Mercado

Cinco carreiras que criaram mais postos de trabalho no MA

Levantamento da plataforma Quero Bolsa, referente a 2019, aponta crescimento de profissões de saúde e tecnologia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Profissional de enfermagem, uma das áreas que mais criou vagas de trabalho no Maranhão, no ano passado
Profissional de enfermagem, uma das áreas que mais criou vagas de trabalho no Maranhão, no ano passado (Enfermeiro)

Enfermagem foi a carreira do ensino superior, tirando as ocupações de licenciatura, que gerou mais postos de trabalho no estado do Maranhão, em 2019, com 606 novas vagas criadas. Os dados são de um levantamento do Quero Bolsa , plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, utilizando os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

"Os dados do Caged mostram que, no Maranhão, as carreiras ligadas à saúde apresentaram maior geração de postos de trabalho em 2019", explica Lucas Gomes, diretor de ensino superior do Quero Bolsa. "Além da maior facilidade de inserção no mercado, estes trabalhadores têm remunerações acima da média dos brasileiros. Isso explica também o crescimento da procura por estes cursos entre os ingressantes no ensino superior que nós temos acompanhado nos últimos anos".

Para chegar ao resultado, foi subtraído o número demissões do total de contratações, chegando assim o saldo. Isso significa que o novo funcionário não veio apenas para preencher a lacuna de um antigo e sim que um novo posto foi criado. Ao todo, foram criados 1.866 postos de trabalho com ensino superior no estado, em 2019.

Plataforma

O Quero Bolsa, plataforma de vagas no ensino superior, oferece 92.901 bolsas de estudo nom Maranhão. São oportunidades em 42 instituições de ensino com até 77% de desconto.

"As bolsas de estudo têm demonstrado um grande poder de inclusão de pessoas no ensino superior", aponta Lucas Gomes, diretor de ensino superior no Quero Bolsa. "Elas permitem que estudantes que não podem pagar o preço integral das mensalidades possam ingressar na faculdade. Ao mesmo tempo, ela ajudam as instituições de ensino a preencherem vagas que ficariam ociosas", conclui.

O Quero Bolsa (http://querobolsa.com.br) conecta alunos a instituições de ensino e oferece vagas e bolsas de estudo em cursos de Ensino Superior, Ensino Básico, Idiomas e Intercâmbio. Em um cenário em que apenas 15,7% dos adultos brasileiros concluíram a graduação, segundo dados do IBGE, ele cresce a passos largos e já gerou uma economia de mais de R$ 1,3 bilhão para alunos do país inteiro.

Atualmente a plataforma conta com mais de 6 mil escolas parceiras, 1.600 instituições de ensino superior, 2.500 de ensino básico, além de mais de 10 mil opções de cursos de idiomas e 50 mil de intercâmbio.

SAIBA MAIS

Cursos com mais vagas de trabalho

• Enfermeiro ou Enfermeira

Saldo de contratações: 606;

Salário médio: R﹩ 2.807,84;

Curso: Enfermagem ;

• Fisioterapeuta Geral

Saldo de contratações: 143;

Salário médio: R﹩ 2.071,22;

Curso: Fisioterapia ;

• Assistente Social

Saldo de contratações: 105;

Salário médio: R﹩ 2.276,69;

Curso: Serviço Social ;

• Preparador ou Preparadora Física

Saldo de contratações: 46;

Salário médio: R﹩ 834,15;

Curso: Educação Física ;

• Orientador Educacional

Saldo de contratações: 38;

Salário médio: R﹩ 2.723,44;

Curso: Pedagogia ou Psicologia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.