ALERTA

Mais de mil postes foram danificados em acidentes de trânsito no Maranhão

Entre os fatores que podem gerar os acidentes, os principais são excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
No último domingo (25), o condutor de veículo de passeio colidiu em poste na Av. Jerônimo de Albuquerque
No último domingo (25), o condutor de veículo de passeio colidiu em poste na Av. Jerônimo de Albuquerque (poste)

Um levantamento realizado pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar) mostrou que, até o dia 17 de novembro, 1.658 postes de iluminação em vias públicas foram danificados em decorrência a acidentes de trânsito - isso, quando os danos foram apenas materiais. No mesmo período, 274 acidentes, do total, foram resultados de colisões com postes só em São Luís e região metropolitana.

O levantamento apontou ainda, que na capital, as vias com maior número de acidentes são as avenidas: Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos, Franceses e a Estrada de São José de Ribamar - MA-201. Além disso, evidenciou que, de acordo com informações de órgãos de trânsito, os acidentes ocorrem geralmente durante a madrugada e os finais de semana.

Segundo as autoridades de trânsito, colisões entre veículos e postes acontecem, geralmente, por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. Como uma das medidas de prevenção, a Cemar vem promovendo ações educativas sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alerta sobre tais acidentes em vias públicas com quebra de postes.

De acordo com a Cemar, esse tipo de acidente tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente em períodos de festas, como as de final de ano, que se aproximam, além do período chuvoso, que já se faz presente em algumas regiões do estado. Para a empresa, responsável pela distribuição de energia em todo o Maranhão, esses são os riscos para que esse tipo de acidente se multiplique, uma vez que a pista molhada e escorregadia potencializa derrapagens.

Nessa perspectiva, a Cemar orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos, caso se deparem com algum acidente que tenha resultado em danos ao poste, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta, ainda, para que população entre em contato com seus canais de atendimento (Central 116, Chat de atendimento no site www.cemar116.com.br), e informe o local com ponto de referência para que o problema seja solucionado.

Casos recentes
No último domingo (25), o condutor de um veículo de passeio colidiu em um poste na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em um trecho na altura da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Em decorrência do impacto, o poste foi quebrado e foi ao chão, ocupando uma faixa da via. O poste precisou ser substituído.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.