Novo padrão

Mais de 13 mil veículos já têm placas Mercosul no Maranhão

Detran-MA dispõe de 22 postos para fazer o emplacamento no novo padrão no estado

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Carro recebe novo padrão de emplacamendo disponível no Detran
Carro recebe novo padrão de emplacamendo disponível no Detran (placa mercosul)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) registrou no primeiro mês de implantação da placa Mercosul o total de 13.888 emplacamentos com a nova PIV ( placa de identificação veicular ). No Maranhão, não houve necessidade de prorrogação do prazo determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a mudança iniciou no dia 3 de fevereiro.

Também não se observou no Maranhão, os transtornos operacionais que foram verificados em outras localidades, quando, por problemas de incompatibilidade técnica e de sistema, alguns Estados ficaram até dez dias sem conseguir concluir os emplacamentos depois de adesão ao novo modelo.

Desde a decisão pela adoção da placa padronizada do Mercosul, sua implantação já tinha sido adiada seis vezes pelo Denatran. No dia 31 de janeiro, que era o prazo final, o Detran-MA já estava apto para implantar o novo padrão nos veículos do Estado, deixando no entanto para iniciar a implementação na segunda feira seguinte, 03 de fevereiro.

Para atender a demanda, o Órgão dispõe de 22 postos em todo o Estado, que oferecem o serviço de emplacamento aos usuários. Nesse total, além da sede, estão incluídas as 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e mais seis Postos Avançados de Atendimento: Calhau Shopping, Paço do Lumiar, Posto da BR-135, Itapecuru, Estreito e Lago da Pedra. Todos já operam com o novo sistema.

A implantação da nova placa Mercosul trouxe mais praticidade e segurança para o usuário, pois não possui lacre e tem validade em todo território nacional. Além disso, a nova PIV possui um código de barras, “Quick Response Code” (QR Code), contendo o número de série e informações do banco de dados dos fabricantes e estampadores, permitindo a rastreabilidade da placa e evitando possíveis fraudes.

As novas placas são obrigatórias nos casos de primeiro emplacamento; mudança de município ou unidade federativa; mudança de características do veículo; roubo, furto, dano ou extravio da placa; ou em situação de necessidade de instalação da segunda placa traseira.

PADRÃO

A nova PIV apresenta o padrão com 04 letras e 03 números, diferente do modelo até então, com 03 letras e 04 números. A cor de fundo, também, sofreu mudança e passou a ser totalmente branca. A mudança, também, ocorreu na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.