Investimento

Cresce investimento em bolsa de valores no Brasil, alerta consultor

Ainda com esse crescimento, participação ainda é pequena no país, cerca de 2% da população, diferentemente dos Estados Unidos, onde esse índice chega a 66%; investimento requer assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Adelman Benigno: pessoas estão buscando novas formas de investir
Adelman Benigno: pessoas estão buscando novas formas de investir

O Brasil registra atualmente mais de 1,5 milhão de pessoas com investimento em bolsa de valores. Em 2018, esse volume era praticamente a metade, em torno de 800 mil investidores pessoa física. Ainda com esse crescimento, essa participação ainda é pequena no país, cerca de 2% da população, diferentemente dos Estados Unidos aonde esse índice chega a 66%.

Ano passado, o Ibovespa acumulou alta de 31,58%, a maior variação anual dos últimos três anos. Tirando a inflação, o retorno para o investidor foi de 27,6% no ano. Agora em 2020, a B3 vem sofrendo, assim como em todo o mundo, os impactos da epidemia de coronavírus (Covid 19).

Apesar dessa situação momentânea no mercado de ações, o sócio diretor da Alphaways Investiments (Assessoria de investimentos credenciada a XP Investimentos), Adelman Benigno, lembra que há uma estatística do mercado americano revelando que a bolsa é positiva em 52% dos dias, em 60% dos meses, 70% dos anos e 95% das décadas.

Segundo Adelman Benigno, com a queda da taxa Selic (juros básicos), as pessoas estão procurando novas formas de investir, e essa busca está acontecendo no mercado de ações. “Com esse novo cenário de juros baixos, a tendência é se investir mais em bolsa”, disse.

Longo prazo

Exemplo de quem investiu em bolsa com 22 anos de idade e após oito anos acumulou R$ 1 milhão, o sócio diretor da Alphaways Investiments alerta que mercado de ações deve ser entendido com visão de longo prazo. “Se a pessoa tem visão de curto prazo, apenas especulativa, maior será sua perda”.

E uma das receitas para quem quer investir em bolsa é ter uma carteira diversificada, com diferentes tipos de ativos, distribuídos conforme o perfil do investidor.

E para isso é fundamental que se procure uma assessoria especializada, certificada, que vai indicar o melhor caminho para investir a partir do perfil de risco de cada cliente. “Qualquer pessoa pode investir em bolsa e a forma mais adequada de como investir é procurar uma assessoria especializada, que tem mais condições de oferecer orientações sobre todos os produtos de investimento no mercado”, assinalou Adelman Benigno.

Hoje, a Alphaways Investiments, que inaugurou o escritório no mês de outubro, em São Luís, tem uma carteira de 300 investidores no Maranhão, com ativos acumulados em R$ 220 milhões.

Mais

Visão de Investimentos para 2020

A AlphaWays Investments, assessoria financeira credenciada à XP Investimentos, realizará a palestra “Visão de Investimentos para 2020”, sobre o cenário econômico global e local, os principais investimentos dos fundos e opções diversificadas para seus investimentos.

A palestra será apresentada por Isabel Ramos e Pedro Menezes - profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado, reconhecidos por administrarem bilhões de reais no país - juntos à equipe de especialistas da Alphaways. O evento, exclusivo para clientes e convidados, será realizado no Hotel Luzeiros, dia 11 de março, a partir das 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.