Mudança

Lula veta Dino no PT e fará comunista rever estratégia para 2022

Ao responder a postagem do ex-presidente, que afastou qualquer possibilidade de convite para Dino se filiar aos quadros petistas, governador maranhense voltou a falar de "frente ampla"

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Lula respondeu a notícia sobre sondagem a Dino: “Jamais convidaria um membro do PCdoB para se filiar ao PT”
Lula respondeu a notícia sobre sondagem a Dino: “Jamais convidaria um membro do PCdoB para se filiar ao PT” (Dino e Lula)

A declaração dada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas suas redes oficiais, de que jamais faria o convite para que um membro do PCdoB se filie ao PT modificará a estratégia do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que pretendia se lançar como “cabeça” de chapa da sigla na eleição presidencial em 2022.

Aliados entendem que o posicionamento de Lula não fará Dino mudar de ideia quanto à sua pretensão política e a intenção será, a partir de agora, aglutinar acordos com dirigentes do centro-esquerda. Ontem, nas redes sociais e sem citar diretamente o nome de Lula, Flávio Dino voltou a falar na criação de “uma frente mais ampla possível” para o país.

Ciente da necessidade de rever os planos, há algumas semanas, Flávio Dino parece ter se antecipado aos fatos e iniciou diálogos com membros do PSDB, como o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e passou a fazer citações públicas ao apresentador de TV e postulante candidato na corrida ao Planalto, Luciano Huck.

Em entrevista à TV Estadão, no dia 20 deste mês, Dino confirmou que o objetivo dele com as conversas era seguir direcionamento do PCdoB, que busca modificar a sua imagem, ainda atrelada diretamente aos movimentos sociais de esquerda. Outra meta de Dino é, segundo ele, enfrentar as forças “pró-bolsonaristas”.

A manifestação do ex-presidente Lula de veto comunista no PT não foi bem recebida por pessoas próximas a Dino. Horas após a publicação da mensagem, a presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann – que defendia o apoio maciço do PT ao projeto dinista em 2022 - aparentemente voltou atrás e retuitou mensagem no Twitter do ex-presidente sobre o PCdoB/PT.

Outros dirigentes nacionais também comentaram o posicionamento de Lula. Um deles foi o presidente do PCdoB em São Paulo e ex-ministro de Esportes, Orlando Silva. Ele comentou publicação do petista Emir Sader que se referiu a estratégia do PCdoB de agora parecida com a que ocorreu em 2018 quando Manuela D’Ávila abriu mão de ser candidata a presidente da República para compor a chapa como vice de Fernando Haddad.

Silva fez críticas as declarações e disse que o PT ainda vai buscar depois o apoio do PCdoB. “E ainda vai ter gente com cara de pau propondo aliança. Sinceramente...”, escreveu o deputado comunista.

Reportagem
A manifestação de Lula afastando o apoio do PT a Flávio Dino foi feita horas depois do Jornal O Globo publicar reportagem sobre a possibilidade de Flávio Dino ser “cabeça” de chapa da sigla na eleição presidencial em 2022. Não foi a primeira vez que Lula demonstra querer afastar o comunista da corrida ao Planalto pelo PT nas próximas eleições.

Em entrevista ao canal TVT no dia 15 deste mês, o ex-presidente comentou que, em sua opinião, “era muito difícil imaginar eleger alguém de esquerda sem ser do PT”. De acordo com o ex-presidente, “o PT é um partido muito grande comparado ao PCdoB”.

Após a declaração, Flávio Dino se encontrou com Lula, no dia 18, em agenda em São Paulo. Enquanto Dino declarou que o objetivo da reunião era “discutir” pautas comuns e nacionais com o ex-presidente, Lula por sua vez agradeceu a solidariedade de Flávio Dino, o elogiou por “abandonar a toga” e ser um membro da política, mas não explicitou apoio em projeto futuro de corrida presidencial.

Encontro

Pessoas próximas a Flávio Dino tentarão, nos próximos dias, um encontro entre Lula e o gestor maranhense. O objetivo será apagar as arestas sobre a sucessão em 2022. Não está descartado que o encontro ocorra na capital São Luís.

Dirigentes do PT no Maranhão se
esquivam sobre declaração de Lula

Membros importantes do PT no Maranhão preferiram não polemizar as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vetou o nome de filiados do PCdoB, partido do atual governador Flávio Dino, no PT. Procurados, os dirigentes afirmaram apenas que a sigla deve aguardar para se manifestar de forma oficial.

O membro do diretório nacional do PT, Márcio Jardim, foi o único a se pronunciar. A O Estado, o dirigente disse que a manifestação contraria o respeito que Lula tem por Flávio Dino. “Claro que uma manifestação nestes termos pela Gleisi [Hoffmann] e pelo Lula contrariaria todo o respeito que o Lula tem pelo governador Flávio Dino e pelo PCdoB”, afirmou.

Publicação
Horas antes da manifestação de Lula, o presidente municipal do PT, vereador Honorato Fernandes, disse ser favorável à indicação de Flávio Dino como candidato a presidência.

“Ao se manter a injustiça contra o Lula nas eleições, o governador Flávio Dino é sem dúvida uma grande liderança para a chapa presidencial em uma frente de esquerda”, afirmou. O Estado procurou o parlamentar que não quis falar sobre a declaração do ex-presidente. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.