Incursão

Polícia procura outros envolvidos na morte do sargento Nogueira da PM

O militar foi executado em plena Quarta-Feira de Cinzas, no Miritiua, em São José de Ribamar, e até o momento dois acusados foram presos e um dos envolvidos morto durante confronto

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Fransoarle Freitas Silva, o Tibiri, morto em confronto com a polícia,
Fransoarle Freitas Silva, o Tibiri, morto em confronto com a polícia, (Tibirí)

SÃO LUÍS - A polícia continua realizando incursões na Grande Ilha com o objetivo de prender os outros envolvidos no assassinato do sargento da Polícia Militar, Washington Ferreira Nogueira, de 52 anos, ocorrido na Quarta-feira de Cinzas, 26, na Região do Miritiua, em São José de Ribamar. Ainda ontem, um dos acusados, Fransoarle Freitas Silva, Tibiri, foi morto em confronto com a polícia, no Parque Florêncio, área do Araçagi, e a polícia conseguiu recuperar a arma do militar. Enquanto, na tarde do último dia 26, foram presos dois suspeitos desse crime e nesta sexta-feira, 28, devem participar da audiência de custódia, no fórum do calhau.

O delegado Walter Wanderley, titular do 21º Distrito Policial, informou que os militares foram recebidos a tiros quando chegaram ao Parque Florêncio. Houve o confronto e um dos tiros atingiu Tibiri. Ele ainda foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, mas chegou sem vida. Em poder do criminoso, os policiais encontraram a pistola do sargento e munições. As buscas continuam para prender os outros acusados desse crime.

Ainda segundo o delegado, o militar foi executado com o tiro na nuca quando estava a caminho do serviço, na manhã de Quarta-Feira de Cinzas, 26, no Miritiua, e teve a sua mochila roubada em que estava a sua pistola e o fardamento. Tibiri foi reconhecido, por meio de imagens obtidas pela polícia. O criminoso aparece fugindo do local do crime vestido com uma camisa verde em uma bicicleta e levando a mochila do militar.

Investigações

O caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) e o sargento foi vítima de execução. O delegado Lúcio Rogério declarou em entrevista à Mirante AM que dois acusados do assassinato foram presos por militares nas imediações do local onde ocorreu o crime e levados para a sede da superintendência, na Avenida Beira-Mar.

Em poder dos detidos, os policias apreenderam uma bicicleta e uma camisa verde, que teria sido utilizada pelo autor do tiro. O delegado também informou que os detidos teriam dado o apoio logístico durante a empreitada criminosa e usam tornozeleiras eletrônicas, mas, os aparelhos estavam descarregados.

Lúcio Rogério disse que Tibiri no mês de janeiro deste ano foi preso em flagrante cometendo roubo no bairro da Cohab em companhia de outros criminosos. Eles foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, mas, foram liberados e obrigados a usarem a tornozeleira eletrônica.

O corpo do sargento foi velado na residência de familiares, no Bairro de Fátima. Enquanto, o sepultamento ocorreu na tarde de quinta-feira, 27, no cemitério, localizado em Paço do Lumiar, onde contou com a presença dos parentes e policiais.

Mais assassinatos

Ainda no dia 26, além da morte do sargento da Polícia Militar, ocorreram mais quatro assassinatos, em São José de Ribamar. As vítimas foram Francisco José Nascimento Oliveira, de 28 anos, no Alto do Turu II; João Vitor da Silva Facundes, de 18 anos, no Parque Araçagi; João Vitor do Anjos Freitas, de 24 anos, no Parque Vitória; e Márcio Luís Madeira dos Santos, de 21 anos, no Parque Jair. A polícia informou que os crimes foram ocasionados a tiros.

Saiba mais

Fake news

Desde a última quarta-feira, 26, circulam imagens na rede social de pessoas mortas a tiros e dizem que esse fato ocorreu em São José de Ribamar e tem ligação com a morte do sargento Nogueira, mas, segundo a polícia, isso não procede.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.