Estado Maior

Guerra civil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

A estratégia do Palácio dos Leões de ter multicandidatos à Prefeitura de São Luís pode evidenciar um racha que, em tese, ocorreria mais próximo a 2022, quando acontecerá a sucessão estadual. Os pré-candidatos governistas têm se demonstrado adversários implacáveis um do outro. Neto Evangelista (DEM), Rubens Júnior (PCdoB) e Duarte Júnior (Republicanos) são as personagens principais desta “guerra civil”.

A mais recente veio de Duarte Júnior, que fez clara referência a Rubens Júnior ao dizer que “não foi eleito deputado porque o pai não pôde disputar a eleição, por ser ficha suja”.

O parlamentar fez referência à primeira eleição ganha pelo comunista, ainda em 2006, que antes de sair da faculdade teve de ser candidato porque o pai, então deputado Rubens Pereira, estava condenado por improbidade administrativa na época que comandou Matões.

Antes de Duarte falar sobre as condições políticas do “aliado” governista, Rubens Júnior já havia feito referências ao ex-colega de partido.

Neto Evangelista também já teve como alvo Duarte Júnior, que já havia atacado o democrata quando citava os herdeiros de pais políticos. A confusão entre Evangelista e Duarte, claro, é mais apimentada – e tem articulações de bastidores pesadas como o vazamento de áudios – porque tem reflexos bem diretos na disputa para governador em 2022.

O ringue desta “guerrinha” quase sempre são as redes sociais. Outras vezes foi a tribuna da Assembleia Legislativa.

O fato é que as trocas de farpas demonstram que a disputa para chegar ao segundo turno terá muitos mais episódios, que poderão beneficiar quem vem aparecendo à frente das pesquisas de intenção de votos até o momento apresentadas.

Cobrança

Parte dos deputados federais da bancada do Maranhão está pedindo informações sobre cortes e novos cadastros no programa Bolsa Família no estado.

Pedro Lucas Fernandes (PTB), Pastor Gildenemyr (PL) e Juscelino Filho (DEM) querem informações sobre os critérios que levaram aos cortes e à divisão do número de novos cadastro do benefício.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social do Maranhão mostram que os cortes de beneficiários do Bolsa Família no estado chegou a 150 mil em 2019.

Apáticos

Os vereadores de São Luís até tentam fazer uma cobrança de fato à Prefeitura de São Luís. Já as Câmara de Paço do Lumiar e São José de Ribamar parecem ignorar os problemas que os moradores de diversos bairros enfrentam.

No caso de Paço do Lumiar, o município está ainda em uma crise que envolve o prefeito, Domingos Dutra (PCdoB), e sua vice, Paula Azevedo (SD), devido às condições reais de saúde do comunista.

Já em Ribamar, Eudes Sampaio está voltado a sua reeleição e espera do Governo do Estado solução para os problemas de asfalto e drenagem na cidade.

Negociação

A direção do PSL almeja o melhor acordo possível para aliança na majoritária deste ano na capital maranhense. Apesar de atuar em “algumas frentes” de negociação, DEM e PV estão à frente dos demais.

No entanto, ao contrário do DEM, o PV abriu a possibilidade de indicação do vice em uma chapa com o pré-candidato e deputado estadual, Adriano Sarney (PV).

Externamente, o PSL mantém o tom de neutralidade e diz estar aberto ao diálogo com todos.

Cobrança

Em discurso, o deputado estadual César Pires (PV) cobrou celeridade na execução das obras do Maranhão.

Ele citou, por exemplo, as intervenções iniciadas para implantação do corredor de transporte BRT, na avenida dos Holandeses, em São Luís.

De acordo com o parlamentar, o governo não deveria abrir uma frente de trabalho sem poder pagar. “O governo vende novas obras na mídia, mas não consegue concluir aquilo que iniciou”, disse.

Inocente

O pré-candidato a prefeito de Codó, Zé Francisco (PT), está comemorando decisão judicial que vai permitir o petista disputar o pleito de outubro.

Francisco enfrentava uma ação eleitoral por ter composto como vice-prefeito na chapa do atual prefeito, Francisco Nagib (PDT).

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reconheceu a inocência do petista e, com isso, ele fica livre para enfrentar a escolha da população de Codó este ano.

De olho

R$ 200 milhões é o valor que a Câmara Municipal de São Luís autorizou a gestão municipal a contrair em empréstimo. Esse recurso é o que vem sendo utilizado para a execução do programa “São Luís em Obras”.

Convocação

O vereador Honorato Fernandes (PT) apresentou proposta para que o secretário Municipal de Obras, Antônio Araújo, seja convocado na Câmara Municipal de São Luís.

Esta não é a primeira vez que parlamentares tentam levar o gestor para esclarecer sobre obras na cidade e também os problemas de buracos e alagamentos.

Nas outras oportunidades, a base governista na Casa agiu e evitou a convocação. Antônio Araújo já até foi à Câmara para falar aos vereadores, mas não esclareceu todas as cobranças.

E mais

- Além de Honorato Fernandes, o vereador Umbelino Júnior (Cidadania) apresentou requerimento pedindo cópias dos contratos de licitação do programa “São Luís em Obras”.

- Até o momento, o MDB ainda não se manifestou de forma oficial sobre a possibilidade de pré-candidatura da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB).

- Internamente, a sigla – apesar de não descartar projeto próprio – considera a oficialização de uma aliança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.