Potencial

Fórum vai debater distribuição do gás natural no estado

Proposta é explorar o gás natural também para uso veicular e industrial; evento acontecerá dia 13

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Navio da Golar Power, empresa que atua em logística de gás natural liquefeito e que participará do fórum maranhense
Navio da Golar Power, empresa que atua em logística de gás natural liquefeito e que participará do fórum maranhense (gas natural)

Com o objetivo de apresentar ações sobre a distribuição e interiorização do gás natural, a partir do Gás Natural Liquefeito (GNL), para fins de uso veicular (GNV) e industrial no estado do Maranhão, a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) promove dia 13 deste mês, no Palácio Henrique de La Rocque, o Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural.

Realizado em parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e Golar Power, uma das principais empresas de logística de gás natural liquefeito no mundo, o evento vai reunir autoridades, representantes da sociedade civil, empresas e órgãos envolvidos com a exploração deste produto. A proposta é explorar o gás para uso veicular e industrial.

“Nosso intuito é discutir as viabilidades da utilização do gás natural, a partir do GNL, para nosso estado e suas potencialidades e benefícios para a economia e para a população. No evento estarão reunidas autoridades no assunto e empresários com vasto conhecimento destas potencialidades. É um momento para o Maranhão mostrar o que tem conquistado e o que pode oferecer neste ramo de negócio”, pontuou o diretor-presidente da Gasmar, Deoclides Macedo.

Durante o fórum estarão disponíveis para o debate temas voltados para a interiorização do gás natural e demais informações técnicas repassadas em palestras que têm como ministradores especialistas e autoridades. Na ocasião, a Golar Power apresentará o projeto Corredores Azuis, sistema de transporte utilizado amplamente na Europa para abastecimento de veículos de carga, fomentando um combustível mais limpo e econômico, em substituição ao diesel.

O ponto alto do evento será a assinatura de Protocolo de Intenções entre a Gasmar e a empresa, para viabilizar a disponibilidade e fornecimento de gás natural em todo o estado, por meio do Gás Natural Liquefeito (GNL).

Mais

Infraestrutura

O Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural trata, ainda, da infraestrutura para o desenvolvimento do mercado de gás natural; projetos de distribuição do produto no Maranhão; as perspectivas para operações de GNL no Porto do Itaqui; uso do gás natural liquefeito; planejamento dos Corredores Azuis; a interiorização do produto; e a agenda de políticas regionais para sua utilização como vetor de desenvolvimento da região Nordeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.