Saúde

Coronavírus: dependentes químicos preocupam no Maranhão

Maioria dos dependentes químicos do Caps-AD do Monte Castelo possui quadro de subnutrição ou pneumonia e tuberculose

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
CAPS do Monte Castelo realiza ações de prevenção ao Covid-19
CAPS do Monte Castelo realiza ações de prevenção ao Covid-19 (caps do Monte Castelo)

Hipertensos, diabéticos e idosos integram o grupo de risco do Covid-19, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas também os dependentes químicos durante esse período de pandemia de coronavírus precisam de uma atenção especial por englobarem como sendo do grupo imunodeprimido. Aquelas pessoas que possuem suas defesas imunológicas baixas e facilmente infectadas por vírus e bactérias. Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) revelam que até a manhã de sexta-feira, 20, 205 casos suspeitos dessa doença no Maranhão estavam sendo monitorados pelas equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

O terapeuta especialista em Saúde Mental, Marcelo Costa, que é diretor do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Droga (Caps-AD) do Monte Castelo, informou que a maioria dos dependentes químicos possuem quadro de subnutrição ou até mesmo pneumonia e tuberculose. Eles devido ao uso de entorpecente em demasia e a ausência de uma boa alimentação acabam ficando vulnerável a doenças infecciosas. No momento, uma delas é o coronavírus.

Marcelo Costa ainda disse que, o cidadão, principalmente, o portador de transtorno mental e dependente químico precisa dar um tempo dos eletrônicos devido ser considerados fontes intermitentes de notícias e de uma certa forma acaba aumentando o grau de ansiedade, ou seja, funciona como um tipo de “gatilho” emocional.

Ele também declarou que o cérebro reage muito mal à falta de planejamento e à perda de controle a respeito das incertezas iminentes. Quando houve o problema como antraz nos Estados Unidos, anos atrás, foi registrado o aumento significativo nas taxas de depressão desse país. “O pânico e o estresse estão associados ao aparecimento de surtos e problemas de saúde pública”, frisou Marcelo Costa.

Ainda de acordo com Marcelo Costa, nesse momento em que o nome pandemia do coronavírus está sendo o foco é necessário que o cidadão estabeleça rotinas que envolvam formas de controle e de previsão de seu cotidiano, pois, as sensações de manejo são fortes o suficiente para acalmar a mente. “O ideal é evitar de deteriorar seu equilíbrio psicológico. Cuide de si mesmo e procure assim diminuir os efeitos do Covid-19 em sua saúde mental”, alertou o terapeuta especialista em Saúde Mental.

Precauções

Prevenção é a palavra de ordem no combate ao coronavírus. Marcelo Costa também acabou adotando medidas de prevenção no Caps -AD como forma de combater essa pandemia. Uma delas é no tocante ao atendimento. Há pacientes que estão comparecendo ao centro somente uma vez na semana para buscar o seu medicamento e receber as orientações médicas; enquanto, aqueles, que possuem a idade acima de 50 anos, uma vez por mês.

Apenas, os pacientes, que estão na fase inicial do tratamento, que devem comparecer ao centro diariamente. Ainda de acordo com Marcelo Costa, houve a intensificação da limpeza do prédio e está disponível álcool em gel para os funcionários e a comunidade fazer a sua higienização.

Os funcionários também receberam orientações da Central de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Nina Rodrigues e estão aptos como proceder de forma segura em casos de suspeita desse tipo de doença. Enquanto, os servidores, acima de 60 anos, foram dispensados do ponto.

Saiba Mais

Dicas para amenizar as consequências psicológicas da pandemia

Evite assistir, ler ou ouvir notícias de maneira descontrolada, principalmente, aquelas que podem nos deixar mais ansiosos e angustiados

Procure informações pontuais que busquem lhe fornecer medidas práticas e adequadas para proteger a si mesmo e a seus familiares

Ao buscar atualizações as notícias, faço-o em horários específicos e que estabeleça a fonte de informação

Cuide de sua capacidade emocional, pois, ao fazer isso, estará assegurando um dos melhores trabalhos de base e, principalmente, reforçando seu sistema imunológico

No momento de angústia, procure falar de suas preocupações com pessoas de sua proximidade e confiança

Caso você esteja vivendo níveis muito altos de alarme emocional tente fazer exercícios regulares

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.