deixa legado nas áreas cultural e do direito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
José Maria Cabral Marques faleceu nessa quarta-feira (28), aos 91 anos
José Maria Cabral Marques faleceu nessa quarta-feira (28), aos 91 anos (cabral marques)

São Luís - O ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro da Academia Maranhense de Letras (AML), José Maria Cabral Marques faleceu nessa quarta-feira (28), aos 91 anos.

José Maria Cabral Marques nasceu em São Luís, a 17 de setembro de 1929. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís e em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da antiga Universidade do Maranhão. Doutorou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Recife e fez mestrado em Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa.

Cabral Marques foi, por concurso, escriturário do Instituto dos Industriários, promotor público e juiz de direito no Maranhão, professor de Introdução à Ciência do Direito, Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão e reitor daquela instituição no período de 1979 a 1988. Na Academia Maranhense de Letras ocupava a cadeira número 38.

Exerceu ainda cargos públicos de Secretário de Estado da Administração; da Fazenda (interino); da Educação e Cultura; do Trabalho e Ação Social. Trabalhou ainda no Estado do Amazonas como Secretário da Educação e Cultura; Presidente da Fundação Educacional do Amazonas; Presidente da Fundação Cultural do Amazonas; Presidente da Fundação Televisão Educativa do Amazonas.

No setor privado, ele foi Diretor-geral do Departamento Regional do Sesc e do Senac, no Maranhão; diretor-geral da Associação Brasileira de Teleducação, Rio de Janeiro. Além de professor universitário, Cabral, sempre muito atuante, também foi diretor interino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reitor da Universidade do Maranhão (católica); vice-reitor da Universidade do Maranhão (católica); vice-diretor-geral, cumulativo com o exercício do cargo de diretor-geral das Faculdades Integradas (Ceuma); primeiro reitor do Centro de Ensino Universitário do Maranhão (Uniceuma - 2000); e diretor-geral da Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI), Caxias (MA).

Atuou ainda como Presidente (interino), vice-presidente e membro do Diretório Executivo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Brasília. No exterior, ele foi 1º vice-presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Lisboa; membro do Conselho Consultivo e presidente interino para o Brasil da Organização Universitária Interamericana, Québec; presidente, interino, do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Reitores de Universidade, Guadalajara, México; vice-presidente para o Brasil e membro do Conselho Assessor da Presidência do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social, Little Rock, Estados Unidos; e 1º vice-presidente da AULP, Lisboa. Recebeu, ainda, diversas medalhas e títulos honoríficos tanto no Brasil quanto no Exterior, em países como Estados Unidos, França, Portugal, Alemanha e México.

Nota de pesar José Sarney

"É com profundo pesar que tomo conhecimento da morte de meu querido amigo José Maria Cabral Marques. Fomos companheiros desde o Liceu Maranhense, há mais de setenta anos. Junto lutamos pela transformação do Maranhão, com identidade de ideias e visão dos problemas de nosso Estado.

Quando, em 1966, assumi o Governo do Maranhão, o nome de Cabral foi um dos mais importantes de minha equipe. Com sólida formação acadêmica, ele tinha autoridade para comandar a verdadeira revolução que aqui implantamos, com a mensagem de “uma escola por dia, um ginásio por mês e uma faculdade por ano”. Estes objetivo alcançamos e superamos.

Secretário da Educação, conduziu o projeto João de Barro, em que Estado, Município e Comunidade colaboravam para criar, com modéstia de meios, mas contribuição de todos e visão do futuro, uma rede de educação básica que cobria todo o Maranhão. Ele liderou também a implantação do CEMA – Centro Maranhense de Televisão Educativa, primeira do gênero no Brasil.

Estas experiências trouxeram, além do ensino propriamente dito, uma ampla interação com as comunidades, que participavam da responsabilidade de educar, essencial para que a educação não fique apenas na sala de aula, mas envolva as famílias.

Cabral foi depois Reitor da Universidade Federal do Maranhão, que consolidou, e várias vezes secretário de Estado, aqui e no Amazonas, onde também implantou uma TV Educativa. Reconhecido no Brasil e no exterior como um de nossos maiores educadores, não só um dos maiores da História do Maranhão, mas em dimensão nacional, Cabral teve inúmeras responsabilidades como administrador e professor. Assim, foi o nome decisivo na criação da CEUMA, que ajudou a consolidar como a principal instituição de ensino privado do Maranhão.

Cabral e eu tivemos uma amizade muito forte, que passou para nossos filhos. Ele foi sempre um ponto de referência com seu conhecimento, sua cultura, sua correção. Tive a alegria de que se tornasse meu colega na Academia Maranhense de Letras. Mas, maior ainda, foi a certeza de que estávamos sempre unidos no sonho de um Maranhão baseado na formação de nossos quadros, na valorização da Cultura como a grande força de nossa terra.

Sinto-me, hoje, atingindo profundamente por seu falecimento. Perde o Maranhão, perde o Brasil um de seus grandes educadores. Mas perco eu um de meus maiores amigos e companheiros. Compartilho o sentimento de toda sua família, a que me sinto integrado pela longa fraternidade."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.