SÃO LUÍS- A notícia do falecimento do jornalista Roberto Fernandes na noite de terça-feira (21) por complicações da Covid-19 causou comoção no Maranhão. Amigos, admiradores, políticos e entidades também manifestaram pesar em redes sociais e por meio de notas oficiais.
O ex-Presidente da República, José Sarney expressou a admiração a Roberto Fernandes. "Uma perda enorme para o Maranhão e para o jornalismo. Além de grande profissional, Roberto Fernandes era uma figura humana exemplar. Deixa um legado na imprensa e na vida de todos que o admiravam", disse.
Logo na noite de ontem, a Prefeitura de São Luís emitiu nota de pesar, na qual exaltou a atuação ética do jornalista. "Em toda a sua trajetória profissional, no rádio e na televisão, Roberto Fernandes teve sua atuação marcada pela ética no exercício do jornalismo, levando à sociedade informação de qualidade", diz trecho da nota.
O Governo do Maranhão também emitiu nota, na qual lembra também a contribuição para o jornalismo esportivo.
A Federação do Comércio do Maranhão lamentou a morte precoce do jornalista e se solidarizou com familiares e amigos e ressaltou a postura ética e comprometida do jornalista.
Esporte
A Federação Maranhense de Futebol também manifestou pesar e ressaltou a atuação de Fernandes e ressaltou que o troféu da Copa FMF será chamado de Troféu Roberto Fernandes. O clube Maranhão Atlético Clube também emitiu nota de pesar.
O Moto Club, time de coração de Fernandes, do qual foi Presidente também manifestou solidariedade nas redes sociais.
Notas de pesar
Fernando Sarney- Presidente do Conselho de Administração do Grupo Mirante
Estou profundamente abadado com a perda de Roberto. Bom amigo e jornalista excepcional, que sempre nos honrou com sua companhia.
Marcus Sarney- Diretor executivo do Grupo Mirante
A partida precoce de Roberto Fernandes nos machuca a alma. Sua lembrança de extraordinário profissional, cordial, exemplar, democrático e humano nos conforta e ameniza toda a dor. O Grupo Mirante estende as condolências aos seus amigos mais próximos e principalmente à sua família. Fiquem em paz.
José Sarney
Uma perda enorme para o Maranhão e para o jornalismo. Além de grande profissional, Roberto Fernandes era uma figura humana exemplar. Deixa um legado na imprensa e na vida de todos que o admiravam.
Roseana Sarney
Roberto vai fazer muita falta. Excelente profissional, sempre comprometido com a verdade. Solidarizo-me com toda a família nesse momento de perda. A família Mirante também está de luto.
Roberto Rocha- senador
Recebo com enorme tristeza a notícia do falecimento do amigo Roberto Fernandes. A Deus, peço que dê a ele o merecido repouso em Seu Reino. Respeitosamente, prestamos nossas condolências à família e aos amigos, e deixamos nossos sinceros pêsames.
Governo do Maranhão
A Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) manifesta profundo pesar pela morte do jornalista e radialista Roberto Fernandes, ocorrida nesta terça, 21.
O radialista deixa valioso legado em seu campo de trabalho, tendo se tornado referência para várias gerações de profissionais, com atuação destacada em várias emissoras de rádio e tv, como São Luís, Educadora, EBC e Mirante. Roberto deixa, também, incomparável contribuição ao jornalismo esportivo, inclusive chegando a presidir um dos principais times do estado, o Moto Club.
Neste momento de dor, o Governo do Maranhão se solidariza com os familiares, amigos e sua legião de ouvintes e admiradores.
Flávio Dino- Governador do Maranhão
Nesses dias terríveis, de tantas perdas, me comovo muito com pais e mães que estão perdendo filhos. Agora meu amigo Eurico perdeu seu filho Roberto Fernandes, jornalista de referência no Maranhão há várias décadas. Minha solidariedade à família e à imprensa do Maranhão.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) April 22, 2020
Carlos Lula- Secretário de Estado da Saúde
Me solidarizo com a família e amigos do jornalista #RobertoFernandes. No dia 13 de março estivemos juntos durante uma entrevista minha à @miranteam. A pauta era a #covid19 e levamos muitas informações ao público. Meus sentimentos e que Deus possa confortar seus entes queridos. pic.twitter.com/i02yIlVDQD
— Carlos Eduardo Lula (@carloselula) April 21, 2020
Prefeitura de São Luís
O prefeito Edivaldo Holanda Junior manifesta profundo pesar e solidariedade pelo falecimento do jornalista Roberto Fernandes, nesta terça-feira (21), aos 61 anos.
Em toda a sua trajetória profissional, no rádio e na televisão, Roberto Fernandes teve sua atuação marcada pela ética no exercício do jornalismo, levando à sociedade informação de qualidade.
Pernambucano, Roberto Fernandes iniciou sua trajetória no rádio ainda antes de abraçar São Luís como sua cidade, no fim da década de 1970. Aqui, atuou nos principais veículos de comunicação da capital, tornando-se uma referência na área.
Entre os veículos que trabalhou, a Rádio Educadora AM, TV Brasil, Rádio São Luís e nos últimos 20 anos esteve à frente do programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, além de ter atuado ainda como comentarista esportivo e comentarista político na TV Mirante.
Roberto Fernandes também foi um grande entusiasta e defensor do esporte local, chegando a presidir um dos times mais tradicionais do Maranhão, o Moto Club.
Que Deus conforte os familiares, amigos e admiradores neste momento de dor e saudade, transformando-as em fé e esperança.
Edivaldo Holanda Júnior - Prefeito de São Luís
Com profunda tristeza recebi, nesta noite, a notícia do falecimento do jornalista Roberto Fernandes. Com atuação no rádio e televisão, no jornalismo comunitário, político e esportivo, Roberto Fernandes tornou-se referência pela ética profissional e o compromisso com a notícia.
Com profunda tristeza recebi, nesta noite, a notícia do falecimento do jornalista Roberto Fernandes.
Com atuação no rádio e televisão, no jornalismo comunitário, político e esportivo, Roberto Fernandes tornou-se referência pela ética profissional e o compromisso com a notícia.— Edivaldo Holanda Jr (@EHolandaJr) April 22, 2020
Adriano Sarney- Deputado Estadual
Recebi com muita tristeza a notícia da morte do jornalista Roberto Fernandes, por quem sempre tive muito respeito e admiração. O jornalismo maranhense perde um profissional competente e dedicado que tanto contribuiu para levar informação de qualidade, sempre com muita isenção. Expresso minhas condolências e que Deus conforte os seus familiares e amigos neste momento tão difícil 🙏
Sarney Filho- secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal
Estamos todos consternados com o falecimento do grande radialista e amigo Roberto Fernandes, mais uma vítima do coronavírus que tem ceifado tantas vidas. A família Mirante e a minha família estão de luto com a perda desse grande profissional que durante tantos anos foi incansável na busca de notícias e de interação com os seus fiéis ouvintes. Ele fará muita falta. Nosso profundo pesar e o nosso carinho a seus familiares, colegas e amigos que enfrentam momentos tão difíceis.
Assembleia Legislativa
Com imenso pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão lamenta o falecimento do jornalista Roberto Fernandes, aos 61 anos, ocorrido nesta terça-feira (21), deixando uma grande lacuna na imprensa e no esporte maranhense.
Natural de Vitória de Santo Antão (PE), Roberto era formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Exerceu como muita competência seu ofício, com passagens pela Rádio São Luís AM, TV Brasil e Rádio Educadora AM. Foi, ainda, presidente do time de futebol maranhense Moto Club.
Há 20 anos, comandava o programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, além de ser apresentador do quadro de política do Bom Dia Mirante.
Neste momento de tristeza, a Assembleia Legislativa solidariza-se com familiares, amigos e colegas de trabalho de Roberto Fernandes, rogando a Deus o consolo para superar a dor desta grande perda.
Deputado Othelino Neto
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão
Fecomércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) lamenta profundamente a inestimável perda que o jornalismo e toda a sociedade maranhense sofreram nesta terça-feira (21), com a confirmação do falecimento precoce do jornalista Roberto Fernandes.
Profissional comprometido com a notícia, com a verdade e a ética, Roberto Fernandes foi um importante parceiro na divulgação das informações relevantes para o comércio, para o setor produtivo e a economia do Maranhão, tanto nos canais de televisão quanto emissoras de rádio pelo qual exerceu sua missão com nobreza e responsabilidade.
Neste momento de extrema tristeza, a Fecomércio-MA se solidariza com os familiares do jornalista Roberto Fernandes e também com os companheiros de profissão do Grupo Mirante que dividiram com ele os últimos anos de empenho pela informação precisa e confiável que chega todos os dias na casa de milhões de maranhenses.
Federação Maranhense de Futebol
A Federação Maranhense de Futebol, através de sua Diretoria e colaboradores, lamenta, com extremo pesar, o falecimento do jornalista Roberto Fernandes da Silva.
Roberto Fernandes atuou por décadas como jornalista, radialista, apresentador e comentarista esportivo; foi, ainda, presidente do Moto Club de São Luís, tendo a coragem e a ousadia de assumir o clube em um momento tão difícil.
Em sua homenagem, fica decretado o luto oficial de 3 dias no futebol maranhense. Além disso, o troféu de campeão da Copa FMF será chamado de Troféu Roberto Fernandes.
Que Deus guarde nosso irmão e conforte o coração de todos os familiares e amigos.
Maranhão Atlético Clube
O Maranhão Atlético Clube manifesta pesar pela morte do jornalista e radialista Roberto Fernandes, nesta terça-feira (21), em São Luís.
Roberto Fernandes atuou nas Rádios São Luís, Educadora e Mirante AM e nas TVs Mirante, Educativa e Brasil.
Ex-presidente do Moto Club e comentarista esportivo no rádio e na televisão.
O Maranhão Atlético Clube se solidariza com familiares, amigos e torcedores, neste momento de profunda dor.
Moto Club
O Moto Club de São Luís vem por meio desta lamentar profundamente a morte do Jornalista e ex-presidente Rubro-negro Roberto Fernandes. Nesse momento difícil, manifestamos solidariedade a todos os familiares e amigos.
Francisco Gonçalves- Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP).
Expresso minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Roberto Fernandes. É um momento de dor, respeito e solidariedade. pic.twitter.com/KKz8WgfFi0
— Chico Gonçalves (@xicogoncalves) April 21, 2020
Felipe Camarão- Secretário de Estado da Educação
Lamento profundamente a partida do pai, marido, amigo, ex aluno, jornalista e motense Roberto Fernandes. Que Deus o receba bem e conforte seus familiares.
— Felipe Camarão (@FelipeCCamarao) April 21, 2020
Universidade Federal do Maranhão
José Carlos Sousa e Silva- escritor e advogadoA Universidade Federal do Maranhão lamenta profundamente o falecimento do jornalista Roberto Fernandes e se solidariza com familiares, amigos e espectadores! 😔🖤✝️ pic.twitter.com/W5ccpA2PF2
— UFMA (@UFMAoficial) April 21, 2020
A morte do jornalista Roberto Fernandes produziu profunda e eterna tristeza em todas as pessoas da sua família, das suas relações nos seus meios sociais, no trabalho e, em especial, no exercício exemplar do jornalismo, através do qual fez o melhor pelo povo.
Quero aqui,, deixar, portanto, registrado o meu profundo sentimento de admiração, respeito e eterna saudade de Roberto Fernandes, em consequência da sua morte.
Peço a Deus que, onde estiver o seu espírito, seja sempre reconhecido e amparado eternamente, como reconhecimento pelo que ele de melhor realizou em benefício da humanidade
Saiba Mais
- Mirante e Difusora disputam final da Copa Roberto Fernandes de Futebol
- Festival Esportivo presta homenagem a Roberto Fernandes
- Missa de sétimo dia de Roberto Fernandes será amanhã em ato online
- Sepultamento do jornalista Roberto Fernandes acontece nesta manhã
- Editorial do Grupo Mirante sobre a morte de Roberto Fernandes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.