Conhecimento

Alunos se identificam com profissões e idealizam carreiras durante evento

Acadêmicos da Faculdade Pitágoras fizeram apresentações sobre os cursos e carreiras em estandes; "Giro de Profissões" foi aberto a alunos do 3º ano do Ensino Médio e teve boa aceitação

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]Durante a terça-feira, 22, um evento na Faculdade Pitágoras, em São Luís, mobilizou alunos do 3º ano do Ensino Médio de diversas escolas, públicas e privadas, da Região Metropolitana de São Luís. O “Giro de Profissões” possibilitou aos jovens estudantes que projetassem suas carreiras, a partir de inclinações profissionais já selecionadas pelos estudantes. Os acadêmicos da instituição fizeram suas apresentações nos diversos estandes, reforçando as qualidades e peculiaridades de cada profissão.

O evento começou no período da manhã, por volta das 9h, no campus Turu 1, na Avenida São Luís Rei de França. Nos vários estandes, os universitários mostraram aos alunos do Ensino Médio sobre o cotidiano de cada área, como Enfermagem, Engenharia da Produção, Administração, Ciências Contábeis, Odontologia e Psicologia. Cada grupo acadêmico utilizou sua criatividade para fazer a apresentação, a fim de auxiliar os estudantes do 3º ano na escolha de uma carreira.
[e-s001]
No estande da Engenharia Mecânica, por exemplo, com uma asa de aeronave construída pelos alunos, em um projeto que durou um ano, os universitários explicaram sobre o aerodesign, impressão 3D e o processo de soldagem. Os alunos do Ensino Mé­dio fizeram várias perguntas sobre a composição do equipamento projetado pelos acadêmicos. Durante as indagações, os jovens conheceram a madeira balsa, as fibras de carbono e alumínio.

Em outros estandes do “Giro de Profissões”, foram feitas explicações científicas sobre o DNA e o parto, tudo de forma didática, para que os jovens estudantes compreendessem, sem dificuldades, o conhecimento transmitido.

O evento tem como principal finalidade trazer os alunos do Ensino Médio, do 3º ano, de escolas, sejam privadas ou públicas, para a vivência do Ensino Superior. Aqui, eles podem conhecer as peculiaridades de cada profissão, para escolherem qual carreira devem seguir”Briena Leite, coordenadora comercial da Faculdade Pitágoras de São Luís

Um dos momentos mais comentados foi o experimento dos alunos de Engenharia Mecânica, que lançaram, do quarto andar do prédio, objetos construídos com bambu, palito e outros materiais, que continham ovos. O objetivo era testar se os ovos se quebrariam. Eles, porém, ficaram intactos, pois tiveram sua queda amortecida.

Peculiaridades das profissões
“O evento tem como principal finalidade trazer os alunos do Ensino Médio, do 3º ano, de escolas públicas, sejam privadas ou públicas, para a vivência do Ensino Superior. Aqui, eles podem conhecer as peculiaridades de cada profissão, para escolherem qual carreira devem seguir”, esclareceu Briena Leite, coordenadora comercial da Faculdade Pitágoras de São Luís.
[e-s001]
Segundo ela, muitos alunos já sabem para qual área têm determinada habilidade ou aptidão, como foi percebido no evento. Sendo assim, o estudante tem a oportunidade de conhecer com mais detalhes sobre algum ramo profissional. “A gente tem mais de 30 cursos que participam do ‘Giro’. Então, estamos fazendo em dois turnos, para que nenhum aluno perdesse o momento, uma vez que alguns estudam de manhã e outros à tarde. Já houve palestras, muita interação, dinâmicas e apresentação do diretor da Faculdade Pitágoras, Adriano Douglas”, declarou Briena Leite.

Durante o “Giro de Profissões”, também houve um espaço de orientação profissional, que foi preparado pelos acadêmicos de Psicologia, para os alunos que ainda estão indecisos sobre qual carreira seguir.

Explicações aos alunos
Para a acadêmica Laís Sousa, do 2º período de Odontologia, o even­to foi muito importante para ajudar os jovens em suas decisões sobre qual profissão pretendem seguir. No estande do curso, foram repassadas explicações acerca das tarefas realizadas por um dentista. “Muita gente pensa que Odontologia só estuda dentes. Isso não é verdade. Nós estudamos um sistema, que envolve todo o corpo humano, e muitas áreas da saúde. Nós mostramos aos alunos que o curso é maravilhoso. Eles ficaram muito curiosos e fizeram várias perguntas”, disse a universitária.

Muita gente pensa que Odontologia só estuda dentes. Isso não é verdade. Nós estudamos um sistema que envolve todo o corpo humano e muitas áreas da saúde. Nós mostramos aos alunos que o curso é maravilhoso. Eles ficaram muito curiosos e fizeram várias perguntas”Laís Sousa, Acadêmica do do 2º período de Odontologia da Faculdade Pitágoras

O professor Jacques Aranha, de Engenharia da Produção e Administração, também avaliou positivamente o “Giro”, que ele definiu como um “dia maravilhoso de conhecimento”. Para o docente, o evento foi uma oportunidade de o aluno do Ensino Médio conhecer cada curso de graduação, para compreender como funciona, hoje, o mercado de trabalho. “Principalmente, o mercado da indústria 4.0, de tecnologia. Foi um momento de muito conhecimento. Nós, professores, estamos felizes em fazer parte disso. Logo logo, esse estudante vai se tornar um excelente profissional”, pontuou Aranha.
[e-s001]
Ainda segundo o professor, um curso superior é um referencial para toda a vida de um ser huma­no. Ele disse que mais de 360 escolas visitaram o “Giro das Profissões” nos dois turnos. “Momento riquíssimo. Todos os cursos da faculdade participaram. Nenhum ficou ausente”, observou o docente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.