COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
CRISTIANO Barroso Fernandes é desde segunda-feira o novo presidente da Associação Comercial do Maranhão. E é visto ao lado da vice-presidente Magnólia Rolim e dos ex-presidentes Luzia Rezende, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Felipe Mussalém
CRISTIANO Barroso Fernandes é desde segunda-feira o novo presidente da Associação Comercial do Maranhão. E é visto ao lado da vice-presidente Magnólia Rolim e dos ex-presidentes Luzia Rezende, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Felipe Mussalém
CAMILA e Fabíola Brasil com o Presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil, ao comandarem grande ação promocional de valorização e premiações
CAMILA e Fabíola Brasil com o Presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil, ao comandarem grande ação promocional de valorização e premiações

Posse na ACM
A Associação Comercial do Maranhão realizou na última segunda-feira, dia 6, em sua sede, a Assembleia Geral de Posse Administrativa da Diretoria da entidade eleita para o triênio 2020-2022.
Os associados da ACM acompanharam a transmissão de cargo do presidente Felipe Mussalém para o mais novo dirigente, Cristiano Barroso Fernandes, e a vice-presidente, Magnólia Rolim.
A assembleia foi comandada pela presidente do Conselho Superior da Casa, a ex-presidente Luzia Rezende e, após a diplomação de Cristiano Fernandes, transformou-se em plenária com a diplomação da diretoria eleita.
Aos 42 anos – atuando no mundo empresarial desde os 16 anos, tendo iniciado como menor aprendiz, o empresário Cristiano Barroso Fernandes é formado em administração de empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial e mestre em Gestão de Empresas. Ele é do Grupo Atlântica, Internacional Marítima e Promo 3 Eventos. Fernandes é filho de um ex-presidente da ACM, o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, que comandou a entidade de 2001 a 2004.
Já Magnólia Rolim, a primeira mulher a ocupar o posto de vice-presidente da ACM, atua no setor de revenda de combustíveis, pneus e gás de cozinha. Ela tem formação na área de administração de empresas, MBA em Marketing e Gestão Empresarial pela FGV. É filha do empresário João Rolim e junto com o pai comanda os negócios da família.

Ação conjunta
Líder varejista em material de construção e produtos para o lar, o Grupo Potiguar criou uma ação conjunta com fabricantes parceiros, para valorizar e premiar seus clientes.
Trata-se da promoção “Compra Premiada Potiguar” que acontece até o próximo dia 1º de março.
Podem participar todos os maiores de 18 anos, clientes das cinco lojas do Grupo em São Luís que fizerem compras até essa data. A cada compra de R$ 300,00 (trezentos reais) o cliente recebe um cupom para concorrer ao prêmio geral: Um automóvel 0km Honda Civic LX.
Além desse sorteio, o cliente das diversas marcas parceiras ganhará também um cupom adicional para concorrer especificamente aos diversos prêmios ofertados por cada uma dessas marcas; com prêmios extras que vão de motocicletas e veículo Zero KM, à bicicletas, TV´s Led, vales compras, entre outros.

Campanha de Natal
A cliente Raimunda Brandão foi a grande vencedora da campanha de Natal do São Luís Shopping ao ganhar um carro Audi A3 0Km por meio do sorteio de cupons de compras.
Cerca de 350 mil cupons foram contabilizados no decorrer da promoção, que ocorreu de 14 de novembro/2019 a 4 de janeiro/2020.

Ulisses e novas conquistas
O advogado Ulisses César Martins de Sousa iniciou o novo ano somando mais conquistas no seu curriculum profissional. Desta vez, o advogado recebeu da nova diretoria da Associação Comercial do Maranhão (ACM) o diploma de vice-presidente para Assuntos Tributários e Encargos da entidade. Em sua rede social, Ulisses disse que a escolha do seu nome é um reconhecimento do empresariado maranhense aos seus 25 anos de dedicação à advocacia empresarial.

Workshop
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia do Estado do Maranhão (Seinc), realizam o Workshop “Como importar da China”, nos dias 21 e 22 de janeiro, em São Luís e Imperatriz, respectivamente.
Em São Luís, o curso será realizado no auditório da Federação do Comércio, das 9h às 12h. Já em Imperatriz, o Workshop acontecerá às 19h, no Centro de Convenções.
Com treinamento, debate e orientação sobre os conhecimentos básicos e aplicados em relação ao comércio exterior, o Workshop acontecerá no auditório da Fecomércio-MA e será ministrado por Lincoln Fracari, especialista e consultor na área de negócios com a China e a Ásia, empresário, investidor, escritor e palestrante.
Além disso, o curso visa destacar os principais caminhos para importação de produtos chineses e orientar empresários que queiram fazer negócios com a China.

TRIVIAL VARIADO
Neste mês das férias, é bom atentar para a presença de águas-vivas no mar e sobre a areia das praias. Como o vento está mais forte, esses celenterados marinhos são empurrados para o continente e, como se sabe, eles queimam a pele humana.

Em tempo: os salva-vidas costumam fazer os primeiros-socorros às vítimas passando sobre a queimadura uma certa quantidade de ácido acético, para amenizar a dor. Mas, claro, o ideal é procurar um médico.

Notícia boa: o presidente Jair Bolsonaro disse que, apesar de o preço dos combustíveis estar alto nas bombas, a tendência é de estabilidade. Ele negou qualquer possibilidade de tabelamento.

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria das mortes de crianças até 14 anos, em 2017, foi causada por acidentes de trânsito, seguido por afogamentos, sufocação, queimaduras, quedas, intoxicações, armas de fogo e outros.

O Facebook anunciou que estão banidos da sua rede social, vídeos e fotografias manipulados, para impedir a disseminação de desinformação. A medida é, também, uma forma de proteger os resultados das eleições presidenciais dos EUA, as quais serão realizadas no final do ano.

Quando se aproxima o período do registro de candidaturas, partidos saem em busca de nomes, nada mais do que nomes, que possam trazer votos.

A maioria dos governantes aprende na escola que a vocação do Poder Executivo para o exercício da Democracia é medida pelo respeito que tem com o Legislativo. Quando chegam ao poder, esquecem tudo.

DE RELANCE

Reforma da Saudade
Louvável a iniciativa do poder público municipal em reformar a Praça da Saudade, no bairro Madre Deus. É um logradouro que tem história e ladeia o Cemitério do Gavião, um dos mais antigos de São Luís. A praça guarda história e é conhecida pelo seu pulsante comércio de flores, atraído, justamente, por sua proximidade com aquela tradicional necrópole. Na verdade, as inúmeras reformas imprimidas ao longo dos anos alteraram substancialmente a Praça da Saudade, inclusive suprimindo seu chafariz. A última é datada de 1998.

Neblina e prenúncio
A neblina que redesenhou o firmamento na manhã de ontem e cancelou viagens aéreas pode ser um prenúncio de mau tempo. É bem provável que tenhamos um começo de ano bem mais chuvoso do que em 2019 em São Luís. Sobre o assunto já se pronunciaram as sapiências do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão.

Neblina e prenúncio 2
Os meteorologistas citam a conhecida Zona de Convergência Intertropical, que, certamente, já está estacionada sobre nossas cabeças. A previsão de recorde de chuvas neste 2020 supera as expectativas anteriores. Ainda mais porque o ano passado foi marcado por mais água caindo do céu do que o historicamente registrado. Neste mês que inaugura o ano, a média climatológica é de 244 milímetros na região metropolitana.

Juiz das Garantias
A Comissão constituída para analisar a criação do Juiz das Garantias, no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, reuniu-se ontem, no Gabinete da Presidência do TJMA, para definir as medidas a serem adotadas para o cumprimento da lei sancionada no pacote anticrime. O juiz das garantias será responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda das inviolabilidades pessoais. A comissão foi criada pelo presidente do TJ, desembargador Joaquim Figueiredo.

Juiz das Garantias 2
Durante a reunião, os membros demonstraram preocupação com a logística complexa para a implementação do juiz das garantias, que envolve não somente viabilidade técnica, como, também, recursos financeiros, um fator preocupante, já que o orçamento aprovado para 2020 não prevê custos com a figura do juiz das garantias.

CDC no Casarão
Uma das novidades na área do samba em São Luís é o CDC, grupo do gênero formado por feras do ritmo que é a cara do Brasil. Os rapazes estão com a bola toda e farão a festa neste Carnaval. Ganharam ainda mais visibilidade depois de anunciados como residentes do Casarão Colonial, espaço da moda que conquistou a ala jovem e está localizado no coração do Centro Histórico, numa das vias mais tradicionais da cidade. Como o próprio nome sugere, trata-se de um point musical e dançante cujo cenário é um imóvel secular na Rua Afonso Pena. A junção do tradicional com o moderno foi o xeque-mate para o sucesso do projeto.

Volta às aulas
Muitos pais estão tendo pesadelos com a lista de material escolar. Afinal, o ano começou e essa é uma dor de cabeça irremediável. E como o assunto é volta às aulas, reza o Código de Defesa do Consumidor que a escola não pode exigir dos pais garantias como fiador, nota promissória ou cheque pré-datado, assim como não pode exigir documento que comprove a quitação de débitos com a escola anterior. É sempre importante lembrar que o contrato de prestação de serviços educacionais deve ser lido e esclarecido antes de ser assinado.

Aplausos para Frozen 2
A criançada está aplaudindo de pé o filme Frozen 2, uma sensação neste mês das férias. O longa que conta a história das princesas Elsa e Anna acaba de contabilizar mais de um bilhão de dólares em bilheteria, o que equivale a mais de 5 bilhões de reais em renda. Esses números são suficientes para colocar a saga como a maior animação de todos os tempos, já que superou a primeira versão do longa em bilheteria, no ano de 2013.

Para escrever na pedra:
“O grande crime do racismo é que anula, em nome da raça, o indivíduo”. De Mia Couto, grande escritor moçambicano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.