Cerco

Pandemia: ações dos bombeiros foram intensificadas no estado

Uma das atividades desenvolvidas, foram as operações Descontaminação e Distância Segura, com o objetivo de evitar a proliferação da Covid-19, novo coronavírus

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Além de outras ações, bombeiros têm organizado filas na Caixa
Além de outras ações, bombeiros têm organizado filas na Caixa (bombeiros caixa pandemia auxilio)

São Luís - Os bombeiros militares intensificaram as operações Descontaminação e Distância Segura tanto na Grande Ilha como no interior do estado, como uma das formas de evitar a proliferação da Covid-19. A cúpula dessa corporação militar informou que nas 22 cidades maranhenses, que decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que causaram alagamentos, não há mais desabrigados ou desalojados, inclusive, nos municípios de Imperatriz, Trizidela do Vale e Pedreiras, onde mais de 10 mil pessoas foram afetadas.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Célio Roberto, declarou que os homens da corporação, no momento, atuam na missão de evitar aglomerações de pessoas e desenvolvendo ações de cunho preventivo. Nestas últimas semanas, os bombeiros realizaram a operação de Descontaminação, que teve como alvos lugares públicos e privados de uso coletivo.

Ainda segundo o coronel, no decorrer deste trabalho é utilizada uma solução de hipoclorito de sódio na concentração de 1%, conforme dita, em nota técnica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e empregadas algumas viaturas e bombas costais de pulverização, contendo a solução de água e hipoclorito de sódio. Os bombeiros para participarem dessa incursão utilizam macacões e outros EPI’s com o objetivo de evitar qualquer tipo de contaminação.

Na última semana, de acordo com o coronel, além de bairros da capital maranhense, a operação foi realizada nas cidades de Imperatriz, Caxias, Açailândia, Trizidela do Vale, Carolina e Codó. “Estamos passando por um momento difícil e para evitar a proliferação desse vírus, então, esse trabalho também vai ser empregado nas outras cidades do interior do estado”, comentou o coronel.

Distanciamento
Outra ação que está sendo desenvolvida pelos bombeiros militares, em parceria com os bombeiros civis, é a operação Distância Segura. Célio Roberto informou que esse trabalho vem sendo realizado desde o dia primeiro deste mês, e foi intensificado nas últimas semanas, principalmente, no interior.

No decorrer desta ação, os bombeiros demarcaram os lugares em que os clientes das agências bancárias devem permanecer e ficar em um distanciamento adequado entre eles, e estão fiscalizando as filas para evitar aglomerações.

Muitas pessoas estão se concentrando nas portas dos bancos, principalmente, da Caixa Econômica Federal, para receberem o auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal. “O Corpo de Bombeiros Militares tem o papel constitucional de preservação da vida e a operação Distanciamento é focada para evitar aglomerações de pessoas e combater a transmissão do coronavírus”, afirmou o coronel.

Outras ações
Os bombeiros também estão realizando um trabalho de cunho preventivo e educativo nas feiras. Eles estão entregando máscaras e tentando conscientizar a população sobre o risco de contágio da Covid-19 e H1N1.

Outra ação, que está sendo desenvolvida, é de cunho assistencial. Os bombeiros estão entregando cestas básicas para as famílias carentes, principalmente, as que foram prejudicadas com a redução do fluxo comercial em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Para evitar as aglomerações, as entregas são realizadas de casa em casa pelos bombeiros. O coronel frisou que os militares utilizam o aparato necessário, máscaras e luvas e mantém a distância necessária para evitar o contágio. “Esse trabalho está sendo diário e começou desde o começo do mês passado, somente, na Grande Ilha, trinta e duas comunidades já foram contempladas com esse auxílio”, explicou o coronel.

Recrutamento
Ainda no começo deste mês, o comando do Corpo de Bombeiros Militar, abriu a seleção para o recrutamento de 200 bombeiros profissionais civis. Célio Roberto informou que esses homens possuem a missão de prestar serviço voluntário e sem haver nenhum vínculo empregatício com a corporação militar, conforme a portaria de número 016/2020 do Gabinete do Comando do Corpo de Bombeiros Militar e do Decreto Estadual 35.783.

O coronel também disse que os bombeiros profissionais civis estão sendo empregados na operação Distancia Segura na Grande Ilha. “Os bombeiros profissionais civis contratados estão sendo empregados na operação Distância Segura e receberam orientações dos bombeiros militares”, disse Célio Roberto.

Retorno
O coronel informou que, no momento, não há mais desabrigados de enchentes no Maranhão. Desde a segunda quinzena do mês passado começou a ação de retorno das famílias atingidas para a sua residência.

Ainda de acordo com o Célio Roberto, após a diminuição do nível da água dos rios, os desabrigados retornaram a sua residência e foi mantido a ação de assistência médica e social. Nos abrigos não houve registro de casos de Covid-19, H1N1 e outros tipos de doenças infectocontagiosas como leptospirose, dengue, de pele ou gripe. “Não foi registrado nenhuma pessoa doente nos abrigos”, frisou o coronel.

Neste ano, 22 cidades maranhenses decretaram situação de emergência, em decorrência das chuvas intensas que causaram inundações e alagamentos. Foras as cidades de Boa Vista do Gurupi, Conceição do Lago Açu, Grajaú, São João do Sóter, Bom Jardim, Vitória do Mearim, Jenipapo dos Vieiras, Açailândia, Itaipava do Grajaú, São Luiz Gonzaga, Carutapera, Anapurus, Pindaré-Mirim, Nina Rodrigues, Imperatriz, Bacabal, Codó, Arari, Trizidela do Vale, Pedreiras, Pio XII e Duque Bacelar.

SAIBA MAIS

Números

22 cidades maranhenses decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas intensas

100 mil litros de hipoclorito de sódio foram doados pela Agemsul para serem utilizados na descontaminação de bancos, casas lotéricas, centro comercial calçadão, frentes de lojas, entroncamento, feiras públicas e frentes de hospitais da cidade de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.