Estado Maior

Mais plantação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

As tais reuniões do governador Flávio Dino (PCdoB) com o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, dominou o noticiário local e nacional – pelo menos na mídia mais à esquerda conhecidas por publicar entrevistas com o governador maranhense.

As reuniões, que em poucas horas se tornaram encontros em eventos e até em ligações, parecem ter resultado no que o comunista esperava: voltar a sentar e conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo menos é o que garantem os sites como Valor Econômico e Fórum. Até data para a tal reunião Lula/Dino já foi divulgada: 17 de janeiro.

Apesar das informações estarem no mundo, o PT não confirmou tal agenda. Na verdade, na data divulgada ocorrerá a posse da nova direção do Partido dos Trabalhadores com a recondução da deputada Gleisi Hoffmann ao comando da legenda.

E para o evento serão convidados todos os governadores de esquerda (incluindo Flávio Dino) e outros nomes deste campo político. E fatalmente, o comunista deve conversar com o ex-presidente. Mas não houve uma agenda marcada exclusivamente para Lula ouvir o que o governador do Maranhão tem a dizer.

Ao que tudo indica é que plantar dificuldades e colher facilidades parece não ter colado como os comunistas tentam passar a ideia.

O PT se mantém com olhar de desconfiança com Flávio Dino, que em 2018 falou da necessidade de o partido abrir mão da candidatura de Fernando Haddad para apoiar Ciro Gomes (PDT) e é o mesmo Dino que preferiu não manifestar sua preferência política para presidente no primeiro turno, para evitar perder votos dos bolsonaristas no Maranhão. É ainda o mesmo Dino que afirmou que Lula deveria “passar o bastão da esquerda” para outras lideranças.

Enfim, os novos lances de Flávio Dino seriam mais uma maneira para pressionar o PT a deixá-lo ocupar um espaço que ele acredita estar vago? Com Lula solto e ainda sendo o nome mais forte e respeitado do PT e da esquerda, o governador tem uma tarefa árdua pela frente.

Obras

Enquanto Flávio Dino coloca toda a sua energia para ser notado no cenário nacional com olhos para 2022, seus adversários mostram serviço no Maranhão.

O prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, fez vídeo agradecendo poços artesianos para seu município construídos pelo governo de Jair Bolsonaro.

O filho do presidente, vereador Carlos Bolsonaro, publicou o vídeo e fez questão de mostrar que maranhenses terão água por ação da gestão do pai.

Comemorou

Quem também comemorou foi a superintendente da Funasa no Maranhão, Maura Jorge. Foi por lá que o recurso foi viabilizado e a obra realizada.

Maura Jorge celebrou não somente a citação do prefeito, mas também a publicação do vídeo de Fred Campos por Carlos Bolsonaro.

Para a ex-prefeita, o seu trabalho chegou até os nomes fortes do presidente da República. Assim, ela terminou seu terceiro dia de 2020 sambando na frente dos gestores maranhenses.

Reagiu

Diante do vídeo, o governador maranhense reagiu nas redes sociais informando que sua administração inaugurou mais de 400 sistemas de abastecimento de água.

Para sair somente da questão da água, Dino ressaltou ainda que são milhares de obras inauguradas.

“Por isso, graças a Deus, minha agenda vive cheia de inaugurações”, disse o comunista, que sempre conseguiu espaço na agenda para suas articulações e costuras para 2022.

Virou secretário

Sem conseguir se articular politicamente no Maranhão, o médico Allan Garcês, que se auto-lançou pré-candidato a Prefeitura de São Luís pelo PSL, se tornou o novo secretário de Saúde de Roraima.

Ele foi empossado ontem pelo governador Antonio Denarium (sem partido), substituindo a advogada Cecília Lorenzom.

Garcês buscou novos rumos depois que o presidente Jair Bolsonaro deixou o PSL e, já sem espaço no partido, sabia que não teria a menor chance de participar de qualquer chapa na legenda para 2020.

Levantamento

O portal G1 trouxe mais uma vez levantamento sobre o cumprimentos ou não de promessas de governadores do Brasil.

No Maranhão, das 58 promessas feitas por Flávio Dino durante a campanha de 2018, 21 não foram cumpridas, 23 em parte e somente 12 foram cumpridas. Outras duas não puderam ser avaliadas segundo os critérios do site.

A pior área dentro das promessas de Dino é a de habitação. Segundo o programa de governo apresentado a Justiça Eleitoral, o governador não cumpriu qualquer compromisso assumido para o setor.

De olho

R$ 7,1 milhões foi o valor que o governo estadual investiu em habitação durante todo o ano de 2019.

Avançou

A área de maior destaque é a da Segurança Pública, que dos seis compromissos assumidos, somente um não foi feito até o momento.

Outros quatro já estão sendo feitos, mas não foram concluídos e um já foi cumprido totalmente. A regionalização da polícia técnica científica está sendo feita e a expansão para todo o Maranhão do programa Pacto Pela Paz já avançou.

O que Dino ainda não cumpriu foi a aprovação e execução de um plano de políticas sobre drogas.

E mais

- O superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), coronel Monteiro, anda dizendo que embargou a obra da extensão da Avenida Litorânea que vem sendo executada pelo governo estadual.

- No entanto, em contato com a coluna, o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo, afirmou que o próprio superintendente confirmou que recebeu o ofício com o pedido de licença para a obra continuar.

- Com isso, as obra das extensão da Avenida Litorânea continuam acontecendo normalmente, segundo o presidente da MOB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.