Pandemia

Prefeitura de Paço do Lumiar cumpre à risca decreto do lockdown

Administração municipal intensificou a fiscalização, montou tendas em frente às agências bancárias e sinalizou funcionamento da UPA

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Fiscalização de trânsito da prefeitura visando ao cumprimento do lockdown em Paço do Lumiar
Fiscalização de trânsito da prefeitura visando ao cumprimento do lockdown em Paço do Lumiar (lockdown paço)

A Prefeitura de Paço do Lumiar, na Grande São Luís, tem intensificado as ações de prevenção e combate ao coronavírus no município. Com a decretação do lockdown no último dia 05, a Prefeita em exercício, Paula Azevedo, determinou umas série de ações, entre elas a fiscalização nos bairros e a montagem de tendas em frente as agências bancárias. Em parceria com o Governo do Estado, também está sendo alinhada a inauguração da UPA do Maiobão.

Fiscalização

Desde o primeiro dia do lockdown, os agentes municipais de trânsito de Paço do Lumiar e da Polícia Militar do Estado do Maranhão estão fiscalizando pontos estratégicos, como as MA's 201, 202, 204 e a Estrada do Sítio Grande.

Condutores e passageiros estão sendo abordados pelos agentes para verificar se o deslocamento está de acordo com o que determina a decisão judicial e os decretos estadual e municipal que disciplinam o lockdown. Também estão sendo feitas abordagens no transporte coletivo para verificar o cumprimento do uso de máscaras por passageiros, motoristas e cobradores, além da proibição do transporte de pessoas em pé.

Os agentes da vigilância sanitária do município e da superintendência de vigilância sanitária do Estado do Maranhão - SUVISA, também têm intensificado a fiscalização no comércio local para garantir que somente os estabelecimentos essenciais continuem funcionando.

Instalação de Tendas

A Prefeita Paula também determinou a montagem de tendas para auxiliar as pessoas que vão à agência da Caixa Econômica Federal no município em busca do auxílio emergencial.

Depois que as tendas foram montadas, as pessoas agora esperam o atendimento com mais conforto, obedecendo o distanciamento. Com o apoio do Corpo de Bombeiros, as pessoas também estão sendo orientadas a usar álcool em gel e máscaras de proteção. “Ficou ótimo depois que instalaram essas tendas. Tenho amigos que passaram a manhã no sol para serem atendidos. Agora tá bom demais, a gente fica sentado só esperando ser chamado. Tá aprovado.” disse Carlos Alberto, de 37 anos.

Funcionamento da UPA

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA, localizada no Maiobão, pode estar prestes de ser inaugurada. Equipes da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Maranhão fizeram na última semana, algumas visitas técnicas no prédio da unidade, para avaliar as condições do local.

A Prefeita Paula vem trabalhando constantemente para que a UPA seja inaugurada. Ela quer que Paço do Lumiar tenha um espaço de referência para tratar os pacientes do município, principalmente com o aumento no número de casos da COVID-19. A UPA seria o local mais adequado.

“Estamos em diálogo permanente com o Governo do Estado, principalmente no que se refere ao funcionamento da UPA. Recebemos na última semana vários técnicos e engenheiros da Secretaria de Saúde do Estado. As vistorias foram positivas, até porque temos um prédio novo, pronto para funcionar. Acredito que o Governador Flavio Dino vai nos ajudar e a UPA estará em pleno funcionamento logo logo.”, finalizou Paula Azevedo.

A UPA de Paço do Lumiar está localizada na Avenida 8 no bairro Maiobão. Ela tem 4.600 m² de área, sendo 1.315 m² de área construída e cerca de 2.600 m² de espaço contando com o estacionamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.