Denúncia

Teleatendentes do Ciops estão sem receber salários há quatro meses

Os funcionários terceirizados disseram ao Jornal O Estado que ainda não receberam, também, o 13º Salário, que deveria ter sido pago em dezembro do ano passado

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

SÃO LUÍS- Funcionários terceirizados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA), disseram que estão sem receber salários há quatro meses. De acordo com informações repassadas ao Jornal O Estado, essa situação está afetando os teleatendentes, que são aquelas pessoas que fazem o canal com as viaturas operacionais após receberem as ligações no 190 sobre determinado caso. Esse serviço, inclusive, funciona durante 24 horas.

De acordo com os funcionários terceirizados, além dos salários atrasados, o vale-alimentação não é repassado há oito meses. Como disseram essas pessoas que atuam na plataforma telefônica do Ciops - que fica no mesmo prédio da SSP/MA, na Vila Palmeira, em São Luís -, ainda não foram pagos os vencimentos de novembro e dezembro de 2019, bem como o de janeiro deste ano. E não há previsão para o pagamento de fevereiro.

A O Estado, os teleatendentes comentaram que, para agravar a situação, ainda não receberam o 13º Salário, que, segundo determinado em lei, deveria ter sido pago até o dia 20 de dezembro do ano passado, tendo como base de cálculo o salário daquele mês menos o valor adiantado na primeira parcela. Foi informado que ninguém, apesar das pendências nos pagamentos, pode faltar ao serviço, muito menos reclamar, pois, nos corredores do Centro Integrado, a ameaça de demissão é constante.

“Na última vez em que os teleatendentes fizeram greve, foram demitidos mais de 10 de uma só vez”, relembrou um denunciante. Segundo os funcionários, a empresa alega que a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão não estaria repassando os valores previstos em contrato. O Jornal O Estado pediu uma nota de esclarecimento da SSP/MA, mas, até o fechamento da edição da matéria, não houve resposta.

Constância de atrasos

Não é a primeira vez que funcionários do Centro Integrado de Operações de Segurança são tratados com desrespeito. Em dezembro de 2017, cogitaram entrar em greve devido ao atraso de dois meses nos salários e também do 13º Salário. Os teleatendentes passaram o Natal sofrendo sem dinheiro e ainda sob ameaça de demissão caso fizessem alguma denúncia à imprensa. Na época, a empresa alegou que a Secretaria de Segurança Pública não havia repassado os valores.

Em agosto do ano passado, novamente houve atraso no pagamento dos salários. A situação foi mencionada por deputados na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

Outros casos

Pendências envolvendo a SSP/MA também ocorreram no ano passado, em outros contextos. O Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp), que é uma organização do Terceiro Setor, cobrou uma dívida de R$ 3 milhões da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. Esse valor era referente a três meses de salários atrasados de 347 funcionários da instituição, que prestava serviços de apoio administrativo no órgão do Governo do Estado. O débito se acumulava desde julho, quando começaram as inadimplências.

O contrato com a SSP/MA começou em 2013 e foi encerrado no dia 2 de outubro do ano passado. Porém, os funcionários, de nível médio e superior, ainda esperavam receber os salários de julho, agosto e setembro. Somando essa dívida, o valor era de R$ 3 milhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.