Estado Maior

Não vê quem não quer

Agência Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), visitou nesta semana a senadora Eliziane Gama (Cidadania), na abertura da Semana Maranhense de Retiros, evento religioso apoiado pela parlamentar, que é evangélica.

Mais do que a visita a uma aliada, em si, o fato mostrou-se emblemático pela companhia do comunista durante a agenda. Dino levou consigo o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos).

A proximidade entre os dois é cada vez maior. E não se resume aos afazeres administrativos. O governador e seu vice estão “fechados” e formaram nos últimos anos um grupo forte, de olho nos eventos político-eleitorais vindouros.

Brandão é o candidato preferido de Flávio Dino a sua própria sucessão - o governador pode ser candidato a presidente ou vice-presidente, ou, ainda, a senador. Tem a confiança e o respeito do atual chefe do Executivo.

E os movimentos que se sucedem, mês após mês, mostram que, na divisão que se formou no Palácio dos Leões e entorno - com Brandão e seu grupo de um lado, e o senador Weverton Rocha (PDT) e seus aliados, de outro - Dino está muito mais próximo do seu vice-governador.

A visita ao retiro de Eliziane parece apenas uma agenda comum de governantes. Mas, para bons observadores da cena política local, mostra muito mais do que está na superfície.

Só não vê quem não quer.

Golpe

A senadora Eliziane Gama (Cidadania) fez uma publicação nas redes sociais denunciando um grupo de golpistas que tem usado seu nome para arrancar dinheiro de pessoas no interior do Maranhão.

Segundo ela, os criminosos alegam estar falando em seu nome para solicitar ajuda com gastos em cartório.

– A senadora já enviou denúncia à Secretaria de Estado da Segurança Pública -, diz um comunicado da parlamentar.

Alternativos

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PV, Adriano Sarney, intensificou o contato com a população neste Carnaval.

Ele esteve presente em bairros da capital, onde participou de blocos de rua e prestigiou eventos alternativos. Entre eles, o Circuito Monte Castelo, que reuniu 20 blocos tradicionais em protesto pela falta de apoio da Prefeitura.

"A Cultura deve ser prioridade em qualquer governo, de qualquer bandeira ou ideologia, pois ela pertence a cada um de nós independentemente das nossas diferenças", disse.

Enquanto isso…

Agora fora do PCdoB, Duarte parece ter deixado muitas arestas na base governista antes da sua saída definitiva.

Em pleno Carnaval, Felipe Camarão (DEM) deixou de lado a folia apenas para retuitar o comentário de um usuário do Twitter que foi um petardo direto no ex-pupilo.

- Se você, no primeiro mandato eletivo, tem que trocar de partido para almejar outro cargo porque foi preterido na disputa interna, sejamos sinceros… Você tem um projeto PESSOAL de poder - dizia o tuíte replicado pelo democrata.

Reunião

O vice-presidente e presidente eleito do TJMA para o próximo biênio, desembargador Lourival Serejo, participou da reunião de dirigentes de Tribunais de Justiça Estaduais, em São Paulo.

Na ocasião, foi votada pelos participantes a criação do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre).

O Colégio atuará na defesa do Poder Judiciário, especialmente na sua autonomia e independência.

Vai sair do papel?

Aliados do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) têm anunciado há mais de uma semana que ele receberá o apoio do PP a sua candidatura a prefeito de São Luís.

O comunista até esteve reunido na semana passada com o presidente progressista, o também deputado federal André Fufuca.

O próprio parlamentar, contudo, garante que ainda não definiu apoio a ninguém na capital, o que levantou dúvidas contra a certeza dos comunistas de que essa aliança vai sair do papel.

De olho

3% a mais é quanto produtores de soja, milho e outros grãos pagarão a partir do dia 10 de março, quando entrará em vigor lei sancionada pelo governo em dezembro de 2019.

Maria da Penha

A Procuradoria Geral de Justiça discute a implantação da Patrulha Maria da Penha em cidades do interior do Maranhão, conforme prevê o Decreto nº 31.763/2016 do Governo do Estado.

A Patrulha Maria da Penha já existe em São Luís e nos municípios de Imperatriz e de Balsas. Conforme informações da Polícia Militar, em breve, vai operar em Timon.

Em recente reunião na PGJ discutiu-se a possibilidade da ampliação do serviço para as cidades de Santa Inês, Caxias, Pinheiro, Bacabal, Pedreiras e Presidente Dutra.

E mais

- Segue o bombardeio de emissários do Palácio dos Leões contra o deputado Duarte Júnior, pré-candidato do Republicanos à Prefeitura de São Luís.

- Ainda enfrentando dificuldades no PSDB, o deputado estadual Wellington do Curso agora admite conversas com o PRTB.

- O secretário de Relações Institucionais do governo Flávio Dino (PCdoB), advogado Enos Costa Ferreira, por enquanto, é o nome do Cidadania para a disputa em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.