Vida | Vida Ciência

Panela de pressão: física e perigos

Neste artigo, uma descrição da Física e dos perigos que podem ocorrer com uma máquina térmica, e tomaremos como exemplo a panela de pressão; artigo tem participação do físico Carlos Cesar Costa do LCN - Bio, do Campus da UFMA de Pinheiro
Antonio José Silva Oliveira / físico, doutor em Física Atômica e Molecular, pós-doutor em Jornalismo Científico. Professor da UFMA28/11/2019

A ideia de escrever este artigo surgiu depois da história quase trágica contada pela Dona Maria - uma senhora moradora do povoado de Barreira Velha, no município de Barreirinhas (MA). A história é a seguinte: num certo dia - como de costume - a Dona Maria resolveu preparar para o almoço uma galinha caipira em seu fogão à lenha, utilizando a sua panela de pressão.
Acontece que a panela era antiga e já vinha apresentando problema de funcionamento na válvula de escape de vapor. Com isso, a Dona Maria teve um insight nada recomendável: o de colocar um tijolo sobre a tampa da panela de pressão enquanto cozia sua refeição. O resultado só não foi trágico, porque seu fogão a lenha se encontrava ao ar livre e, por sorte, na hora da explosão não havia ninguém por perto. O problema maior foi o fato de Dona Maria ficar sem seu almoço, haja vista que, por conta da explosão, pedaços da galinha foram parar até nas copas das árvores.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte