COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
AS DIRETORAS do Colégio Dom Bosco, Raíssa Murad, Isabella Caracas e Rebeca Murad começam o ano comemorando a premiação internacional do IF Design Awards 2020, que concedeu à nova marca do Dom Bosco Exponencial o prêmio máximo na categoria Comunicação
AS DIRETORAS do Colégio Dom Bosco, Raíssa Murad, Isabella Caracas e Rebeca Murad começam o ano comemorando a premiação internacional do IF Design Awards 2020, que concedeu à nova marca do Dom Bosco Exponencial o prêmio máximo na categoria Comunicação

Premiada nova marca Dom Bosco
Ao completar 60 anos da sua fundação, em 2018, o Colégio Dom Bosco se reinventou ao lançar uma inovadora proposta pedagógica, que evoluiu inspirada nas melhores práticas de educação mundial, agregando o que de melhor cada país de ponta na educação como Finlândia, Singapura, Estados Unidos, China, entre outros, pudesse oferecer à realidade brasileira e maranhense.
Assim nasceu o Dom Bosco Exponencial, uma escola adaptada às demandas atuais para formar líderes futuros.
A ampla reforma capitaneada pelos diretores Raíssa Murad, Isabella Caracas, Evandro Rodrigues Costa e Rebeca Murad foi vitoriosa em todos os sentidos.
Da campanha de comemoração dos 60 anos, que contou com eventos envolvendo alunos e ex-alunos, à adoção de novas metodologias ativas, culminando com a inauguração da nova sede da escola, com arquitetura inteligente e sustentável, onde cada espaço é um ambiente ativo que convida à experimentação e promove a aprendizagem.
E embasando esse novo momento, uma nova marca e identidade visual foram criadas, mantendo o nome mas renovando a simbologia para acompanhar a gigante evolução da escola.
A nova marca foi lançada em 2018, com concepção assinada pelo renomado escritório internacional de design FutureBrand (EUA) através de sua filial em São Paulo. Na nova logomarca, há várias versões para o nome da escola com diferentes símbolos da letra O, cada qual representando uma área de estudo (Exatas, Humanas, Tecnológicas, Biológicas, Artes e Inovação) que compõem a proposta de educação por múltiplas competências e com foco em resultados, compromisso com a comunidade e com o mundo, além de habilidades de vida.
Todo esse conceito de marca e proposta integrados acaba de ser premiado internacionalmente. A campanha da escola assinada pela FutureBrand foi a grande vencedora do prêmio IF Design Awards 2020, na categoria Comunicação; após uma rigorosa seleção realizada em Hamburgo na Alemanha, envolvendo marcas e projetos de 56 países.
Esse prêmio é um dos mais importantes do design mundial e acontece anualmente desde 1953, sempre focado em premiar projetos de excelência em design e inovação.
Essa é a primeira vez que uma marca maranhense atinge tamanho destaque mundial, e agora o Dom Bosco figura em igualdade de status entre marcas como Apple, Google, Samsung, Nokia só para citar algumas.
A premiação acontecerá na sede da Cidade do Design na Unesco em Berlim, no próximo dia 4 de maio, seguida de celebração no legendário Palácio de Friedrichstadt.

Tempos áureos
Quem circula pela área do Centro Histórico de São Luís, mais precisamente pelo entorno do Anel Viário, já percebe que a estrutura da passarela do samba vai ganhando forma, para, dentro de alguns dias, poder receber os cortejos de escolas de samba, blocos alternativos e organizados.
Em se tratando das escolas de samba, o problema é que essas agremiações maranhenses começam muito tarde a confeccionar suas fantasias, adereços e carros-alegóricos.
Principalmente em decorrência da escassez de recursos e da demora no repasse de verbas a seus dirigentes pelo poder público.
O resultado é um desfile carente de um visual mais luxuoso e criativo.

Tempos áureos 2
Todos os anos, quem aprecia o Carnaval de passarela, fica na expectativa de poder aplaudir algo melhor. No entanto, quando o locutor dá o sinal verde e o portão é aberto, a decepção é grande: poucas penas, pouco brilho, alas vazias e muito material que nem se usa mais.
Foi-se o tempo em que as escolas de samba do Maranhão eram reluzentes e suas alas, repletas de integrantes. No auge dos desfiles na Praça Deodoro, essas agremiações eram o centro das atenções e as fantasias, disputadas a tapa.
Uma turma animada caia no samba até o raiar do dia e não debandava nem mesmo quando São Pedro castigava o evento, mandando raios, trovões e muita água, sem piedade.
São tempos áureos que, talvez, nem voltem mais.

Calhas Norte
O presidente Jair Bolsonaro aprovou a Exposição de Motivos do Ministério da Defesa que inclui o município de Alcântara e outras cidades do Tocantins no projeto “Calhas Norte”, visando aumentar a presença do poder público na região e a defesa nacional.
Na exposição de motivos, o Ministério da Defesa alega, entre outras coisas, que essa inclusão proporciona assistência aos cidadãos e povoa a região.
Atualmente, o programa abrange 379 municípios em oito estados da federação, dos quais 167 são ao longo dos 13.938 km da Faixa de Fronteira

Science Pub
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março), acontece, neste mês, uma edição especial do “Science Pub”, evento mensal de divulgação científica, a ser mediado pela professora Kátia De La Salles, do Departamento de Tecnologia Química da Universidade Federal do Maranhão.
O tema será “Mulheres na Ciência: por que ainda somos tão poucas?” e haverá apresentação do projeto “Sarminina Cientistas”, desenvolvido na instituição.
A reunião ocorrerá no dia 11 de fevereiro, no Beer Tap, no Península Mall, na Ponta d’Areia.

Pele sem manchas
Houve tempo em que usar e abusar de recursos para tratamento de imagens fotográficas pertencia ao universo da moda. Para o material de propaganda dos candidatos às eleições, a ordem dos assessores agora é esta: pele sem manchas, brilho, marcas de expressão, rugas ou olheiras. Bochechas e pescoço afinados. E mais: cabelo alinhado, sorriso digno de propaganda para pasta de dente e nenhum defeito aparente no formato do rosto.

TRIVIAL VARIADO

Estamos na reta final para iniciar a montagem da megaprodução do dia 15 de fevereiro no Palazzo Eventos, para celebrar em clima de Carnaval os 40 anos de circulação do PH Revista.

A propósito: como muitos convidados ainda estão viajando para fora do Estado, Teresa Martins marcou mais um plantão de entrega de camisetas convites para o próximo sábado, dia 8, a partir das 10h, até as 16h.

Depois do sucesso da primeira edição, o Bloco no Balde volta a se reunir neste sábado, 8, a partir das 16h, no Biruta Bar, na Avenida Litorânea sob o comando do radialista César Roberto.

Em tempo: no evento, as tradicionais marchinhas, frevos e sambas que marcaram os salões dos mais famosos e tradicionais clubes sociais de São Luís – Lítero, Casino e Jaguarema.

As crianças vão ter agito neste sábado e nos dias 15, 23 e 25 deste mês, sempre a partir das 15h, na Praça de Alimentação do piso 2, do São Luís Shopping com o Bailinho de Carnaval totalmente gratuito.

No assunto: o evento terá cortejo da Bateria Mirim da Favela do Samba, show infantil da banda Carrossel Encantado, entrega de kits de Carnaval (limitada a estoque) e concurso de fantasia.

Dois ministros entram para a História como autores de gols de placa: Paulo Guedes, derrubando a taxa de juros ao patamar mais baixo, e Pedro Malan, condutor do Plano Real.

Nas caixas de e-mails de senadores e deputados federais acumulam-se mensagens de apoio ao projeto de emenda constitucional, que pretende tirar do presidente da República a exclusividade na escolha dos membros do Supremo Tribunal Federal.

Tem mais: o texto estabelece que a Ordem dos Advogados do Brasil, a Procuradoria Geral da República e integrantes do STF indicarão lista tríplice.

A decisão do Senado norte-amercano, rejeitando o impeachment, abasteceu com querosene nobre a decolagem de Donald Trump rumo à reeleição. O Partido Democrata é especialista em manobras desastradas.

Livre escolha: este ano haverá campanhas eleitorais para todos os gostos, incluindo o tradicional figurino da propagação de promessas ingênuas e comoventes idealismos.

DE RELANCE

Centros Socioeducativos
Esta semana, o vice-presidente e presidente eleito do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, visitou os Centros Socioeducativos de Internação do Vinhais e Canaã, ambos ligados à Fundação da Criança e do Adolescente. Antes, ele conheceu as instalações do Centro Integrado de Justiça Juvenil, onde está instalada a 2ª Vara da Infância e da Juventude, que tem como titular o juiz José dos Santos Costa. Durante a visita aos Centros Socioeducativos de Internação do Vinhais e do Canaã, o desembargador percorreu as instalações das unidades, conheceu os espaços, as oficinas de trabalho, entre outros setores.

Centro de reabilitação
Aprovado, no Senado, projeto de lei que obriga os agressores de mulheres a frequentar centro de reabilitação e a ter acompanhamento psicossocial. A matéria foi aprovada na Câmara em novembro de 2018 e, agora, com a aprovação no Senado, vai à sanção presidencial. O acompanhamento poderá ser feito individualmente ou em grupos. O texto também determina que os agressores frequentem programas de recuperação e reeducação. Os dispositivos serão acrescentados à Lei Maria da Penha.

Para professores
O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto que dispõe sobre o valor do vencimento-base dos servidores públicos estaduais do Subgrupo Magistério da Educação Básica. O projeto garante a recomposição salarial de até 17,5% nos vencimentos dos professores efetivos do Subgrupo Magistério da Educação Básica, contemplando diretamente 45.204 servidores, entre ativos e inativos, com impacto anual de R$ 198 milhões na folha de pagamento estadual.

Metas atingidas
Está de parabéns o Poder Judiciário do Maranhão: atingiu, com êxito, as metas de produtividade estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, com base no percentual relativo aos anos de 2017 a 2019. Com um desempenho significativo, a Justiça Estadual julgou mais processos que os distribuídos, julgou processos mais antigos e estimulou a conciliação. Além disso, priorizou o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a administração pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais, as ações coletivas e os processos de feminicídio e violência doméstica e família contra a mulher.

Do Rio Grande
Quem desembarcou para passar o Carnaval em São Luís foi o gerente geral do Banco do Rio Grande do Sul (Banrisul), Antônio Moscoso, maranhense radicado há muitos anos em terras gaúchas. Ele veio acompanhado da esposa, Diana, e aguarda a chegada de uma das filhas, a gaúcha Carina, nos próximos dias.

Em Imperatriz
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará no próximo dia 14, a quarta edição do programa “Assembleia em Ação”, contemplando, desta vez, a cidade de Imperatriz, com a participação de representantes de 23 municípios da Região Tocantina. O evento acontecerá no auditório do Hotel Imperial e será aberto pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto. O diretor geral da Mesa Diretora da Alema, Bráulio Martins, e o consultor legislativo de Direito Constitucional, Anderson Rocha, palestrarão sobre processo legislativo. Em seguida, será proferida palestra com o tema “Eleições 2020: as mudanças na legislação eleitoral”, ministrada pelo diretor de Administração da Assembleia, Antino Noleto.

Concerto especial
O Teatro Arthur Azevedo e a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale apresentarão o “The Concert Especial: Rock, Românticas e Cinema”, hoje à noite, naquela casa de espetáculos onde nasceu Apolônia Pinto. O evento destacará o melhor do rock e das músicas românticas que embalam os casais apaixonados, além, claro, dos sucessos do cinema.

Para escrever na pedra:
“Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem.” De Bertolt Brecht:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.