COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A INFLUENCIADORA digital maranhense Thaynara OG foi uma das celebridades que brilharam na folia do Bloco do Abrava, capitaneado pelo ator e cantor Tiago Abravanel, no último sábado, na capital paulista
A INFLUENCIADORA digital maranhense Thaynara OG foi uma das celebridades que brilharam na folia do Bloco do Abrava, capitaneado pelo ator e cantor Tiago Abravanel, no último sábado, na capital paulista
A ASSOCIAÇÃO Comercial do Maranhão receberá, amanhã, o mestrando em Administração Raul Lamarca, que integra a equipe de Comunicação do Porto do Itaqui. Ele fará uma apresentação institucional com foco no tema “Porto do Itaqui – Vetor de Desenvolvimento do Maranhão”
A ASSOCIAÇÃO Comercial do Maranhão receberá, amanhã, o mestrando em Administração Raul Lamarca, que integra a equipe de Comunicação do Porto do Itaqui. Ele fará uma apresentação institucional com foco no tema “Porto do Itaqui – Vetor de Desenvolvimento do Maranhão”

Firmina na avenida
A escola de samba maranhense Turma de Mangueira, a mais antiga do Carnaval de São Luís, cantará, dançará e homenageará a história de Maria Firmina dos Reis, primeira romancista do Brasil.

A verde e rosa foi fundada em 25 de dezembro de 1928, ou seja, a agremiação está completando 92 anos de história.

Em 1977, a escola fez uma homenagem à Maria Firmina. No entanto, desta vez, a proposta é outra e não será uma releitura. A agremiação abordará a importância dela para a literatura brasileira.

Nos circuitos
O poder público deveria dar uma atenção maior aos problemas de infraestrutura nos circuitos da folia em São Luís. O problema maior são as deformações no asfalto de muitas vias por onde os blocos passarão.

Na Madre Deus, por exemplo, os moradores aguardam o trabalho de recuperação da ladeira da Fonte do Bispo, que é o corredor ligando o Largo do Caroçudo ao Anel Viário, ou seja, trecho de intenso vaivém de foliões durante a festa.

Cidadão Maranhense
O empresário Sérgio Luís Veras Parente, presidente do Grupo RJ Distribuidora, que atua nos estados do Maranhão e Ceará, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão com o título de “Cidadão Maranhense”.

Ele é natural de Sobral, no interior do Ceará, mas começou seus negócios no Maranhão, em 1999, como representante comercial da Indústria Alfredo Fantini. Anos após, resolveu montar sua própria empresa, dando início à RJ Distribuidora São Luís, que funciona até hoje.

Cidadão Maranhense 2
Em 2005, com o sucesso de sua empresa, Parente trouxe sua família para morar nesta Capital, onde reside até hoje com seus filhos e netos.

O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, justificou a concessão da honraria destacando os serviços prestados pelo empresário e sua contribuição para o desenvolvimento empresarial e à empregabilidade no estado.

Empregos informais
No ano passado, 60,5% dos trabalhadores maranhenses atuavam em empregos informais, conforme levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Eram, pelo menos, 6 em cada 10 pessoas trabalhando sem carteira assinada, por conta própria, com serviço doméstico ou sem CNPJ.

A mesma pesquisa apontou que a média nacional era de 41,1%. Em relação à taxa média anual de subutilização no estado, ou seja, trabalhadores que procuram emprego, que trabalham menos horas do que gostariam ou que gostariam de trabalhar, mas não procuram emprego, foi de 40,5%.

Novas salas
O Rotary Club São Luís João Paulo, em parceria com o Rotary Club de Castlegar (Canadá), uniram-se, no ano passado, em prol da construção de duas novas salas de aula no Centro Profissionalizante do Maranhão, uma ONG fundada pelo padre Jean Marie Maurice Lecornu (Pe. João de Fátima Maranhão), há 40 anos.

Sua missão é capacitar jovens e adultos em vulnerabilidade social, promovendo a proteção à infância e adolescência, além de oferecer cursos de alfabetização e de capacitação profissional.

Novas salas 2
Um grupo de 13 alunos do Rotary Club de Castlegar, acompanhados de cinco adultos, estiveram em São Luís em 2019 para atuar como voluntários na execução do projeto. Agora, no próximo dia 19 de fevereiro, às 10h, serão inauguradas as duas novas salas de aula que beneficiarão centenas de crianças e adultos da comunidade do entorno do Parque Pindorama.
A governadora do Rotary Club Distrito 4490, Maria Vital da Rocha, já confirmou que virá a São Luís para o evento, a ser conduzido pela diretora executiva Eulália das Neves Ferreira e pela presidente do Cepromar, Luzia Rezende.

Folia na Cozinha Massari
A bateria da escola de samba Favela do Samba, o DJ Pedro Sobrinho, a banda Black Brasil São Luís e Tony Soubler são os escaladas para a folia da Segunda-Feira Gorda de Carnaval na Cozinha Massari, de Fábia e Eduardo Massari, no Olho d’Água, que terá início ao pôr do sol. Durante o evento, Eduardo festejará seu aniversário de 60 anos.

TRIVIAL VARIADO
O primeiro bloco de Carnaval da saúde mental reuniu, na última sexta-feira, profissionais da área e pacientes do Hospital Nina Rodrigues, referência nesse tipo de tratamento no Maranhão.
O Grupo de Esposas de Deputados apoiou a iniciativa.

Margareth Menezes, que vem para o Carnaval de São Luís, animou o bloco Unidos do Bar Brahma, em São Paulo, no último fim de semana. Deu um show!

O Sesi Araçagi promoverá uma festa infantil dia 22 de fevereiro, sob o comando da banda

Unidunitê, para a criançada, começando às 16h. Depois, tem a programação para os adultos, com Bicho Terra, Thaís Moreno e Jegue Folia.

A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, no Calhau, também terá programação carnavalesca, na noite da
Sexta-Feira Gorda, com a presença das bandas Mix in Brasil, Bicho Terra e Argumento. A festa foi batizada de Baile do Azul.

A Receita Federal liberou o lote multiresidual do imposto de renda pessoa física, referente aos exercícios de 2008 a 2019. Para saber se teve o crédito liberado, o contribuinte deve acessar o site
receita.fazenda.gov.br ou ligar para o receitafone: 146. A Receita disponibiliza, também, um aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do importo de renda.

No fim de semana, a folia correu solta também no bairro Cohatrac, atraindo a ala jovem de São Luís. Um dos artistas que se apresentou no Blocão do Cohatrac foi Andson Mendonça.

DE RELANCE

Samba no Blue
A tradicional “Feijoada com Samba”, que anima as tardes de sábado no Oito Restaurante, do elegante Hotel Blue Tree Towers São Luís, terá uma edição especial de Carnaval. No Sábado Gordo, para que a diversão fique ainda melhor e no embalo de Momo, um grupo de passistas profissionais mostrará aos foliões como se dança o principal ritmo da festa mais popular do Brasil. O evento terá início ao meio-dia.

Revista do Tribunal
O Poder Judiciário do Maranhão publicou a última edição da Revista do Tribunal de Justiça, que tem apresentação do presidente da Corte, desembargador Joaquim Figueiredo. O Conselho Editorial é presidido pelo vice-presidente e presidente eleito do TJMA para o novo biênio, desembargador Lourival Serejo. Integram também o Conselho Editorial os desembargadores Cleones Cunha, José de Ribamar Castro e Josemar Lopes Santos.

Receptivo no aeroporto
Bicho Terra, bloco tradicional Os Tremendões e o grupo de reggae GDAM foram escalados para recepcionar os turistas que desembarcarem no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. A Operação Boas-Vindas acontecerá na quinta e sexta-feira, com o intuito de fortalecer a cultura e o turismo no município. O Bicho recepcionará na quinta-feira ao som de músicas clássicas do Carnaval maranhense, como “É Gostosa”, “Fogo de Amor” e “Costela de Adão”. Na sexta-feira, será a vez do GDAM e do bloco Os Tremendões.

Novo corredor
O Carnaval do Maranhão tem uma novidade. Trata-se do Circuito Rio Bacanga, que democratizará ainda mais a festa, oferecendo mais opções ao folião. Saia Rodada, Mano Walter e Avine Vinny são algumas atrações do novo corredor da folia. Com um percurso de mais de mil metros, o novo circuito carnavalesco movimentará as avenidas Vitorino Freire e Africanos. Bandas, blocos de trio elétrico e minitrios garantirão a diversão durante três noites, de sábado a segunda-feira, começando sempre às 16h.

Processo Seletivo
A Universidade Estadual do Maranhão divulgou a lista dos aprovados no Processo Seletivo Simplificado do Programa Especial de Cursos Superiores de Tecnologia e do Vestibular EaD Especial. O percentual de preenchimento das vagas do seletivo foi de 100% e do Vestibular EaD Especial chegou a 99,44% de vagas preenchidas. Cerca de 1.426 candidatos se inscreveram para disputar 210 vagas dos cursos de Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Gestão de Qualidade e Tecnologia em Design de Interiores.

Um alerta
No último sábado, Dia Internacional do Câncer na Infância, o alerta foi dado pelo Instituto Nacional de Câncer, que atentou para os sinais e sintomas persistentes em crianças e adolescentes, mesmo aqueles que indicam para doenças comuns. Alguns estudos indicam que mais de três idas ao médico com o mesmo sintoma é uma situação que merece atenção especial. Os sinais do câncer pediátrico, muitas vezes, são parecidos com os de doenças comuns entre crianças e adolescentes. Por isso, o diagnóstico é um grande desafio.

Solução de Conflitos
Inauguradas as novas instalações do 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos de São Luís. A nova estrutura, localizada na Rua do Egito, atende à população na resolução de conflitos na fase pré-processual, com atendimento no âmbito do primeiro e do segundo graus. Atualmente, o Maranhão possui 21 centros de conciliação. A inauguração da nova estrutura possibilita uma melhor prestação jurisdicional e melhores condições de trabalho aos servidores que compõem a família judiciária.

“Não Toque”
Lançada, na tarde da última sexta-feira, a campanha da Secretaria de Estado da Mulher contra o assédio no Carnaval. O tema é “Não Toque, Respeite”. O objetivo é conscientizar a população, em especial o público masculino, para o combate ao assédio no entrudo. Por isso, uma equipe estará nas ruas pelo respeito ao direito das mulheres brincarem livremente.

Para refletir:
“As convicções são cárceres. Mais inimigas da verdade do que as próprias mentiras”. (autor desconhecido)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.