COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
EM SÃO PAULO, colocando as conversas em dia com a amiga Ana Karin Andrade, a cantora, modelo e atriz maranhense Surama de Castro, que já mandou avisar que no começo de dezembro desembarca em São Luís para rever a cidade e os muitos amigos que aqui possu
EM SÃO PAULO, colocando as conversas em dia com a amiga Ana Karin Andrade, a cantora, modelo e atriz maranhense Surama de Castro, que já mandou avisar que no começo de dezembro desembarca em São Luís para rever a cidade e os muitos amigos que aqui possu
OS VINTE anos das lojas de moda Vox Concept vão ser comemorados em grande estilo com uma balada no Rooftop do Executive Lake, na Lagoa, animada pelos Djs Kevin Ndjana e Diego Moura, dia 22 de novembro, a partir das 21h30. Quem está convidando para esse embalo é o colunista e blogueiro Oton Lima. Na véspera, dia 21, a data será comemorada com um jantar que terá a presença do estilista Ricardo Almeida. Na foto com o Repórter PH, Poliana Dias, que comanda as lojas com sua mãe Petrúcia Dias
OS VINTE anos das lojas de moda Vox Concept vão ser comemorados em grande estilo com uma balada no Rooftop do Executive Lake, na Lagoa, animada pelos Djs Kevin Ndjana e Diego Moura, dia 22 de novembro, a partir das 21h30. Quem está convidando para esse embalo é o colunista e blogueiro Oton Lima. Na véspera, dia 21, a data será comemorada com um jantar que terá a presença do estilista Ricardo Almeida. Na foto com o Repórter PH, Poliana Dias, que comanda as lojas com sua mãe Petrúcia Dias

Villa-Lobos
Neste domingo, 17, estreia o documentário “Villa-Lobos: De Bach Ao Brasil”, com exclusividade no canal Film & Arts, reconhecido por apresentar o melhor do mundo cinematográfico e das artes.
O registro do diretor brasileiro Carlos de Andrade é bastante biográfico na medida em que analisa a trajetória deste icônico músico brasileiro nascido em 1887, na então capital Rio de Janeiro, e que deixou mais de 1050 obras e a maior coleção de quartetos de cordas já realizada em nosso país.
“Na verdade, a história de Heitor Villa-Lobos por si só já parece um roteiro de filme de aventura. Ele se misturou com músicos de rua no Rio e viajou amplamente pelo Brasil para pegar música indígena. A obra dele tem de trabalhos sinfônicos, incluindo o poema de tom do Amazonas a muita música de câmara, tudo isso atestando quanto Villa-Lobos estava conectado aos sons de seu país”, analisa Andrade.

Villa-Lobos 2
O violonista maranhense Turíbio Santos, que participa do documentário, concorda: “O Brasil é uma floresta. E a floresta é Villa-Lobos. Ele vai até a floresta e transmite a história do povo brasileiro e toda a sua musicalidade. O Villa foi um autodidata, que soube reverberar todos os nossos ecos passados e futuros”.
´De Bach ao Brasil´ passeia ainda por depoimentos de Arthur Rubinstein, falando sobre como o jovem compositor se tornou seu amigo de uma vida; de Andrés Segovia, que reflete a respeito do que havia de especial em suas composições para a guitarra; além de Gustavo Dudamel, descrevendo suas sensações ao ouvir as obras do maestro.

Villa-Lobos 3
Também é possível apreciar trechos dos famosos 14 Choros, das Bachianas brasileiras, de poemas e concertos de tom, além de seus quartetos de cordas.
Há muito a ser descoberto em sua produção prolífica, repleta de espontaneidade e espírito improvisador.
Como Villa-Lobos disse uma vez sobre si mesmo: não uso folclore, sou o folclore.
O Film & Arts é o único canal da América Latina voltado para os amantes das artes e do espetáculo em todas as sus manifestações.

Centro Universitário
Nesta semana, a organização e as atribuições acadêmicas da Faculdade Estácio de São Luís foram elevadas pelo Ministério da Educação (MEC) com a publicação da portaria que credencia a Instituição como Centro Universitário Estácio São Luís.
Com a alteração da organização acadêmica, a Instituição ganha maior autonomia e reafirma a qualidade de sua atuação no Estado.
No Brasil, as instituições de ensino superior são credenciadas como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades. Cada nível de organização acadêmica pressupõe atribuições, compromissos, graus de autonomia e prerrogativas diferentes.

A Festa dos Gomes é amanhã
Está de vento em popa a produção de um dos eventos mais badalados dos últimos dias nesta Capital, sobretudo entre os que carregam o sobrenome Gomes. É a Festa dos Gomes, no Basa Clube de São Luís, com início às 15 horas deste sábado e com a participação de gente da família que virá de vários estados. Na programação, além de uma suculenta feijoada, os convidados serão brindados com uma programação musical que inclui show dos talentos da família Gomes, shows de Albert Abrantes e Banda e da Banda Mákina du Tempo.

TRIVIAL VARIADO

Persiste a pergunta sobre o motivo que leva as autoridades a duvidarem das afirmações de Antonio Palocci, envolvendo governos anteriores. José Dirceu definiu o ex-ministro: “É aquele que enriqueceu e delatou”.

Com a entrada do ano eleitoral, muitos detentores de mandatos serão cobrados por promessas não cumpridas. Alguns responderão: “Sou responsável pelo que falo, não pelo que você entende.”

O presidente Bolsonaro avisou os aliados que vai escolher pessoalmente os presidentes do novo partido nos Estados. Só quer pessoas de sua extrema confiança. Parlamentares que estão dispostos a sair do PSL também já começaram a discutir critérios de seleção de futuros candidatos.
A top model maranhense Bianca Klamt é a mais novo contratada da Riachuelo. Ontem ela apareceu nas redes sociais fazendo propagando dos biquínis da famosa rede de lojas de departamento.

Quem voltou feliz de uma rápida circulada em São Paulo foi o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes. Ele aproveitou para fazer um check-up e os resultados foram excelentes. Vida longa para o nosso amigo.

Teresa Martins está a mil por hora disparando ligações e mensagens para confirmar presenças no mais acontecimento deste fim de ano em São Luís: a festa do Jubileu de Ouro de Jornalismo deste Repórter PH, dia 7 de dezembro no Palazzo Eventos.

Donizetti e Moacir Machado embarcam semana que vem para o Goiás. Vão dar um giro por suas propriedades naquele estado mas estarão de volta na primeira semana de dezembro para pontificar na noite de gala dos 50 anos de Jornalismo do PH.

Por falar nos Machado, eles vivem momento de grande euforia com o sucesso da neta Luiza Dam, filha de Tatiana e João Luís Machado, nos Estados Unidos. A jovem acaba de lançar o clipe de sua nova música, Pela Metade. A música está linda.

E todos os holofotes da cidade estarão voltados amanhã à noite para o casamento de Mizzi Gedeon e Aristelman Mendes Dias Filho, na Igreja dos Remédios, seguido de recepção no edifício Marcus Barbosa Intelligent Office, no Calhau.

DE RELANCE

Medalhas no TJMA
Durante a sessão solene de comemoração aos 206 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizada ontem, personalidades foram homenageadas com a Medalha do Mérito Judiciário Antônio Rodrigues Vellozo, pelos relevantes serviços prestados à Justiça. Indicados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, foram congratulados com a comenda o comandante do 24º BIS, Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, Tenente Coronel Luciano Freitas e Sousa Filho; a presidente da Cooperativa de Reciclagem de São Luís, Maria José Castro; e o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Ismael de Souza Fonseca – indicado pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, subscrito pelo corregedor-geral.

Medalhas no TJMA 2
Ainda na sessão de ontem, 37 juízes atuantes nas unidades judiciais de 1º Grau foram agraciados com a ‘Medalha Desembargador Bento Moreira Lima’ – criada pela Resolução n°18 de 6 de novembro de 1986, em homenagem a um dos mais ilustres juristas do Maranhão – por terem completado este ano 10 anos ou 30 anos de bons serviços prestados à magistratura maranhense.

Medalhas no TJMA 3
O Tribunal homenageou também personalidades ilustres com a concessão da “Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Antônio Rodrigues Vellozo”, que é concedida a magistrados, membros do Ministério Público, advogados, deputados estaduais, deputados federais, serventuários e outras personalidades de comprovada idoneidade moral e reconhecido merecimento, constatados pela prática de atos ou serviços relevantes em favor do Poder Judiciário do Maranhão. Entre os que receberam a medalha, destacam-se o deputado federal Gil Cutrim, o deputado estadual Pará Figueiredo, a advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa, o empresário e acadêmico Carlos Tadeu Pinheiro Gaspar.

Longa fila na Câmara
A reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados pode receber o título de 12 Horas de Brasília. Durante esse período, quarta-feira, ninguém quis perder a oportunidade de aparecer. Estava em discussão a Proposta de Emenda à Constituição, que permite a prisão de réus condenados em segunda instância. Quase 100 parlamentares se inscreveram para defender argumentos contra e a favor. Só houve tempo para 43. A votação ocorrerá na próxima semana. Nova chance para a discurseira.

Geraldo de volta a SL
O artista plástico Geraldo Frazão apresenta mostra inédita na capital maranhense depois de 20 anos vivendo em Londres. A ponte foi feita pelos poetas William Amorim e Roseana Murray, que o convidaram para ilustrar um livro infantil. Da parceria resultou a exposição Gatos, que será aberta dia 28, na Galeria do Sesc, Condomínio Fecomércio. Esta é a primeira individual do artista desde “Em busca de uma imagem”, montada em 1997, na antiga galeria Nagy Lajos, onde hoje funciona o Museu do Reggae.

Geraldo de volta a SL 2
Geraldo, que também é conhecido como Geraldo Reis, traz um conjunto de 24 obras em que utiliza a técnica mixed media, com colagens, xerox, fotografias e pintura. No vernissage o artista apresenta, além dos quadros, performance inspirada em Pina Bausch, uma de suas maiores referências.

Ampliação de impacto
ONGs que criam oportunidades para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade podem se candidatar para o Programa VOA de 2020, que oferece mentoria gratuita em gestão de recursos e processos. A ideia é ajudar as organizações a serem autossuficientes e a ampliarem seu impacto na sociedade. Em 2019, 115 instituições participaram dos cursos, iniciativa da cervejaria Ambev. Para a edição do ano que vem, as inscrições podem ser feitas no site bit.ly/voaambev.

Nova Assembleia Constituinte
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sugeriu e vai consultar seus colegas para instalação de uma nova Assembleia Nacional Constituinte. Quer começar tudo de novo e entrar para a História. Falta avisar a ele que a Constituição dos Estados Unidos é de 1789 e teve apenas 27 emendas. A Constituição brasileira de 1988 soma 107 emendas. Nosso Congresso é uma máquina!

Para escrever na pedra:
“O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão”. De Gabriel Garcia Márquez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.