Estado Maior

Semana decisiva

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Esta semana será decisiva para que o lockdown na Ilha de São Luís tenha o efeito esperado por todos: a diminuição da curva ascendente de contaminação. O isolamento total – que nem é tão fechado assim – foi uma determinação da Justiça, acatada pelo governador Flávio Dino.

A primeira semana de bloqueio foi repleta de flagrantes de aglomeração de pessoas em filas de bancos, feiras e até em inauguração de rede de supermercado. E para fechar com chave de ouro esta primeira semana, aglomeração de pessoas em restaurantes no domingo.

A segunda começou com um rodízio de veículos estabelecido em decreto por Flávio Dino para reforçar o que não vinha dando certo, apesar das propagandas e comemorações por parte do Palácio dos Leões.

Agora, a torcida para que as medidas surtam efeitos. Os números mostram que os mil leitos – segundo informou o governador em suas redes sociais – ainda não são suficientes para o atendimento da população.

Em 10 dias, o número de pessoas com o novo coronavírus mais que dobrou no estado. Saiu de pouco mais de 3,5 mil em 1º de maio para mais de 8 mil, 10 dias depois.

E para frear essa linha ascendente, somente a fiscalização das medidas e também a consciências do cidadão. Duas frentes que desde o início da crise sanitária são apenas ideias ainda não vistas em prática, efetivamente, no Maranhão.

Sem movimentação
Ainda não há qualquer movimentação do Ministério Público Estadual (MP) ou da Justiça para prorrogar o lockdown na Ilha.

Apesar de ser de competência do governador Flávio Dino, ele mesmo já disse que a prorrogação somente acontecerá se a Justiça assim determinar.

O planejamento do governo do Maranhão, na verdade, é iniciar o retorno das atividades comerciais no estado a partir do próximo dia 21.

Investigação
O Ministério Público Eleitoral (MPE) está de olho no deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL).

O procurador eleitoral do Maranhão, Juraci Guimarães, determinou que seja apurada a distribuição de máscaras do partido de Josimar que vinha até com o número da sigla.

O MPE vai investigar a quantidade de máscaras distribuídas e, dependendo, Maranhãozinho poderá responder até por abuso de poder político e econômico.

Municípios alvos
Josimar de Maranhãozinho tem objetivos políticos em diversos municípios do Maranhão, incluindo São Luís, onde sua esposa, a deputada Detinha, é pré-candidata a prefeita.

São, pelo menos, mais seis municípios em que Maranhãozinho tem foco nas eleições deste ano.

E são exatamente nestas cidades que o deputado federal decidiu investir em máscaras com as cores e número do PL.

Aprovado
Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei dos deputados Adriano Sarney (PV) e Helena Duailibe (SD) que prevê suspensão do pagamento de parcelas de empréstimo consignado por servidores públicos.

A proposta dos parlamentares foi emendada e o benefício vai se estender aos trabalhadores da iniciativa privada.

O projeto de lei agora vai à sanção do governador Flávio Dino (PCdoB). “Esperamos contar com a sensibilidade do governador”, disse Adriano Sarney.

Novo presidente
O desembargador Tyrone Silva vai assumir o comando do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão no próximo dia 19.

Ele ficará por dois anos no comando da Corte Eleitoral, que terá como vice-presidente e corregedor eleitoral o também desembargador José Joaquim Figueiredo.

Tyrone está definido como o próximo presidente após manifestação oficial de José Joaquim ao ainda presidente da Corte Eleitoral, desembargador

Cleones Cunha, que não concorrerá à presidência do TRE.

DE OLHO

1.000 leitos É O QUE JÁ tem destinado na rede estadual de Saúde para pacientes com Covid-19. A informação foi dada pelo governador Flávio Dino em suas redes sociais.

Luto oficial
Ontem foi o dia em que o Estado do Maranhão já atingiu o número de cerca de 400 óbitos e o Brasil 11.123 mortes em decorrência da pandemia de coronavírus.

Devido a isso, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, decidiu decretar luto de três dias no âmbito do Poder Judiciário.

Nesses dias, as bandeiras Nacional e Estadual permanecerão hasteadas em funeral, a meio-mastro. O hasteamento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 11.

E MAIS

• Enquanto durar o luto estabelecido pela presidência do TJ, estão proibidas celebrações, comemorações ou festividades na Justiça Estadual.

• Lourival Serejo afirma que a medida é “um ato de solidariedade e respeito aos maranhenses e brasileiros mortos pela Covid-19”.

• O presidente do TJ ressaltou ainda que “o Poder Judiciário não está indiferente a este lamentável momento de preocupação e tristeza em que milhares de vidas estão sendo perdidas com o ritmo acelerado de contágio pelo novo coronavírus”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.