COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
QUEM reapareceu, ontem, nos lugares da moda, foi a sempre alegre Rosário Saldanha com o marido Fernando Albuquerque e os filhos Gustavo e Rafael, na foto com o PH, no concorrido almoço do Gio Gastrobar, na Ponta do Farol. Desde o começo do ano Rosário tem feito constantes viagens a São Paulo para tratamento de saúde
QUEM reapareceu, ontem, nos lugares da moda, foi a sempre alegre Rosário Saldanha com o marido Fernando Albuquerque e os filhos Gustavo e Rafael, na foto com o PH, no concorrido almoço do Gio Gastrobar, na Ponta do Farol. Desde o começo do ano Rosário tem feito constantes viagens a São Paulo para tratamento de saúde

Agenor para prefeito
A ressurreição de Agenor, nome de um bloco famoso do nosso Carnaval e que nos últimos anos esteve ausente da folia, provocou logo uma reação nos meios políticos locais.
Diante do vazio em torno da consolidação de candidaturas à Prefeitura de São Luís, os Amigos do Agenor resolveram aproveitar o vácuo para lançá-lo candidato a Prefeito desta Capital.
É previsível que várias manifestações de apoio apareçam de agora em diante, para tornar Agenor um candidato imbatível nas próximas eleições.
Afinal de contas, no passado o Agenor era um jumentinho de estimação. E agora ele pode ter sido ressuscitado com a postura humanizada de um político que poderá mudar a história de São Luís.

Contagem regressiva
Estamos em plena contagem regressiva para aquele será o mais charmoso e contagiante baile pré-carnavalesco de São Luís.
É gratificante poder, por mais um ano consecutivo, reunir os amigos para dar as boas-vindas, em grande estilo, ao entrudo maranhense, com todas as suas peculiaridades e exclusividades.
O Almoço do PH Revista 2020, em celebração aos 40 anos de circulação do caderno homônimo, é um convite a uma tarde/noite de descontração. Desta vez, faremos uma criativa associação entre as culturas maranhense e indiana.
Quando divulgamos a informação do tema, aguçamos a curiosidade dos nossos convidados.
As surpresas da designer Cíntia Klamt Motta, no entanto, serão reveladas apenas no próximo sábado, dia 15, a partir das 14h em ponto, quando abriremos o portão do suntuoso Palazzo Eventos, no Araçagi.

Contagem regressiva 2
No fim de semana, dava para perceber, claramente, o entusiasmo dos foliões que se dirigiam ao Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia, para receber a camiseta-convite, das mãos deste Repórter PH e de Teresa Martins.
A única dúvida era em relação à escolha da cor da vestimenta: rosa, vermelho, roxo ou azul turquesa.
É muito provável que os ateliês acostumados a receber encomendas de customização e criação de fantasias já estejam congestionados.
Esta semana, a correria será grande para as transformações das camisetas confeccionadas pela Malharia Bege em trajes indianos ou que lembrem alguma coisa da mágica Índia.
Agora, é aguardar o dia “D”.
Prometemos que será uma festa inesquecível, com uma sequência musical convidativa para que se invada a pista e, entre sorrisos de alegria e tiros de confete, levantem-se as taças de champanhe para saldar mais um Carnaval do Brasil.

Salve Margareth
Margareth Meneses vem com tudo para o Carnaval de São Luís. A cantora, acostumada a animar os melhores carnavais do Brasil, está na programação oficial para agitar no Circuito Beira-Mar. Ela é animada, alto astral e costuma protagonizar apresentações marcantes, levando a energia contagiante da Bahia para os quatro cantos deste país e, também, do exterior.
Certamente, cantará a emblemática música “Faraó”, sua primeira canção, gravada em 1987 e que estourou nas rádios. Na época, o samba-reggae já fazia parte dos blocos afros de Salvador e já se misturava aos instrumentos eletrônicos.
Depois, ela gravou seu primeiro CD, que tinha a música “Ellegibô”. David Byrne ouviu e a convidou para abrir sua turnê internacional. Foram mais de 50 shows ao redor do mundo. Seu CD foi lançado lá fora. E essa música ficou, durante 11 semanas, na lista de sucessos da Revista Billboard, na categoria world music.

Maranhão no Bolsa Família
Conforme o Governo Federal, o Maranhão teve redução de 56.607 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família de janeiro a novembro do ano passado. No fim de 2018, o Maranhão tinha 970.472 famílias beneficiadas pelo programa, enquanto em novembro de 2019 esse número caiu para 927.773. Em média, o valor repassado por família é de R$ 216,92 no estado. Levando-se em consideração os últimos cinco anos, o Maranhão teve uma redução de quase 70 mil famílias beneficiadas.

TRIVIAL VARIADO

A pressa no último fim de semana, por conta do nosso envolvimento com os preparativos para o Almoço do PH Revista, terminou causando turbulência na revisão da edição do caderno mais lido da imprensa maranhense.

Explico: Ana Lúcia Braga Muniz é viúva há quatro anos. Portanto, foi seu cunhado Antonio José que saiu como sendo seu marido. A namorada de Rodrigo Duailibe é, na verdade, Hannah Rolim, filha da vice-presidente da Associação Comercial, Magnólia Rolim.

Tem mais: a senhora ao lado de Mariana Monteiro, noiva de Cristiano Fernandes, não é a mãe dela, mas sim uma amiga que prestigiou a posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação Comercial. Peço desculpas pela falta de atenção.

Podem começar ainda este ano os testes com lançamentos de foguete na Base Espacial de Alcântara. As operações oficiais, entretanto, só terão início depois da aprovação do plano de negócios e de mudanças
de infraestrutura no local.

Este ano, o trabalho estará centrado na elaboração do plano de negócios do Centro de Lançamento que, segundo ele, contemplará todas as conversas com as comunidades locais, os quilombolas, a Prefeitura de Alcântara, o Governo do Estado e empresas que podem participar da construção e melhoria da infraestrutura do centro e do seu entorno.
Será no Hotel Luzeiros a XVI edição do Passaporte Folia, a tradicional Feijoada de aniversário do Programa Mundo Passaporte do apresentador Marcos Davi, que estará recepcionando seus convidados ao lado da esposa e também apresentadora Madalena Nobre.

No assunto: a festa será no próximo domingo, a partir das 13h, com buffet completo de feijoada, drinks e um menu musical que promete. Para ter acesso ao evento, somente com as camisetas exclusivas da festa.

Depois de uma longa temporada em São Luís, o ex-presidente José Sarney e Dona Marly regressam hoje a Brasília e só voltarão a São Luís para as festividades em torno da comemoração dos 90 anos dele, no dia 24 de abril.

O governo Bolsonaro, em meio a acertos na área econômica, deve se entender melhor consigo mesmo. Precisa afinar o discurso para não transmitir a impressão, senão a certeza, de que fulano pensa assim, sicrano pensa assado e todo
mundo, no final das contas, pensa contrariamente ao presidente.

A política ainda é, no mundo civilizado, o espaço para a discussão dos assuntos da cidadania e dos interesses da coletividade.

Sábado, o PT comemorou, no Rio de Janeiro, 40 anos de fundação. Com as participações de representantes de PSB, PSol, PC do B e PDT, debateu o tema A unidade dos progressistas contra o neoliberalismo e a extrema direita.

Em tempo: no encontro, surpreendendo, autorizou alianças com PSDB, DEM e PSL nas eleições municipais. No encerramento do evento, o ex-presidente Lula incendiou: “Se não formos para a rua lutar e resistir, estaremos perdidos.”

Há dois anos, quando era presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luiz Fux definiu o risco das redes sociais entrando nas campanhas: “Notícias falsas vão derreter candidaturas legítimas.” Nada mudou.

Especialistas costumam dizer: na Economia, não existe otimismo ou pessimismo. Existe apenas o realismo. A Economia é uma ciência exata, o resultado se deve àquilo que se faz.

Mais um concorrente para ônibus e lotações: se a experiência do Uber em Vitória for exitosa, São Luís e outras capitais receberão triciclos elétricos, utilizados para o transporte de passageiros em países do Oriente.

Muitos têm restrições ao Oscar, mas a 92ª edição, na noite de ontem, concentrou as atenções. Não somente pelo glamour inerente à cerimônia em si, mas por ser uma espécie de “trending topics” do
que as pessoas estão discutindo depois de sair da sala escura, um impressionante espelho de vivências pessoais e coletivas.

DE RELANCE

Campanha do Ministério
Para prevenir o surgimento de novos casos de doenças sexualmente transmissíveis, o Ministério da Saúde lançou a campanha para evitar o comportamento de risco, com foco nos jovens de 15 a 29 anos. É bom ficar atento, pois o Carnaval bate à porta. O lema é “Usar camisinha é uma responsabilidade de todos”. As peças da campanha usam a linguagem da batalha de poesia e serão veiculadas em TVs abertas e por assinatura, em rádio, na internet, no cinema e na mídia exterior.

Campanha do Ministério 2
A falta do uso de preservativo tem causado o aumento do número de casos de infecções sexualmente transmissíveis no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados 158.051 casos de sífilis, sendo 62.599 em gestantes. A taxa de detecção da doença adquirida por 100 mil habitantes passou de 25, em 2014, para 75,8 em 2018, que são os dados mais recentes. As notificações de HIV chegaram a 43,9 mil novos casos em 2018, principalmente entre homens de 25 a 39 anos. Entre os quatro tipos de hepatites, foram 45.410 casos em 2018, sendo a tipo C a mais recorrente, com 12,6 casos para cada 100 mil habitantes.

Hora de vacinar
Começa hoje a campanha de vacinação contra o sarampo em São Luís. A proposta é intensificar a mobilização e conscientização sobre os riscos da doença e a importância da imunização. A iniciativa segue orientações do Ministério da Saúde. A campanha acontecerá em duas etapas, sendo a primeira entre o período de 10 de fevereiro a 3 de março, com público-alvo de vacinação as pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos de idade, com dia D de mobilização nacional, em 15 de fevereiro.

Hora de vacinar 2
A segunda etapa, de 3 a 31 de agosto, para o público de 30 a 59 anos de idade, com dia D de mobilização nacional em 22 de agosto. O público-alvo deve comparecer às salas de vacina levando a caderneta de vacinação para que seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. A primeira etapa tem o objetivo de resgatar pessoas de 5 a 19 anos de idade não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo e será realizada de forma seletiva, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação deste público.

Resultados marcantes
O governo Bolsonaro obtém dois resultados marcantes em uma semana. O primeiro é a taxa de juros mais baixa da história. O segundo é o menor Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo para o mês de janeiro desde o início do Plano Real, em julho de 1994. No entanto, falta reduzir o índice interno de atritos.

Os desacelerados
O bloco “Os Desacelerados”, do Detran/MA, já está as ruas, principalmente nos circuitos da Folia. O bloco é formado por integrantes do grupo de artes do órgão e por servidores de diferentes setores que também atuam nas ações educativas do Detran. Durante o mês de fevereiro, serão intensificadas as ações educativas, buscando a conscientização da população sobre os riscos no trânsito, com foco na redução de acidentes. As ações serão realizadas na Capital e nos municípios do estado, por meio das equipes de educadores das 15 circunscrições regionais.

Sem banho
Notícia desagradável para os turistas que visitam São Luís nesta época do ano. O novo laudo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais constatou que todas as praias da região metropolitana estão impróprias para o banho. O laudo foi realizado no período de 6 de janeiro a 3 de fevereiro e analisou 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi. A lista aponta as praias da Ponta d’Areia e de São Marcos como as mais poluídas da Capital, sendo seis pontos na Ponta d’Areia e cinco na Praia de São Marcos, respectivamente.

Folia na cidade
A folia oficial em São Luís terá início no 21 de fevereiro e seguirá até 25, em vários circuitos, como Beira-Mar, Madre Deus, Passarela do Samba e o novo, Rio Bacanga. No circuito Beira-Mar, haverá blocos de trio com shows no palco dos grupos Criolina, Argumento, e Lamparina, além de Duda Beat, Maria Rita, Cidade Negra e Margareth Meneses, entre outros.

Para escrever na pedra:
“A administração é a arte de aplicar as leis sem ferir os interesses”.De Honoré de Balzac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.