Estado Maior

A flexibilização

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Pelas declarações do governador Flávio Dino (PCdoB) desde a semana passada, a previsão é de que hoje ele anuncie novas medidas relacionadas com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus. O comunista disse isso em sua última entrevista coletiva e também confirmou ao responder ao site Uol sobre a inclusão de salão, barbearia e academia como serviços essenciais pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

“No Maranhão, nada muda até dia 20”, disse o governador maranhense na semana passada. E o que mudará? O isolamento social começará a ser flexibilizado. Conforme mostrou O Estado em sua edição do fim de semana, a flexibilização das atividades começará pelo comércio.

A dúvida que ainda existe é se essa abertura gradual já se inicia amanhã ou ficará com a previsão que os empresários trabalham, que é dia 25, na próxima segunda-feira.

Em meio à decisão de afrouxar o isolamento, fica também a dúvida se este é o momento correto para tal medida. Será que os números
do Maranhão sobre a Covid-19 já permitem que se possibilite as pessoas a retomarem (mesmo que aos poucos) a vida normal? As
medidas sanitárias serão suficientes?

Se o governador confirmar a volta de atividades de forma gradual, o ideal é que ele faça isso baseado em estudos que apontem o momento certo. Porque, se assim não fizer, poderá estar praticando o que condenou no discurso: se preocupar com a economia em um momento em que o importante é salvar vidas.

Turvo
Se for pelos números disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o horizonte para retomar as atividades comerciais na Ilha de São Luís parece bem turvo.

O número de contaminados ainda é grande e a maioria das mortes se mantém nos quatro municípios da Ilha.

O governo pode argumentar que o interior hoje tem mais número de novos casos, mas vale lembrar que o isolamento para depois do Estreito dos Mosquitos estava largado nas mãos dos prefeitos.

Sem Plano B
Ao responder à coluna, o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Tyrone Silva, disse que a Corte trabalha somente com o prazo das eleições para outubro deste ano.

O magistrado admitiu ainda que a Justiça não tem uma espécie de “Plano B”, caso o processo seja adiado.

Por enquanto, o calendário eleitoral que prevê o início das chamadas “convenções partidárias” para julho deste ano está mantido.

Implicações
A ausência de um plano de contingência pela Corte Eleitoral maranhense, caso haja um adiamento das eleições em 2020, se explica pelas implicações constitucionais da mudança de data.

Será preciso, por exemplo, analisar termos da Constituição, e ainda da Lei 9.504.

A opinião otimista de Tyrone Silva foi seguida pelo vice-presidente da Corte, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que também assumiu a função de corregedor na Justiça eleitoral.

Aceno
Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE do Maranhão, acenou para o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Para Tyrone Silva, o gestor estadual conduz com correção o estado durante o período da pandemia.

Além de Dino, outras autoridades, como o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), acompanharam a sessão solene de posse, transmitida pelo YouTube.

Cadê a denúncia?
O vereador Umbelino Júnior (PRTB) falou ontem de denúncia sobre um suposto esconde-esconde da Prefeitura de São Luís de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

O parlamentar disse que foi informado que o material já está sendo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O que fica sobre a tal denúncia do vereador? Se os profissionais de saúde estavam sendo prejudicados, Umbelino tinha as provas, por qual motivo não representar ao poder público?

DE OLHO

R$ 104 milhões É O VALOR QUE o Governo Federal já teria repassado ao Governo do Maranhão para combate à Covid-19. Quem anuncia o valor é o senador Roberto Rocha (PSDB).

Uso político
A resposta é simples: o vereador do PRTB quis mostrar serviço, recebeu informações, não confirmou, mas mesmo assim fez a tal denúncia.

Umbelino Júnior deve ter pensado nos dividendos políticos que conseguiria em plena pandemia da Covid-19, que vem atrapalhando muitos políticos, incluindo ele, em pleno ano eleitoral.

O problema é que após tantas acusações, o vereador não manteve o discurso e acabou quase que se desculpando com o secretário de Saúde Lula Fylho.

E MAIS

• O vereador Chico Carvalho (PSL) apresentou ontem Requerimento ao Executivo para que o Governo do Maranhão construa um hospital de campanha na periferia da capital maranhense.

• O parlamentar sugeriu que a estrutura fosse montada no Parque Independência, onde era promovida a Expoema.

• Segundo Chico Carvalho, a medida atenderia às comunidades da região e também da Zona Rural de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.