Fórum

Evento gastronômico é encerrado com realização de concurso e homenagens

As quatro cozinheiras mais antigas do Maranhão foram homenageadas pelos organizadores; o público teve a oportunidade de degustar os pratos elaborados pelos chefs

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Rafael Bruno, coordenador do Enchefs/MA, avalia evento em São Luís
Rafael Bruno, coordenador do Enchefs/MA, avalia evento em São Luís (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - Promovido pelo Encontro de Chefs do Maranhão (Enchefs/MA), um fórum gastronômico que integra o projeto “Joias da Nossa Terra” foi encerrado, na sexta-feira, 29, na Praça de Alimentação do Golden Shopping Calhau, em São Luís, com várias atividades, incluindo a realização de um concurso. Também foram feitas homenagens às cozinheiras mais antigas do ramo no estado. O público teve a oportunidade de degustar as comidas elaboradas com ingredientes típicos da culinária maranhense.

No segundo dia do evento, que começou na quinta-feira, 28, aconteceram aulas show, realizadas no formato de palestras. Na Praça de Alimentação do shopping, 52 chefs se reuniram com apenas um objetivo: apresentar ao público a gastronomia maranhense por meio de pratos preparados com ingredientes desconhecidos por várias pessoas. Foram elaboradas, por exemplo, comidas feitas com urtigas, que podem ser usadas em receitas de sopas, pesto (molho italiano), pão e arroz.

De acordo com Rafael Bruno, coordenador do Enchefs Maranhão, o evento também mostrou um pouco das comidas vegetarianas. “Fala-se muito em valorização, mas como podemos valorizar aquilo que não conhecemos? Por este motivo, idealizamos esse evento para mostrar os ingredientes usados na culinária maranhense, além de mostrar os nossos profissionais. Há muitos ingredientes típicos que ainda não são conhecidos por muita gente que reside aqui”, pontuou ele, que é embaixador da gastronomia local.

Para ele, a maioria das pessoas tem receio de provar determinado prato porque não o conhece. Ele mencionou várias pesquisas feitas no Maranhão com chocolate de babaçu e licor de caldo de vinagreira. “A gastronomia tem essa vertente muito rica. Precisamos valorizar essa parte nova, uma parte explorada pelos chefs, mas pouco falada nas rodas de conversa das famílias e outras ocasiões”, analisou o coordenador do Enchefs/MA.

Interação e valorização

O último dia do evento foi marcado por uma vasta programação, que começou no turno matutino com palestras relacionadas à culinária. À tarde, houve sorteio de aventais para quem compareceu ao fórum gastronômico e outras atividades promovidas pelo Enchefs do Maranhão. “Foram 52 chefs trabalhando em um espaço de muita interação, aqui na Praça de Alimentação. Também tivemos cinco profissionais da cozinha de outros estados, que foram convidados para agregar valor na programação”, declarou Rafael Bruno.

À noite, quatro mulheres que impulsionaram a culinária foram homenageadas pelos organizadores do evento. E o vencedor do concurso de gastronomia foi anunciado por Rafael Bruno. Durante os dois dias de programação, a interação do público surpreendeu os chefs, que avaliaram como positiva a primeira edição do encontro nesse formato. Quem prestigiou, disse que foi um momento de experiência e aprendizado, diante da apresentação de ingredientes até então desconhecidos.

“Eu achei tudo isso fantástico. Eu estava passando aqui na praça e fiquei curiosa. Verifiquei e gostei. Fiquei impressionada com o trabalho desses profissionais”, declarou a aposentada Maria de Fátima, de 75 anos. O embaixador da gastronomia maranhense contou que muitas “donas de casa” participaram do evento. “Elas marcaram presença, querendo entender esse maravilhoso mundo da culinária”, ressaltou Rafael Bruno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.