Encalhado

Tripulante do Stellar Banner sofre acidente; navio segue monitorado

Segundo nota da Marinha, acidente ocorreu no sábado, 7, no passadiço do navio, ele foi resgatado e seu estado de saúde é estável

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Navio mercante Stellar Banner continua encalhado na costa e o momento do resgate do tripulante
Navio mercante Stellar Banner continua encalhado na costa e o momento do resgate do tripulante (navio)

São Luís - O monitoramento no navio Stellar Banner, que está encalhado no Oceano Atlântico, na Baía de São Marcos, a 100 quilômetros da Ilha de São Luís, continua sendo feito pelo Gabinete de Crise, coordenado pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão. No sábado, 7, foi realizado o resgate de um dos tripulantes da equipe de salvatagem do navio, que sofreu um acidente no passadiço (espécie de ponte) do navio.

Segundo nota da Marinha, o profissional foi retirado do local e levado ao Hospital São Domingos e seu estado de saúde é estável. Participaram do resgate equipes do Navio de Apoio Oceânico (NapOc) Iguatemi, da Polícia Militar do Maranhão e do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, bem como o helicóptero UH-15, do Destacamento Aéreo Naval (DAN) do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, deslocada da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

Ainda no sábado, ocorreu mais uma reunião com representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gerência Ambiental do Porto do Itaqui e Agentes Marítimos.

Os órgãos afirmam que, embora tenha sido avistada uma mancha de óleo no mar na sexta-feira (6), cuja origem foi identificada, na popa do NM Stellar Banner, no sábado pela manhã, após sobrevoo de helicóptero e monitoramento dos navios na área, a mancha não foi detectada. Também foram coletadas amostras da água do mar e dos tanques do navio para análise. O monitoramento prossegue com navios e helicópteros.

Ainda de acordo com a nota emitida na noite de sábado, até o momento, estão sendo empregados na operação 255 militares da Marinha. Estão na cena de ação o Navio de Apoio Oceânico Iguatemi, o Navio Hidroceanográfico Garnier Sampaio, uma aeronave UH-15 e sete embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão.

Além disso, atuam no local do encalhe seis rebocadores (sendo três dotados com materiais para combate à poluição por óleo); um drone com câmera térmica; um helicóptero S-76C e três embarcações de suporte às atividades de contingência de derramamento de óleo (OSRV).

Mais

No dia 25 de fevereiro, a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), informou que tomou conhecimento por meio de uma Agência Marítima de que o Navio Mercante “Stellar Banner”, que carregava minério de ferro da Vale, apresentou um problema nas proximidades da boia nº 1, no canal da Baía de São Marcos-MA, cerca de 32 milhas do Farol de Santana. O incidente ocorreu no dia 24, por volta das 21h30. Foram identificados dois vazamentos avante da embarcação. A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.
A situação permanece estável e não há registro de óleo no mar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.