Livro

Noite para celebrar a poesia

"Miração", livro de Cynthia Carvalho Martins, será lançado hoje, às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Cynthia Carvalho Martins já lançou outros livros de poesia
Cynthia Carvalho Martins já lançou outros livros de poesia (Cynthia Martins)

São Luís - A escritora Cynthia Carvalho Martins lança hoje, às 19h, na galeria Vadelino Cécio, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), o livro de poesia “Miração” (editora Viseu). A publicação reúne 41 poemas da autora que também é professora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Durante o lançamento, haverá performances dos artistas Hélio Martins, Urias de Oliveira, Emanuel Balata, Daty Bezerra e Zé Maria Medeiros. Na ocasião, as poetas Geovania Machado Aires e Rosa Tremembé também apresentarão suas produções.

“Miração” apresenta ao leitor poemas com sínteses e condensação de situações nas quais o sagrado articula-se ao quotidiano e às lutas de grupos sociais, seja das mulheres, dos indígenas, pescadores e quilombolas. “No livro expressei que a poesia precisa sair do papel e encarar os movimentos poéticos que ocorrem fora do seu escopo, considerar o fluxo poético cotidiano, esse que está na oralidade”, diz a poeta.

Ela conta que, enquanto poeta, se baseia em uma experiência própria, centrada na realização de pesquisas e na vivência com povos e comunidades tradicionais da Amazônia. “As narrativas destes povos possuem um valor poético e existencial. Elas conduzem a um viés interpretativo que nos leva à construção de uma relativização entre o que consideramos “real” e “ficcional” e, ao mesmo tempo, nos permite fazer questionamentos sobre o porquê da exclusão destas linguagens como forma de expressão linguística”, reflete a poeta.

Publicações

Cynthia Martins já lançou os livros “Miramente” e “Encantada”, ambos de poesia e ainda “Os garimpos como categorias de análise”, além de outros livros e artigos na área da antropologia. Além dos livros já publicados, a escritora trabalha na produção do livro de contos “Quase Cadência” que te previsão de lançamento para este ano.

A poeta foi classificada em dois concursos nacionais de poesia organizados pela editora Vivara com os poemas “Cidade Vel (h)a”, que figurou entre os melhores no concurso Poesia Brasil 2019 com publicação no livro “Poesia Brasil 2019” e o poema “Rio”, classificado no concurso nacional Novos Escritores e publicação no livro “Novos Escritores 2019”.

Cynthia Martins é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, mestra em Políticas Públicas pela mesma instituição de ensino e doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia da Uema e pesquisadora de temas como movimentos sociais, cartografia social, grupos étnicos e saberes.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Miração”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.