Cuidado no trânsito

2019 teve mais de duas mil ocorrências de acidentes com quebra de postes no MA

Na capital São Luís a quantidade aumentou em relação a 2018

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Acidentes com quebra de poste continuam aumentando no estado
Acidentes com quebra de poste continuam aumentando no estado (poste)

Os acidentes de trânsito com quebra de postes da rede elétrica têm sido recorrentes em todo o Maranhão. Quando este tipo de incidente ocorre, afeta tanto quem está conduzindo o veículo, quanto a população em geral.

Segundo dados da Equatorial Energia Maranhão, em 2019 foram registradas 2.242 ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede de distribuição de energia elétrica, em todo o estado. Na capital São Luís, a quantidade de ocorrências aumentou em relação a 2018.

Segundo a Executiva de Expansão da Equatorial Maranhão, Alinez Mendes “as consequências são para a população e também para o condutor do veículo e seus os eventuais passageiros. Na realidade toda a população sofre porque fica com o desconforto da falta de energia elétrica”, destaca Alinez.

Segundo os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada e nos finais de semana, devido excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor, falha mecânica ou falta de atenção dos motoristas, como, por exemplo, o uso do celular ao volante e à falta de manutenção dos veículos.

Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Companhia instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes - atualmente essas defensas são feitas com manilhas cheias de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.

O que fazer em acidentes com quebra de poste
Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia ressalta que a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192). A Equatorial Maranhão orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia.

TOTAL OCORRÊNCIAS POR ANO

2019

2.242 ocorrências no MA
351 ocorrências em SL

2018

2.734 ocorrências no MA
330 ocorrências em SL

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.