Fora do prazo

MP que criou carteira estudantil digital perde a validade

Deputados e senadores tinham 120 dias para votar a medida provisória, mas matéria não entrou em pauta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Após 120 dias da publicação da MP, deputado e senadores não votaram a matéria
Após 120 dias da publicação da MP, deputado e senadores não votaram a matéria (Carteira digital)

Brasília - A Medida Provisória 895/19, que criou a Carteira de Identificação Estudantil gratuita em formato digital, perdeu a validade no domingo, 16, por não ter sido analisada pelo Congresso Nacional no prazo regimental de 120 dias.

No entanto, como medidas provisórias produzem efeitos a partir da sua publicação, quem tirou a chamada ID Estudantil poderá continuar usando o documento até dezembro.

A MP alterava a Lei 12.933/13, que trata da meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos.

Para ter virado lei, a MP tinha que ter sido aprovada por uma comissão mista e pelos plenários da Câmara e do Senado, em 120 dias.

O governo, que anunciou que mais de 300 mil carteiras foram emitidas, ainda não informou se apresentará um projeto de lei retomando o assunto da MP.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.