Estado Maior

MA x CE

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Desde 2015 que o governo do Maranhão criou um programa que promete modificar a educação no estado. O “Escola Digna” é um dos focos da gestão de Flávio Dino (PCdoB) como um “case” de sucesso. No entanto, deputados aliados do Palácio dos Leões foram ao Ceará, na cidade de Sobral, conhecer um modelo educacional que deu certo e em nada tem a ver com o Escola Digna.

E o motivo é simples: enquanto em Sobral a revolução teve início com investimentos em profissionais e mudanças no sistema de ensino, tendo a alfabetização como foco principal, o Escola Digna de Flávio Dino é voltado para a reforma e construção de prédios com poucas salas de aulas para um ensino que reúne alunos de séries diferentes.

Segundo o site do governo maranhense, em cinco anos, foram entregues 49 escolas com educação em tempo integral, sendo 36 Centros Educa Mais e 13 Unidades Plenas do IEMA. Isto fora as escolas reformadas que se somadas aos demais prédios, ainda de acordo com o governo, somam quase mil obras.

Enquanto a Infraestrutura trabalha, o material humano da parte da Educação do Governo Dino é deixado de lado. Professores que não recebem o piso nacional do Magistério, contratos precários feitos por meio de seletivos que pagam menos para os docentes.
Se não tem investimento nos profissionais da Educação, tem na propaganda. O Escola Digna é um dos mais divulgados do governo com direito a publicações além fronteiras do Maranhão.

E se no estado os resultados não são satisfatórios, seis deputados estaduais que são da base do governo foram até o local em que os dados mostram mudança real na vida dos estudantes com dados que são referências nacionais.

De repente, os parlamentares poderão buscar formas de colocar em prática no Maranhão o modelo que eles conheceram no Ceará.

Os visitantes
Os deputados estaduais que foram até Sobral conhecer o modelo de Educação foram Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa, Neto Evangelista (DEM), Glaubert Cutrim (PDT), Marco Aurélio (PCdoB), Rafael Leitoa (PDT) e Fernando Pessoa (SD).

Todos os parlamentares elogiaram a gestão na Educação do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, que já foi implementada no Ceará quando Cid Gomes, que estava na visita, governou o estado.

Resta saber como membros do governo do Maranhão agirão com a visita dos deputados maranhenses.

Preocupação
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) enviou ofício ao Ministério da Saúde pedindo a criação de uma força-tarefa no Maranhão contra o coronavírus.

Segundo o parlamentar, São Luís é uma área portuária que recebe navios da Ásia, principalmente da China, considerado o local de origem do vírus.

Para Adriano, a ideia é estudar “medidas de preparação, orientação e controle” para a possibilidade de registro de algum caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus na capital maranhense.

Escolhidos
O jurista Gustavo Vilas Boas e a juíza Lavínia Macedo Coelho, membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), foram eleitos por aclamação ouvidores titular e substituto do órgão durante sessão administrativa realizada na tarde desta quarta-feira, 29 de janeiro.

Vilas Boas, que estava como ouvidor interino, assume a titularidade na vaga deixada pelo juiz Júlio César Praseres.
O magistrado concluiu seu biênio como membro efetivo da Corte Eleitoral ainda em dezembro de 2019.

Difícil
Ao que tudo indica, os maranhenses ainda irão esperar muito pelas obras na BR-135, principal entrada para São Luís.
E isto porque o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciou em rede social que serviços nas rodoviais serão feitos até o fim de 2020.

Ou seja, a continuação da duplicação da BR e os problemas com buracos devem ser resolvidos somente em 11 meses.

Pautas prioritárias
À coluna, o coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, Juscelino Filho (DEM), disse que a meta no primeiro semestre, com a volta nos trabalhos na semana que vem, será a aprovação de seu relatório sobre as modificações no Código de Trânsito.

Segundo ele, a peça será uma das 10 mais prioritárias do Governo Federal para este ano.

O parlamentar ressaltou ainda que os debates acerca das reformas tributária e administrativa dominarão as sessões.

Plantações
As plantações de informações sobre um convite do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Flávio Dino se filiar ao PT deverão dificultar a vida do pré-candidato do PCdoB a prefeito de São Luís, Rubens Júnior.

Ele se coloca como o nome de Dino e Lula na capital. No entanto, não deverá ter o apoio do PT. Pelo menos no primeiro turno.

A Direção Nacional quer candidatura própria petista em São Luís. Esta será uma forma do partido reagir às investidas constantes de Flávio Dino para que o PT o aceite como candidato a presidente da República em 2022.

DE OLHO

19 aprovados no concurso da Prefeitura de São Luís para Direito, Psicologia e Assistência Social foram chamados para serem nomeados.

E MAIS

• Sobre a disputa eleitoral em São Luís, as movimentações parecem ter diminuído. Isto porque Flávio Dino - que comanda um grupo de 15 partidos - não tem dado a atenção devido ao processo.

• Dentro do próprio PCdoB há uma disputa que sempre resulta em um desconforto interno encoberto por Márcio Jerry, presidente estadual da legenda.

• E o desconforto não se resume às paredes do PCdoB. Os próprios aliados do grupo dinista trocam constantemente farpas em uma guerrinha, cujo ego é sempre o mais evidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.