Apenados

Seap suspende visita a detentos em unidades prisionais do Maranhão

A suspensão é por um período de 15 dias e foi uma das medidas de prevenção do governo do Estado contra o avanço dos casos de Covid-19 e de H1N1

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Visitas podem ser feitas por meio de videoconferência
Visitas podem ser feitas por meio de videoconferência (Pedrinhas)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio de Instrução Normativa de número 29, suspendeu por um período de 15 dias as visitas ao sistema prisional do Maranhão e podem ser feitas por meio de videoconferência. Esta medida é uma das formas de prevenção, controle e contenção de riscos ao avanço do novo Coronavírus, Covid-19, e do H1N1, também conhecida como gripe suína. Até o final do ano passado, de acordo com os dados da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), com base em dados da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça, havia 11.756 presidiários no estado.

O secretário da Seap, Murilo Andrade, informou que a suspensão da visita presencial nas unidades prisionais pode ser prorrogável dependendo da evolução do quadro epidemiológico no Maranhão. “Visando não trancafiá-los do contato com as famílias, as visitas sociais aos internos do sistema prisional poderão ser realizadas por videoconferência, conforme regras a serem publicadas em outra normativa”, esclareceu Murilo Andrade.

Ainda segundo o secretário, a medida busca evitar contaminações de grande escala e restringir riscos, principalmente, diante do estado de vulnerabilidade de saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s). Também fica suspenso a entrada de itens alimentícios, sendo fornecido um lanche a mais por dia aos internos, enquanto durarem as restrições impostas.

Até mesmo os atendimentos presenciais de advogados poderão ser feitos por videoconferência e ainda estão suspensas as atividades de escolta pelo período prorrogável de 15 dias, à exceção daquelas que se derem por força de requisição judicial ou emergenciais.

Paralisado

Murilo Andrade informou que continuam paralisadas as atividades de assistência religiosa e capelania, assim como as que requerem acesso do público externo como projetos sociais e de assistência educacional. Eventos comemorativos ou celebrações de qualquer natureza dentro dos estabelecimentos prisionais e sede administrativa da Seap também estão proibidos.

As ações de alfabetização como o programa Ibraema, o projeto ‘Remição pela Leitura’ e os cursos na modalidade à distância (EAD), por enquanto, prosseguem normalmente, tendo em vista que os mesmos são realizados pelos próprios internos.

Saiba mais

No último dia 11, 571 internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que foram beneficiados com a saída temporária da Quaresma, deixaram o presídio e retornaram no dia 17. Entre essa quantidade, apenas 21 não voltaram e são considerados foragidos. A próxima saída temporária é do Dia das Mães, previsto para ocorrer no dia 10 de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.