Pandemia

Disney de Xangai e salões de Paris reabrem sob temor de novo surto

Abertura de estabelecimentos em alguns países foi ofuscada por anúncio de retomada de surto na Alemanha

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Disneylândia de Xangai abriu recentemente
Disneylândia de Xangai abriu recentemente (DISNEY DA CHINA )

BERLIM - O mundo acionou o alarme para alertar para uma possível segunda onda de infecções do coronavírus nesta segunda-feira,11, depois que a Alemanha relatou que a doença voltou a se espalhar com rapidez poucos dias após suas primeiras medidas tímidas para amenizar o isolamento.

A notícia de que a “taxa de reprodução” – o número de pessoas que cada doente infecta – voltou a subir para 1,1 na Alemanha ofuscou a reabertura de negócios nesta segunda-feira, que foi de cabeleireiros de Paris à Disneylândia de Xangai. Uma taxa que permanece acima de 1 significa que o vírus está se disseminando exponencialmente.

A Alemanha está sendo observada atentamente por todo o mundo por ser o grande país europeu mais bem-sucedido na contenção do vírus, graças a um programa de exames de larga escala. A chanceler, Angela Merkel, disse diversas vezes que a taxa de reprodução precisa ser mantida abaixo de 1 para impedir que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

O temor de que uma segunda onda de infecções detenha a reativação da economia global ajudou a derrubar os preços das ações em todo o mundo, revertendo ganhos anteriores.

Recuperação econômica

No mês passado, os investidores apostaram alto em uma recuperação econômica rápida, apesar dos piores dados vistos em qualquer época recente. Isso criou um descompasso entre mercados de ação em disparada e as economias em queda livre que estes deveriam refletir.

Na Europa, os países mais duramente atingidos, Espanha e França, adotaram grandes medidas para suavizar seus isolamentos, e o Reino Unido divulgou ações cautelosas que críticos disseram ter enviado mensagens confusas.

A Alemanha revelou seus planos de reabertura na semana passada. Na Coreia do Sul, que praticamente evitou isolamento graças a exames em massa, as autoridades estão se apressando para conter um novo surto ligado a clubes noturnos de Seul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.