COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O duque e a duquesa de Sussex anunciaram que deixarão de ser membros seniores da realeza britânica. O príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, dividirão seu tempo, a partir de agora, entre o Reino Unido e a América do Norte, possivelmente no Canadá
O duque e a duquesa de Sussex anunciaram que deixarão de ser membros seniores da realeza britânica. O príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, dividirão seu tempo, a partir de agora, entre o Reino Unido e a América do Norte, possivelmente no Canadá

O fim da inocência
“Papai Noel não existe” é fichinha. A semana nos brindou com o maior anticlímax de todos os tempos no encantado mundo dos contos de fadas. Um príncipe e uma princesa que não querem mais andar de carruagem, usar coroas e distribuir bondades entre os súditos.
Harry e Meghan estão mais é a fim de curtir as maravilhas da América. Tente explicar ao seu filhinho que ser príncipe é um saco.
Tem que sorrir o dia inteiro, vestir roupas estranhas, ser simpático com pessoas que você não conhece e pelas quais tem, de fato, zero interesse. Ouvir dezenas de discursos chatos sem bocejar e fazer de conta, sempre, que você é justo e bonzinho.
Tente explicar para a sua filhinha que ser princesa é um tormento.
Fotógrafos e fofoqueiros xereteando o tempo todo. Até tomar um banho de sol é complicado. Os drones estão em todas as partes. Sair na rua despenteada é pecado capital. Passear no shopping com as amigas? Nem pensar. E ainda tem uma rainha-mãe imortal, símbolo onipresente de regras rígidas de comportamento.
arry e Meghan renunciaram ao que gerações e gerações de crianças sonhavam ser. É o fim definitivo da inocência. Nem mesmo a monarquia inglesa resistiu aos incômodos da era da superexposição.
Harry e Meghan têm tudo o que milhões de mortais sonham ter. É certo que jamais enfrentarão problemas financeiros. Se derem meia dúzia de palestras por ano, por exemplo, terão mais do que o suficiente para viver bem. Além de tudo o que já possuem.
Mas o que eles querem, aposto, é poder acordar num domingo e, de roupão, tomar café na sacada. Não conseguirão. Sempre haverá uma lente e um olhar atento, prontos a expor a intimidade alheia em troca de alguns clics e de uns poucos minutos de fama.
Pelo menos, estarão livres de agendas oficiais e das xaropices pomposas de uma vida de faz de conta.
E que Deus, sempre, salve a Rainha!

Gisele filosofando
Top model de grande fama mundial, a gaúcha Gisele Bündchen usou ontem as redes sociais para filosofar sobre a vida.
“Estamos vivendo tempos intensos em nossas vidas pessoais e no mundo. Sinto que tudo o que está acontecendo agora está nos chamando para olharmos para dentro de nós mesmos, está nos pedindo para refletir, abandonar os julgamentos, as coisas que estão nos impedindo de ir para frente”, iniciou o texto.
“Busque dentro de si a compaixão, o perdão, e pense qual é o seu propósito. Como, com suas qualidades, você pode ajudar as pessoas ao seu redor, participar de uma causa que lhe é importante. Vamos abrir nossos corações, espalhar a paz, ser gentis, aceitar e respeitar os outros, a nós mesmos e ao nosso planeta”, continuou.
“Precisamos assumir a responsabilidade por nossa parte. O futuro está sendo criado por cada um de nós agora!”, finalizou.

Cinema azul
Ponto para o Cinesystem. O cinema lançou uma novidade em São Luís: o Cine Azul, programa voltado a famílias de pacientes com distúrbios sensoriais, como o Transtorno do Espectro do Autismo.
A sessão inclusiva acontecerá sempre uma vez por mês e a primeira foi realizada no sábado, no Rio Anil Shopping.
O filme escolhido foi a animação da Disney, “Frozen 2”, um dos mais aguardados dos últimos anos pelo público infantojuvenil.

Cinema azul 2
Na bilheteria, o ingresso foi o valor da meia-entrada para todos os espectadores.
A ideia do Cine Azul é proporcionar às famílias o lazer no cinema, em um espaço aconchegante e seguro, onde todos se sintam confortáveis para serem quem são, livres de julgamentos.
Durante toda a exibição, a sala do cinema ficou com iluminação diferenciada, volume do som mais baixo que o convencional e a plateia pôde andar, dançar, gritar ou cantar à vontade.

Começou o defeso
Desde sábado que o caranguejo uca não pode ser capturado no Maranhão.
É que estamos no período do defeso, até a próxima quinta-feira.
A medida, que ainda vai valer para o período de 10 a 15 de fevereiro e 10 a 15 de março, tem como intuito proteger a espécie em sua fase reprodutiva.
Isto quer dizer que a espécie está protegida por lei para se reproduzir.
São cinco dias em que a pesca, transporte e venda ilegal são proibidos para que a espécie possa se reproduzir livremente no estado.

Pós-doutorado
O advogado Sergio Tamer está seguindo esta semana para Portugal, acompanhado da sua amada Silvânia Temer, que é uma das mais vitoriosas empresárias do mercado de artes plásticas do Maranhão.
No Velho Mundo, Sérgio vai fazer a defesa do pós-doutorado, na Universidade Portucalense.
Mas já agendaram o regresso a São Luís para o dia 10 de fevereiro.

Beleza no interior
O município de Cururupu recebeu 86 novos profissionais qualificados para atuarem na área de beleza. É que o Senac, em parceria com a prefeitura da cidade e com a Associação de Filhos e Amigos de Cururupu, desenvolveu seis turmas gratuitas de diversos cursos nessa área. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no Palácio das Festas, com a presença dos membros do Conselho Regional do Senac e várias outras autoridades.

TRIVIAL VARIADO

Confesso que não concordo com boa parte das ideias do ministro da Educação, Abraham Weintraub, mas julgá-lo pelos erros de português que comete é tão condenável como quando se fazia o mesmo com Lula. Falar certo ou errado não é indicativo de caráter ou de honestidade.

No assunto: a língua é viva e o conceito de erro muda de acordo com o ambiente e com a situação. Tanto que, em determinadas circunstâncias, a gramática acaba aceitando e acolhendo o que era erro, transformando-o em acerto. Até mesmo escritores famosos e professores erram.

Tem mais: talvez, no caso do ministro, a maior falha tenha sido a de não passar seus textos por um revisor. Mas nada que justifique esse linchamento público.

A propósito: a língua portuguesa é difícil, cheia de regras e exceções. Ainda mais quando se trata das redes sociais, nas quais há mais flexibilidade e uma abundância de expressões e abreviaturas que não são regidas pela gramática formal.

Em tempo: o erro do ministro da Educação, ao escrever “impressionante” com c, é reincidente – ele já havia escrito “paralisação” com z, e trouxe à tona o debate sobre a importância do uso correto da língua.

Folgo em saber que muitos “progressistas”, que hibernaram durante a era petista – sendo que Fernando Haddad, que comandou a mesma pasta no governo Lula, escreveu “racismo” com s antes do c – finalmente despertaram para a relevância do português bem utilizado.

Mais nova casa de pasto da área Lagoa/Ponta do Farol, o Gio Gastrobar, é a grande sensação gastronômica deste começo de ano em São Luís. Que o diga Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, que ontem, no almoço, dividiam mesa com Thatiana e César Bandeira. Só elogios.
Na noite de sábado, uma presença bissexta no jantar do Bistrô Alameda Trinta: o secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão com a esposa Márcia Trajano Jorge Camarão. A casa estava em clima de festa pelo transcurso do seu segundo ano de funcionamento.

O Almoço do PH Revista, no dia 15 de fevereiro, promete ser o mais colorido dos últimos tempos. As camisetas-convites, inspiradas na Índia, são nas cores vermelha, roxa, rosa pink e azul turquesa.

O japonês Tanaka recebeu para almoço no domingo, Teresa e Fernando Sarney com as filhas, genros e netos, que eram só aplausos para os deliciosos quitutes do restaurante na Av. Mário Andreazza.

Tomem nota: o tradicional Bloco do Agenor vai voltar a agitar o Carnaval de São Luís este ano, tendo à frente, na coordenação, José Jorge Leite Soares e Nelson Almada Lima. Uma das músicas já foi composta por Elizabeth Rodrigues.

DE RELANCE

Praia Segura
Está em ação a operação “Praia Segura”, realizada pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão. A operação cobre a orla marítima da região metropolitana de São Luís, com atividades incluindo monitoramento de área, ações de salvamento e trabalho educativo com banhistas. A operação, iniciada neste primeiro mês do ano, prossegue até dia 29 de fevereiro. Ocorrências referentes a caravelas (queimaduras), crianças perdidas, perigos das chuvas, consumo de álcool e sinalização da orla são alvo da ação preventiva.

Força-tarefa
O Instituto Nacional do Seguro Social pôs em prática uma força-tarefa para colocar em dia os pedidos de benefícios. Atualmente, pelo menos 1,3 mi de pedidos aguarda, por mais de 45 dias, uma conclusão no requerimento. Esse é o prazo máximo de análise definido por lei. Além da realização de hora extra, por servidores, para analisar os pedidos em atraso, o órgão trocou o sistema de marcação de ponto por outro, que mede a produtividade.

Descarte de livros
Deu em todos os noticiários: o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão do Ministério da Educação, quer descartar livros didáticos considerados sem utilidade, que nunca foram entregues a alunos das escolas públicas do país. Com isso, ao menos 2,9 milhões de exemplares, comprados em gestões anteriores, podem ser descartados. O processo para “desfazimento dos livros inservíveis” começou no fim de 2019, quando a área de logística e distribuição do FNDE alertou, em documento, para a necessidade de reduzir o estoque armazenado em depósito alugado dos Correios, em Cajamar, na Grande São Paulo.

Reajuste integral
Aposentados, pensionistas e segurados que começaram a receber o benefício do INSS a partir de fevereiro do ano passado não terão direito ao reajuste integral, de 4,48%, divulgado pelo IBGE. A aplicação do índice integral vale apenas para benefícios concedidos até janeiro de 2019. A correção calculada para os benefícios concedidos de fevereiro a dezembro de 2019 será informada em breve.

Cirilo na TV Guará
O fim de semana que passou foi marcado pela volta à TV do apresentador Zé Cirilo. O veterano profissional, que no ano passado deixou a TV Difusora, fez sua estreia na TV Guará, sexta-feira, com um programa de variedades que será apresentado sempre às 14h. Zé Cirilo é um profissional dedicado, competente e que certamente vai ser mais uma boa atração da emissora de Roberto Albuquerque.

Novo Capitão dos Portos
O comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto está em São Luís para presidir a cerimônia de transmissão do cargo de Capitão dos Portos do Estado Maranhão. O ato será realizado hoje, às 11h, no Complexo do Jenipapeiro, quando o Capitão de Mar e Guerra Márcio Ramalho Dutra e Mello passa o cargo para o seu colega de farda e patente, Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto.

Pedra Fundamental
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), realiza no próximo dia 15 o lançamento da Pedra Fundamental da construção da nova sede da entidade. O evento, que tem a presença confirnada do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, engenheiro civil Joel Krüger, terá uma apresentação especial de um grupo de Bumba-Meu-Boi do Maranhão, recentemente reconhecido pela Unesco como Patrimônio
Cultural Imemorial da Humanidade.

Para escrever na pedra:
“A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos”. De George Bernard Shaw.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.