Lançamento

Livro expõe pensamentos de Émile Durkheim sobre direito e sociedade

Editora Mackenzie lança "Direito e sociedade na obra de Émile Durkheim: bases de uma matriz sociológica para os estudos sociojurídicos", de Orlando Villas Bôas Filho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Capa do livro "Direito e sociedade na obra de Émile Durkheim: bases de uma matriz sociológica para os estudos sociojurídicos", do autor Orlando Villas Bôas Filho
Capa do livro "Direito e sociedade na obra de Émile Durkheim: bases de uma matriz sociológica para os estudos sociojurídicos", do autor Orlando Villas Bôas Filho (Direito e sociedade na obra de Émile Durkheim: bases de uma matriz sociológica para os estudos sociojurídicos, do autor Orlando Villas Bôas Filho)

São Paulo - A Editora Mackenzie lançará, ainda este mês, o livro "Direito e sociedade na obra de Émile Durkheim: bases de uma matriz sociológica para os estudos sociojurídicos", do autor Orlando Villas Bôas Filho.

Émile Durkheim (1858-1917) viveu em uma sociedade que não existe mais. A configuração social atual não esta­va delineada no período em que vivia o autor, portanto, não pode ser considerado contemporâneo. Entretanto, seu pensamento con­tinua a iluminar a compreensão de nossa época. Isso é particularmente observável em seus estudos sociojurídicos, em que a potencia­lidade de sua obra é muito significativa e, por esse motivo, não pode ser desconsiderada.

Assim, o objetivo deste livro é introduzir esse complexo autor sem banalizar as suas ideias. Por esse motivo, a obra segue, fundamentalmente, as teses expressas no livro Da Divisão do Trabalho Social, no qual o direito assume uma posição central. Nesse sentido, a intenção consiste em recuperar o essencial do pensamento de Durkheim acerca do direito para, a partir daí, explicitar a sua importância na configuração de uma matriz teórica de grande relevância no campo dos estudos sociojurídicos.

Sobre o autor
Orlando Villas Bôas Filho é graduado, mestre e doutor em Direito. Graduado em História e em Filosofia. Realizou estágio pós-doutoral na Université de Paris X (Nanterre) e também na École Normale Supérieure de Paris. Atualmente é professor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É membro do Réseau Européen Droit et Société.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.