CEM comemora Dia do Engenheiro com balanço de ações

O presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez, diz que a entidade registrou um saldo altamente positivo em termos de realizações no decorrer deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O presidente do CEM, Emanuel Miguez, com engenheiros durante comemoração
O presidente do CEM, Emanuel Miguez, com engenheiros durante comemoração (Divulgação)

Legenda/Divulgação

O presidente do CEM, Emanuel Miguez, com engenheiros durante comemoração

SÃO LUÍS - Os engenheiros maranhenses celebram hoje o Dia do Engenheiro (11 de dezembro). A data foi comemorada no sábado,7, pelo Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), no Canto do Chefe Boteco (Rua Mandacarus, no Jardim Renascença, próximo a Lagoa), com a presença dos engenheiros, familiares e representantes de entidades parcerias do CEM.

O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro. O presidente do CEM, Emanuel Miguez, ressalta que a data é, também, um momento para fazer um balanço das ações do Clube de Engenharia do Maranhão que teve um saldo altamente positivo em termos de realizações neste ano de 2019.

O Clube de Engenharia festeja o Dia do Engenheiro com o sucesso do Projeto Educação Continuada, executado pelo CEM. Por meio dessa iniciativa inovadora, mais de 500 engenheiros e estudantes de engenharia participaram de palestras, cursos e visitas técnicas monitoradas a canteiros de obras, de janeiro a dezembro deste ano. A proposta visa o fortalecimento da engenharia através do conhecimento técnico.

Emanuel Miguez diz que o ano foi de bem-sucedidas parcerias do Clube de Engenharia do Maranhão com instituições como a Ademi-MA, IBAPE-MA, AEAMA, Ibap-MA e CAU-MA na promoção de eventos como palestras e workshop e na divulgação de propostas técnicas em defesa do engenheiro e da sociedade, buscando a retomada do crescimento econômico do Maranhão e do Brasil e tendo na geração de emprego o principal projeto social.

Este ano, o CEM, em parceria com entidades de classe da engenharia, arquitetura e mercado imobiliário, encaminhou ofício e solicitar apoio a gestores e lideranças políticas do Maranhão, solicitando intermediação para audiência com a Presidência da República. O objetivo é entregar propostas que repercutem no mercado da construção civil para que possamos contribuir com os projetos e ações do Governo Federal no Maranhão.

Entre as propostas, a de fazer um levantamento das obras do Governo Federal que estão inacabadas e paralisadas no Maranhão com a elaboração de planos sustentáveis de desenvolvimentos e de saneamento básico para nosso estado, verificando estudos realizados e disponibilidades de dados geográficos e socioeconômicos. Também, a criação do projeto “Engenheiros pelo Brasil”, para o acompanhamento das obras Governo Federal no Maranhão e do projeto “Residência das Engenharias”, para disponibilização de atividades educativas, práticas e teorias, em Engenharia, visando o fortalecimento dos profissionais para o mercado local e globalizado.

Miguez pontua que neste momento de crise econômica, na qual a sociedade enfrenta graves problemas sociais, a exemplo do desemprego, o Clube de Engenharia defende propostas que indiquem a retomada do crescimento econômico, sobretudo o da construção civil, um dos setores da economia que mais para a geração de emprego e que impulsiona o crescimento dos demais setores.

70 anos do CEM

Este ano, o Clube de Engenharia do Maranhão festejou, também, seus 70 anos, (aniversário no dia 18 de março) com uma programação incrementada por palestras e cursos. Entre as atividades, a palestra "Gestão dos resíduos sólidos e oportunidades", ministrada, pelo promotor de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, Fernando Barreto, para cerca de 170 engenheiros, arquitetos, estudantes, empresários do mercado imobiliário e do setor de reciclagem e representantes de ONG que defendem o meio ambiente. Este evento teve apoio da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Maranhão (Ademi/MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.