Estado Maior

Só a consciência?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Parte do comércio foi reaberto, conforme estava previsto em decreto do governador Flávio Dino (PCdoB). Em São Luís, na Rua Grande – local do maior comércio da capital – houve aglomeração. E este cenário vem depois de um fim de semana que
trouxe aumento de casos confirmados de contaminados pela Covid-19. Aumento na Ilha de São Luís e números recordes no
interior do Maranhão.

Em Imperatriz e outras 212 cidades do continente, no estado, foram registrados mais de 1,1 mil novos casos em 24 horas - de
sexta-feira, 22, para sábado, 23. Número parecido foi anotado no fim da noite de domingo também.

Sobre esse salto galopante de casos no Maranhão, nem o governador e nem o secretário de Saúde, Carlos Lula, comentaram.
O primeiro preferiu opinar sobre a crise institucional que ocorre – mais uma vez – em Brasília. O segundo decidiu comemorar o número de recuperados da doença.

Ações para tentar reduzir a contaminação no estado? Não foram anunciadas até o fechamento desta coluna.

A única manifestação em redes sociais de Flávio Dino relacionada à Covid-19 foi o pedido de consciência para a população sobre a volta do funcionamento de parte do comércio.

Por enquanto, a população do interior do estado terá de aguardar ações dos prefeitos, que em ano eleitoral, aguardam a mão firme do
Estado. Mas, este último, desde abril, já lavou as mãos.

Resta, realmente, ao maranhense, somente a sua consciência. A consciência para se proteger e para proteger o próximo.

Diferente
Em artigo publicado na Folha de São Paulo, o governador Flávio Dino fez um bonito discurso sobre a valorização da vida.

Segundo o gestor, é o valor da vida que tem permitido os governadores a fazerem uma frente ampla – sem olhar se é esquerda ou direita – contra o novo coronavírus.

O problema é que o discurso do governador à mídia nacional não combina muito com o que faz, na prática, o chefe do Executivo do Maranhão.

Por água abaixo
Os dados expostos no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que os gráficos feitos para atestar o “sucesso do lockdown” não conseguiram se sustentar.

Bastou a retomada das testagens, e mais contaminados na Ilha de São Luís passaram a ser registrados.

É preciso que a gestão estadual mostre dados de estudos (caso existam) para que a sonhada consciência do maranhense possa ser tocada realmente.

Teorias
E diante dos números crescentes de casos no interior do Maranhão, cresce também as “teorias” sobre as causas da situação.

Uma delas foi do senador Roberto Rocha (PSDB), que apontou o lockdown como o motivo principal para o aumento da contaminação
do novo coronavírus no interior.

Pela ótica do tucano, com a decretação do lockdown na Ilha de São Luís, muitas pessoas “fugiram” para o continente para evitar as regras rígidas.

Sem explicação
Ainda de acordo com Roberto Rocha, esta fuga das pessoas da ilha de São Luís se deu porque não houve uma preparação para a implantação do lockdown.

Para que as regras de isolamento fossem mais rígidas, Rocha disse que era necessário explicar a população do que se tratava a medida excepcional.

“A grande maioria da população nem sabia o que era isso direito”, argumentou o senador do PSDB.

Em xeque
O deputado estadual Roberto Costa (MDB) conseguiu a aprovação de requerimento para que o secretário de Indústria e Comércio do
Maranhão, Simplício Araújo, dê explicações à Assembleia Legislativa.

O emedebista coloca em xeque dois contratos da Seinc para a “prestação de serviços e manutenção preventiva, corretiva e pequenos serviços nos Parques Empresariais e Distritos Industriais no Estado do Maranhão”.

Para o trabalho, foram contratadas duas empresas no valor de R$ 7,3 milhões. Costa quer detalhamentos de tais contratos.

DE OLHO

22h tem sido O HORÁRIO, em média, de divulgação do boletim da SES do Maranhão sobre os dados da Covid-19. Por
isso, os números do estado aparecem sempre defasados nos relatórios do Ministério da Saúde.

Cobrança
O governador Flávio Dino questionou a permanência no cargo do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O motivo do questionamento é a fala do ministro em reunião do presidente com membros do seu primeiro escalão.

Weintraub fez uma fala ofendendo os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), propondo cadeia aos magistrados.

E MAIS

• Restou dúvidas sobre os motivos que levaram o senador Weverton Rocha (PDT) a divulgar um exame de Covid-19 sem nunca ter sido colocado como suspeito de ter o vírus.

• Rocha usou as redes sociais para dizer que testou negativo para o novo coronavírus. Sendo que esta não é a primeira vez que o pedetista faz o exame.

• Deputados estaduais tornaram lei a contratação de médicos no programa Mais Médicos. São 106 profissionais que estão no Maranhão por meio de Medida Provisória do governador Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.