Carnaval

Samba para a "Princesa do Mearim"

Escola de samba Turma do Quinto fará uma homenagem ao município de Bacabal; agremiação será a terceira a desfilar na passarela do samba do Anel Viário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A Turma do Quinto vai brigar pelo título
A Turma do Quinto vai brigar pelo título (Turma do Quinto )

São Luís - “Bacabal de azul e branco canta seu centenário de histórias e glórias”. A escola de samba Turma do Quinto, fundada no bairro tradicional Madre Deus, em 1940, vai para a passarela do Anel Viário no Domingo Gordo, homenagear o município de Bacabal. O carnavalesco é Washington Coelho e os compositores Manoel Henrique, Carlos Boniek e Cecel.

A escola, a terceira agremiação da noite, será puxada pelos intérpretes Gabriel Melônio, Alessandra Loba, Raul Silva e Luís Carlos Vovô. A agremiação desfilará com 16 alas, quatro carros alegóricos e um tripé, além das alas das baianas, ala das passistas e ala da velha-guarda. Pelo menos dois mil componentes deverão passar pelo Anel Viário para contar a história da cidade homenageada.

Segundo Washington Coelho, a escola, este ano, será mais numerosa. “É que, como faremos uma homenagem ao município de Bacabal, muitos integrantes virão de lá para desfilar. Logo, nossa expectativa é das melhores possíveis”, disse.

Expectativa

A Turma do Quinto, nas cores azul e branco e com sede na Madre Deus, é a que contabiliza mais títulos de campeã do Carnaval. A escola surgiu em homenagem ao Quinto Batalhão de Arte, sediado nas imediações do Hospital Geral, naquele bairro. Este ano, a ideia da escola é mostrar a pluralidade cultural da cidade de Bacabal, conhecida como a “Princesa do Mearim”. “A nossa expectativa de toda a comunidade é grande para o desfile. O sentimento é de que faremos um lindo desfile, dentro do que foi planejado e nosso desejo é recuperar o título, que não conseguimos desde 2017”, disse Gersinho Silva, da diretoria.

O município está completando 100 anos. O carnavalesco disse que a proposta é enaltecer a cidade e o desfile será dividido em quatro setores: “natureza”, “história e tradições”, “cultura” e “futebol”. “Nós vamos mostrar a história, cultura e fé. Você tem, por exemplo, o Papete que é de lá. O enredo é importante pois traz todos esses elementos daquele povo”, contou Washington Coelho, acrescentando que, de acordo com a programação da festa momesca, o desfile deverá iniciar às 0h20.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.