SÃO LUÍS - No início da tarde de ontem, 23, um fenômeno no céu chamou a atenção de moradores da capital maranhense. As pessoas ficaram encantadas com o que observaram por alguns minutos. Para muitos, parecia um eclipse solar, mas não era. O círculo, que tem o aspecto de um arco-íris, caracteriza o halo solar, que é um evento óptico que acontece na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera terrestre.
O fenômeno ocorreu entre as 12h20 e 12h30. O cenário se tornou esteticamente bonito. O círculo apareceu colorido, dependendo da localização do observador. Quem percebeu o evento na atmosfera, bateu fotos com celular ou gravou vídeos para guardar o registo. Para quem prestigiou o halo solar, o momento foi inesquecível.
Em agosto
Em agosto deste ano, o mesmo fenômeno foi registrado no sul do Estado. Nas cidades de Balsas e Feira Nova do Maranhão, o halo solar se tornou mais perceptível. Enquanto esteve no céu, no dia 16, muitas pessoas admiraram o círculo colorido, entre as 9h e 11h. Após esse horário, desapareceu, mas continuou na memória de quem contemplou.
O fenômeno
O halo solar é um fenômeno óptico que acontece na troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, com espessura de 12 km, podendo alcançar até 17 km de altura. Para que ele se forme, são necessárias algumas condições. A primeira é que existam cristais de gelo na atmosfera, pois funcionarão como espelhos das luzes, causando a dispersão dos raios solares.
Quando a luz do Sol é refletida e refratada por esses gelos minúsculos, acontece o fenômeno. Essa refração ocorre quando há uma mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um lugar para outro. Nesse caso, são os cristais presentes na atmosfera que fazem esse desvio. Eles funcionam como pequenos prismas, que recebem a luz branca e a dividem em cores primárias. Daí surge uma espécie de arco-íris, que é bastante apreciado.
Embora algumas pessoas relacionem o halo solar à chuva. Especialistas garantem que a formação do círculo colorido ao redor do Sol nada tem a ver com a possibilidade de precipitações, diferentemente do arco-íris, que é inerente à água. O fenômeno não é redondo por causa do formato do Sol, e sim porque os cristais de gelo são hexagonais. Eles acabam refletindo a luminosidade em forma de círculo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.