COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A EMPRESÁRIA e beauty artist Paula Guimarães, que no próximo dia 30 de janeiro reinaugura o seu Le Romantique Studio, no Cohajap, celebrando dez anos de um projeto diferenciado que leva o DNA de sua visão empreendedora de futuro
A EMPRESÁRIA e beauty artist Paula Guimarães, que no próximo dia 30 de janeiro reinaugura o seu Le Romantique Studio, no Cohajap, celebrando dez anos de um projeto diferenciado que leva o DNA de sua visão empreendedora de futuro

Mensagem da Índia
Quem gosta de festejar a vida e experimentar a magia do Carnaval como manda o figurino está contando os dias para a edição 2020 do Almoço do PH Revista, confirmado para 15 de fevereiro, no Palazzo Eventos, em celebração aos 40 anos do Caderno maranhense que é o café-da-manhã dos leitores do Maranhão nos fins de semana.
O Palazzo, aliás, que há alguns anos é o endereço do baile que organizamos para proporcionar aos nossos convidados uma festa digna das melhores propostas nacionais do gênero, nos conquistou pela suntuosidade, charme e por favorecer as criativas criações da designer Cíntia Klamt Motta, devido as proporções de tamanho do prédio, que mais parece um
palácio dos contos de fada.

Mensagem da Índia 2
Depois de anunciado o tema do Almoço, que será inspirado na emblemática cultura indiana, os foliões começaram a pensar em
suas fantasias, a serem confeccionadas a partir da camiseta-convite que cada um deles receberá.
A vestimenta é de uso obrigatório, sendo o passaporte oficial para que possamos nos confraternizar no clima da mais contagiante festa popular do Brasil.
Quando pensamos nos temas que norteiam a produção dos bailes do PH Revista, não o fazemos de maneira aleatória. É uma construção de significados, pois buscamos, apesar de alguns não perceberem, passar uma mensagem em todos os elementos artísticos que compõem a ambientação da festa.

Mensagem da Índia 3
Desta vez, faremos uma viagem para revigorar a espiritualidade, pois, como sabemos, a Índia é um país famoso pelas práticas milenares de equilíbrio físico e espiritual, que, para nós, brasileiros, é de suma importância, principalmente nos tempos de hoje.
E, claro, temos muito que aprender com as experiências de outros povos.
Em sintonia com todos os outros itens, incluindo as produções dos figurinos dos convidados, o cenário nos fará viajar até aquele país do sul da Ásia, como se, por algumas horas, pudéssemos contemplar os monumentos do império mongol, conhecer a mesquita Jama Masiid ou o clássico mausoléu Taj Mahal, em Agra, ou até mesmo peregrinar pelo Ganges ou pelas trilhas do Himalaia.

Risos no Cabaré
No fim de semana, quem foi ao Teatro Arthur Azevedo assistir à comédia “Cabaré do Pão com Ovo”, certamente saiu com a alma mais leve. O espetáculo é hilário e está cada vez mais profissional.
É que, como se sabe, a peça começou sem texto, ou seja, era tudo na base do improviso, o que implicava em uma grande responsabilidade para os atores. Agora, os personagens recebem um script para que a história tenha uma fluência melhor.
A versão “Cabaré”, aliás, é ainda mais divertida, devido aos musicais, quando os atores cantam ao vivo, para a
surpresa da plateia.
Quem abrilhantou a temporada, que começou quinta e terminou ontem, foi a cantora Flávia Bittencourt, que também cantou ao vivo, recebendo calorosos aplausos por sua inédita passagem por essa que é a mais assistida comédia maranhense de todos os tempos.
As próximas paradas dos atores serão Brasília e São Paulo.

Foliões ao lado da REFSA
A partir do dia 1° de fevereiro, terá início a programação do Pré-Carnaval da Estação, próximo à antiga Estação da REFSA, na Avenida Beira-Mar. A empreitada promete ser diferenciada, com decoração temática, drinks exclusivos, axé das antigas, samba rock, pagode, frevo, Carnaval maranhense e gente bonita. A ideia é movimentar ainda mais aquela área da cidade, que é o mais novo ponto de encontro de quem pula o pré-Carnaval em São Luís.

TRIVIAL VARIADO

As escolas públicas e privadas de todo o Brasil terão de incluir, a partir deste ano, a disciplina Educação Financeira nos currículos. A decisão é do governo federal e precisa abordar o tema pagamentos de impostos. Tomara que ensinem a cobrar com insistência o retorno em serviços públicos.

Após abdicarem de serem membros ativos da realeza britânica, o príncipe Harry e Meghan Markle estão procurando emprego. E a empresa que já se interessou em contratar o casal é a Netflix.

Gente civilizada é mesmo outra coisa. No domingo, o empresário Elie Georges Hachem dividia mesa com sua ex-esposa Helen Salomão, no almoço de despedida de dois filhos do casal, que estão seguindo, esta semana, para continuarem os estudos de inglês nos Estados Unidos.

O tempo fechou ontem na capital maranhense e sobre isto já havia avisado a previsão metereológica. Parece que continuaremos nesse clima até maio.

Sortudo: feliz está o apostador de Imperatriz que ganhou na Lotofácil com uma única aposta de R$ 2,50. Ele acertou os 15 números e faturou mais de 2 milhões e 120 mil.
A Marinha do Brasil abre hoje as inscrições para o concurso público de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros. Há 900 vagas de ensino médio.

Ao plagiar o chefe da propaganda do regime de Hitler, Roberto Alvim ofendeu a Força Expedicionária Brasileira. Com 25 mil e 700 oficiais e soldados, dos quais 471 morreram, a FEB combateu o nazi-fascismo de forma heroica na Europa e ajudou a derrotá-lo.

Um par romântico na Oak Wine era formado pelo jornalista Thiago Bastos com sua bonita esposa Manu, convidados especiais de Demócrito Silva e Silva para uma noite de boa música e quitutes deliciosos.

O corpo docente da Faculdade de Negócios Faene participou da Reunião Pedagógica 2020 visando ao planejamento para o início das aulas do semestre, confirmado para o dia 5 de fevereiro. O encontro foi coordenado pelo diretor da instituição, professor Ricardo Carreira.

Só no mês de janeiro, 20 pessoas já foram vítimas de golpes pelo aplicativo de mensagens WhatsApp no Maranhão, de acordo com dados do Departamento de Combate a Crimes Virtuais. Uma delas foi a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, que teve de trocar o número do seu celular.

Grupo grande no jantar de sábado no Alameda Trinta, reunia Flávia e Nilson Ferraz (egressos dos Estados Unidos), Cida e José Aparecido Valadão, Thatiana e César Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem.

Faltam 45 dias para abertura da janela. De 5 de março a 3 abril, vereadores poderão mudar de partido para concorrer às eleições majoritárias ou proporcionais de outubro sem incorrer em infidelidade.

Nas trocas, dará de tudo: fulano sairá de um partido porque beltrano ficará; sicrano vai aderir ao governo porque um concorrente está disposto a combatê-lo.

Ou seja: não será difícil concluir que propostas de gestão, doutrinas e ideologias servem para enganar eleitores. Prevalecerão interesses pessoais. Haverá exceções que não conseguirão vencer a mediocridade do dia a dia da política.

Luto no empresariado brasileiro com a morte, ontem, no Recife, de Antônio de Queiroz Galvão, um dos fundadores do Grupo Queiroz Galvão, aos 96 anos. Ele fundou a construtora Queiroz Galvão em 1953 junto com seus irmãos Dario, João e Mário.

DE RELANCE

Trajetória na saúde
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão está comemorando 29 anos, ou seja, os anos que configuram o período em que o Ministério da Saúde cedeu, em 17 de janeiro de 1991, o então Hospital Presidente Dutra e o Materno Infantil para a UFMA. Desde então, aquelas unidades de saúde buscaram atualizações tecnológicas mediante a aquisição de equipamentos, além da reforma e adequação de vários serviços visando alcançar melhorias estruturais. Atualmente, o HU-UFMA é composto por duas unidades hospitalares e por nove anexos externos ambulatoriais.

Novo aplicativo
Comodidade, autonomia, segurança, economia de tempo e conforto para os usuários do sistema de transporte coletivo da capital maranhense. Esses são alguns dos benefícios advindos com o aplicativo RecargaPay, lançado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís. Todos os usuários do transporte público podem fazer a recarga de seus créditos pelo celular do tipo smartphone, sem taxa, na hora e no local que quiserem, sem precisar ir até um posto físico do SET. E o melhor: pagando com o cartão de crédito e tendo o crédito de viagens já liberado em poucos minutos.

Novo aplicativo 2
Para utilizar o APP, basta o usuário fazer o download do aplicativo gratuitamente, disponível para Android e iOS e realizar o cadastro. Selecionar a opção “Cartão de Transporte”, “Adicionar um Cartão” e inserir o número do cartão. E o melhor, com download gratuito.

Notas do Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao Ministério da Educação, divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Maranhão, 218 mil e 82 inscritos participaram do certame que teve as suas provas realizadas em 79 municípios nos últimos dias 4 e 10 de novembro de 2019. Para acessar o resultado, os candidatos que fizeram o exame devem entrar na Página do Participante, incluir o CPF e a senha cadastrada.

Dinossauros no museu
Vale a pena visitar o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís. Lá, o visitante pode ver os fósseis de dinossauros que habitaram o Maranhão há cerca de 300 milhões de anos e vestígios da presença humana em terras maranhenses antes mesmo da chegada dos europeus.

Corte Momesca
Candidatos a Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval 2020 em São Luís que se habilitem. É que a Prefeitura lançou o edital para inscrições à Corte, até o dia 24 de janeiro. A escolha acontecerá em 26 de janeiro, no Olho d’Água. Além da habilitação documental, os candidatos devem apresentar simpatia, espírito carnavalesco, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, harmonia no conjunto e domínio na arte de sambar para representar a alegoria da folia.

Direitos Humanos
Dois professores da Universidade Estadual do Maranhão estão entre os 13 selecionados para o “Researcher Links 2019-2020”, com a proposta de um workshop com o tema “Direitos Humanos e Urbanização”. A proposta foi construída dentro do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O “Researcher Links 2019-2020” objetiva o apoio à realização de workshops científicos, que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e cientistas britânicos.

Último prazo
Tome nota: termina no dia 6 de maio o prazo para regularizar o título de eleitor. Após esse prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do Brasil. No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Para escrever na pedra:
“Pensar é apenas seguir, raciocinar é juntar dados, e refletir é avaliar o que vale a pena”. De Elan klever.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.