Igualdade

Unegro elege nova diretoria durante 3º congresso no MA

Evento foi realizado no sábado (30), no Convento das Mercês, e reuniu representantes de 23 municípios maranhenses; programação teve atividade musical e ações de afro empreendimento

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Congresso Unegro discutiu democracia, sem preconceito e discriminação, no sábado, dia 30, no Convento das Mercês
Congresso Unegro discutiu democracia, sem preconceito e discriminação, no sábado, dia 30, no Convento das Mercês (Congresso Unegro)

Um dia dedicado a debates e atividades voltadas para o fortalecimento da luta do povo negro marcou o 3º Congresso Unegro do Maranhão que ocorreu sábado (30) no Convento das Mercês. Na ocasião, foi eleita a nova direção estadual da entidade que seguirá com mandato de quatro anos.

Ocupará a presidência da Unegro, Rodvania Frazão. “Nosso maior desafio agora é garantir que nossas bandeiras de luta como o combate ao feminicídio negro, o genocídio negro e a ocupação de espaços de poder sejam fortalecidos para que continuemos firmes na nossa luta”, disse ela que ocupa o cargo pela primeira vez. A eleição teve chapa única.

Antes do pleito, a programação contou com a realização do painel “O que é Unegro? Sua missão, estrutura interna e conquistas”, além de mesas redondas como “O cenário político atual e os desafios na luta pela igualdade” e “Racismo estrutural e racismo institucional”, entre outros.

No local também foram montadas barracas para venda de produtos artesanais e alimentos, além de uma programação cultural com música e ações de afro empreendimento.

Participaram o evento, representantes de 23 municípios maranhenses. Membro da junta governativa, Mariano Azevedo falou sobre os desafios que se colocam ao povo negro no atual momento político. “Atuamos para que o negro saia da desigualdade racial. Trabalhamos principalmente nos quilombos. É um momento difícil de um governo que está oprimindo as minorias, e não só os negros. Nosso congresso vem fortalecer essa luta, com a nova direção”, disse.

Ana Cristina Monteiro, vice-presidente da junta governativa, explicou que “a entidade é nacional e no Maranhão existe há 10 anos, tendo nascido na cidade do Codó. A Unegro realiza no Maranhão seu terceiro congresso com o objetivo de realizar nossa eleição para uma nova diretoria”, pontuou.

SAIBA MAIS

A Unegro é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador/BA, em pleno processo de redemocratização do país, e tem por objetivo precípuo o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.