Igreja Católica

Campanha da Fraternidade vai ser lançada no sábado, 29

Com base na mensagem do Bom Samaritano, campanha deste ano tem como tema "Fraternidade e vida: dom e compromisso" e o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário, celebrará missa da Campanha da Fraternidade
Arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário, celebrará missa da Campanha da Fraternidade (campanha da fraternidade)

A abertura da Campanha da Fraternidade 2020 vai ocorrer no próximo sábado, 29, na sede da Renovação Carismática, no Viva do Angelim. Para este ano, a campanha tem como tema passagem bíblica do Bom Samaritano “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
No dia da abertura, a programação começará a partir das 14h30 com apresentações de bandas católicas. No final da tarde está prevista a missa, que tem como celebrante o arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário, como ainda vai contar com a presença dos padres da Grande Ilha, diáconos, religiosos, leigos e autoridades em geral.

Dom Belisário declarou que o tema deste ano da campanha faz um alerta para que o ser humano possa também se preocupar com o seu próximo e o tempo da Quaresma é o período que a pessoa possa chorar pelos pecados pessoais e do mundo. “A vida é um dom de Deus, mas também é um compromisso. Cuidar dela é uma maneira de agradecer este dom”, afirmou Dom José Belisário.

Ele ainda informou que a igreja no Brasil, que em mais cinco décadas usa a Campanha como modo de viver a Quaresma, propõe, a cada ano, uma vivência mais ativa. Em 2020, as ações práticas trazem verbos como envolver, acompanhar, frutificar e festejar. “São ações para que o católico viva concretamente o evangelho junto ao próximo”, explicou Belisário.

Ele ainda declarou que dois ícones ajudam a compreender o conteúdo e a mensagem da Campanha da Fraternidade deste ano. Um deles é o cartaz, que retrata a santa brasileira, recentemente canonizada, a Santa Irmã Dulce.

Bom Samaritano
De acordo com dom Belisário, ela é alguém que não fechou os olhos frente ao sofrimento de crianças e idosos, de doentes e desvalidos. Como boa samaritana, movida de compaixão, ela cuidou deles. Enquanto, o segundo ícone representa a parábola do Bom Samaritano. Nesta há dois tipos de olhar. Primeiramente, o olhar da indiferença, que é do sacerdote e do levita. Eles viram o homem caído à beira do caminho, mas passaram adiante. O outro olhar é o da compaixão, que é do samaritano. “No olhar samaritano é o da compaixão e do cuidar do próximo”, detalhou Belisário.

Para o padre Luís Carlos, da Comissão Arquidiocesana da Campanha, a igreja nos convida a não nos cansarmos de fazer o bem, mas, com a força do Espírito. “É necessário ter sempre o olhar de solidariedade social, um olhar da fé que enxerga luzes, um olhar solidário, que exige uma ética do cuidado, buscando o apoio também da sociedade civil organizada, como conselhos de direitos, organizações não governamentais, sindicatos, associações de bairro, conselhos paritário”, apontou.

Saiba Mais

Ano passado

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade (CF) do ano passado, no dia 6 de março, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça". A campanha chama atenção dos cristãos para ações e programas que devem garantir os direitos humanos.

Segundo a CNBB, o texto-base da CF chama a atenção para o fato de que falar de “Políticas Públicas” não é falar de “política” ou de “eleições”, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos.

Serviço

O que: Campanha da Fraternidade
Quando: Lançamento no sábado, dia 26
Onde: na sede da Renovação Carismática, no Viva do Angelim
Horário: A partir das 14h30
Tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.