Pouco a pouco

Com fim de lockdown, algumas atividades voltam a funcionar em SL

Indústrias, lojas de material de construção e óticas podem reabrir; escolas seguem fechadas

Gilberto Léda/ Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Movimentação em São Luís deve aumentar nesta segunda (18)
Movimentação em São Luís deve aumentar nesta segunda (18) (rua grande)

SÃO LUÍS - Algumas atividades voltam a funcionar na Região Metropolitana de São Luís a partir desta segunda-feira, 18, após o fim do bloqueio total (lockdown) decretado pelo Governo do Maranhão após decisão judicial.

A restrição adicional encerrou-se no domingo (17), após prorrogação por mais três dias - deveria acabar na quinta-feira da semana passada, 15.

Com isso, segundo anunciou o governador Flávio Dino (PCdoB) nas redes sociais, volta a vigorar, também na Grande Ilha, o Decreto nº 35.731, com suas alterações, que autoriza, por exemplo, a reabertura de de lojas de material de construção - inclusive os home centers -, óticas, indústrias e lojas de comercialização de tecidos.

Entradas e saídas da Ilha de São Luís também voltam a ser permitidas. O uso de máscaras em locais públicos, ou privados de uso coletivo, segue obrigatória em todo o território maranhense.

Por outro lado, as aulas presenciais seguem suspensas, pelo menos, até o final deste mês.

Vidas

Durante entrevista ao canal Jornalistas Livres no YouTube, na semana passada, o governador fez uma avaliação do período de maior rigor das medidas restritivas.

Segundo ele, pelo menos 1,5 mil pessoas podem ter sido salvas em virtude das ações de isolamento adotadas no estado como medidas não farmacológicas contra a expansão da Covid-19.

O comunista citou um estudo do professor Paulo Silva, maranhense que leciona no Departamento de Matemática da Unicamp, que aponta para esses dados.

“Há, também, um maranhense que é professor da Unicamp, chama Paulo [Silva], que é do Departamento de Matemática, [que] fez um estudo muito interessante, mostrando que, em 14 dias, as medidas preventivas, no caso do Maranhão, poupam 1,5 mil vidas. 1,5 mil pessoas deixam de morrer exatamente em razão da prevenção”, declarou o governador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.