Fenômeno

Eclipse total, com Lua de Sangue, ocorre na madrugada do dia 21

A última vez que uma superlua e um eclipse coincidiram no céu brasileiro foi em 1948; fenômenos serão visíveis em todo o Brasil; com o horário de verão, o fuso de Brasília passa a ser -2 horas

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Na madrugada de segunda (21), o único astro visível no céu de São Luís será a Lua, que promete dar um show, por conta de um eclipse total com superlua de sangue. O astro deve estar em seu perigeu, ou seja, à 356 mil quilômetros da Terra, distância essa que é mais próxima registrada.

Na capital, a Sociedade de Astronomia do Maranhão (Sama) e o Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Laboratório Ilha da Ciência, realizará um evento na praça em frente ao Espigão Costeiro, localizado na península da Ponta d’Areia, para observar o fenômeno.

“As atividades devem começar às 20h do domingo (20). Teremos equipamentos para visitantes olharem astros e estrelas e também teremos um show do projeto Quintal Planetário, com o professor, músico e astrônomo Sérgio Brenha”, explica o professor Antônio Oliveira, que coordena o projeto. O show está marcado para começar às 22h.

O início da fase de umbra será às 0h31. A máxima do eclipse será registrada por volta das 2h. O eclipse em questão é um caso raro, como comenta o professor Antônio. “Os eclipses acontecem normalmente a cada dois anos. Mas esse caso em questão será um eclipse em uma superlua, fato que só acontece a cada 18 anos”, explica. Antônio Oliveira também esclarece o porquê do tom alaranjado, conhecido como lua de sangue. “Isso vai ocorrer por causa do calor da atmosfera da Terra e a proximidade que o astro terá com nosso planeta”.

A última aproximação de forma semelhante ocorreu em 1948 e a próxima vez em que veremos nosso satélite de tão perto será em novembro de 2034. O eclipse pode causar, ainda, o fenômeno conhecido como maré de sizígia. As ondas devem ser altas e uma forte ventania pode causar danos em algumas regiões da Ilha, como o Bacanga, Ponta d’Areia e Raposa.

Cronologia do Evento

Às 21h do dia 20, os telescópios serão apontados para a Lua
À 0h05 do dia 21, será feita uma palestra de 10 minutos sobre eclipses
À 0h33 do dia 21, inicia-se a parcialidade do eclipse lunar
À 1h41 do dia 21, inicia-se a totalidade do eclipse lunar
Às 2h12 do dia 21, será a máxima do eclipse lunar
Às 2h43 do dia 21, será o final da totalidade do eclipse lunar

Ilha da Ciência

O Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência tem como principal desafio popularizar e desmistificar a ciência, ressaltando sua dimensão histórica e divulgando-a para a comunidade. O projeto teve início em 1992, com outro nome, e oferecia um curso mirim na área de Física. Em 1999 foi-se inaugurado a Experimentoteca de Física, um espaço criado para a exposição permanente dos experimentos confeccionados pelo laboratório.

Hoje o projeto promove cursos, palestras de divulgação científica, confecção de experimentos didático instrucionais, organização e divulgação de exposições científicas, grupo de estudos, cursos de aperfeiçoamento. Fazem parte do laboratório estudantes do ensino médio, superior, além de mestrandos e doutorandos.

O que é superlua

Quando a Lua ocupa a posição de maior proximidade com a Terra, apresentando-se aproximadamente 15% maior e com cerca de 30% a mais de luminosidade, chamamos de superlua. O fenômeno torna-se especial quando coincide com a fase cheia, fazendo com que a Lua seja percebida com um tamanho muito superior ao normal.

A Lua gira ao redor da Terra em uma trajetória elíptica, ou seja, oval. A distância média em relação à Terra é de 384.405 km. No perigeu, ponto mais próximo da Terra, a distância chega a 357.448 km; no apogeu, ponto mais afastado da Terra, a distância chega a 405.363 km.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.