Drogas

Criminosos de Timon usaram crianças como ''olheiros''

Entre os presos na operação realizada ontem, está uma mulher grávida, que já havia sido capturada em 2013 pelo mesmo crime

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Grupo que usava criança como olheiro no tráfico de drogas em Timon preso ontem
Grupo que usava criança como olheiro no tráfico de drogas em Timon preso ontem (Traficantes)

TIMON - O tráfico de drogas é uma atividade ilícita que rende muito dinheiro às facções criminosas. E, para conseguir os lucros, os bandidos utilizam qualquer estratégia. Na cidade Timon/MA, traficantes estavam utilizando crianças, de 9 a 10 anos, como “olheiros”, para alertar o grupo acerca da aproximação de viaturas policiais. A descoberta foi feita durante uma operação da Polícia Civil do Maranhão que aconteceu no último dia 24, mas a investigação continua. Uma mulher grávida e mais oito comparsas foram presos.

O delegado Ricardo Herlon, coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Timon, vinculado à Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), disse que, em troca, os meninos recebiam dinheiro dos traficantes. "Durante as investigações constatamos que as crianças eram utilizadas como ‘olheiros’ do tráfico. Em diversas operações na região Beira da Linha, conhecida como a ‘Cracolândia de Timon’, ao longo do ano percebemos a presença de crianças que, ao visualizar a chegada da Polícia Civil, corriam para avisar os traficantes”, contou ele.

Ainda conforme o delegado, o local também é utilizado como ponto de receptação de produtos roubados, que são trocados por entorpecentes. Essas drogas são comercializadas por usuários em Teresina, capital do Piauí.

A operação

O Denarc realizou a operação durante esta semana, em cumprimento a mandados de prisão e de busca domiciliar. Dentre os capturados, há uma mulher grávida, Francisca das Chagas da Silva Aguiar. As incursões ocorreram na região conhecida como “Beira de Linha”, perto da Ponte Metálica, onde o tráfico de drogas é intenso. Naquele trecho, de acordo com o delegado Ricardo Freire, a movimentação de usuários de entorpecentes acontece dia e noite.

Naquele lugar, os policiais apreenderam crack, cocaína, maconha, dinheiro e um revólver calibre .38 municiado. "É um local considerado crítico quanto ao comércio de drogas. A operação deflagrada hoje foi resultado de alguns meses de investigações, com a identificação dos principais traficantes da "beira da linha", culminando com os pedidos de cautelares", explicou o delegado.

Foram presos, além da gestante, Márcio José Alves Carvalho, Joniel Daris Pereira, Maria do Amparo Pereira da Silva, Isaías da Silva Marques, Ericarlos Alves de Sousa, Maria Clara Fortuna e Max Sindon Rosa de Jesus. O delegado Ricardo Freire esclareceu que a grávida participava ativamente do tráfico no local. Ela havia sido presa em 2013 pelo mesmo crime. O grupo foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Timon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.