Reclamação

Inseguros, funcionários de UPA reivindicam medidas

Funcionário da UPA da Vila Luizão contaram que técnica em enfermagem quase foi agredida por uma paciente no setor de Emergência, onde não há a porta; pedem ainda novo ar-condicionado

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Fachada da UPA da Vila Luizão, onde funcionários pedem porta
Fachada da UPA da Vila Luizão, onde funcionários pedem porta (UPA Luizão)

O Hospital Doutor Adelson de Souza Lopes, também conhecido como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Luizão, em São Luís, está sendo motivo de reclamação de servidores e pacientes. Técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos disseram que a insegurança é constante no local. Eles reivindicam a instalação de uma porta, no setor de Urgência e Emergência, como alternativa de fuga em caso de ameaças. Recentemente, uma funcionária quase foi agredida, como os denunciantes relataram.

Um funcionário da UPA da Vila Luizão, que pediu para não ser identificado, disse a O Estado que, na semana passada, uma técnica em enfermagem foi ameaçada pela mãe de uma criança que estava recebendo atendimento no local. Ela invadiu uma das salas e anunciou que iria matá-la, na frente de vários pacientes, por motivos não revelados. O caso logo repercutiu na unidade, o que gerou medo entre as demais pessoas que trabalham no prédio, que integra a Rede de Atenção às Urgências.

Exigência da porta
Por causa da tensão constante no local, os funcionários pedem a instalação de uma porta na área de Emergência, pois não há saída em caso de agressões de usuários. “Naquela parte do prédio, tem o acesso aos consultórios médicos e sala de aplicação de medicação. Ali, tem um corredor, onde deveria estar essa porta, que tanto reivindicamos à direção da UPA, mas sempre nos falam que a demanda foi repassada à Secretaria de Estado da Saúde. O fato é que, até agora, nada foi resolvido”, desabafou a pessoa que denunciou o caso a O Estado.

Segundo ele, esse pedido está sendo feito há cinco anos. O funcionário declarou que a técnica em enfermagem que foi ameaçada pela acompanhante de uma paciente está cogitando pedir demissão, pois teme ser atacada nos corredores pela mesma mulher ou por outras pessoas.

Ar-condicionado desgastado
Outra reivindicação dos funcionários é o conserto ou troca de um ar-condicionado da UPA. O equipamento, de acordo com declarações dos servidores, está com defeito há três anos. “Até agora, nada foi feito. Todo mundo está sofrendo com isso.
Alguma coisa precisa ser feita por nós, que trabalhamos dia e noite salvando vidas”, comentou o denunciante.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que as medidas relacionadas à manutenção predial e dos equipamentos da unidade estão sendo providenciadas por equipes especializadas.

UPA DA LUIZÃO

A UPA da Vila Luizão, que é do tipo III (três médicos clínicos e três pediatras), foi entregue à população no dia 30 de setembro de 2014, ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM) da região. No local, há atendimentos de urgência e emergência para nas áreas de clínica médica e pediatria. A unidade, que tem 1.340 metros quadrados de área construída e está localizada na Rua São Paulo, foi erguida com recursos do Tesouro Estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.